Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo?

diferença entre vegetarianismo e veganismo

Você sabe qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo? Quais as maiores particularidades de cada estilo de vida? 

Neste post, você vai entender de uma vez por todas o que acreditam vegetarianos e veganos. Portanto, continue lendo!

Entenda a diferença entre vegetarianismo e veganismo

Basicamente, a diferença entre vegetarianismo e veganismo vai além do regime alimentar: é realmente um estilo de vida!

Além disso, também é preciso elencar que entre essas duas formas de se alimentar e consumir, temos outros grupos que também vivem de forma diferente da tradicional.

Em todos eles, temos como base a exclusão de carnes de todos os tipos. Agora, veja quais são as principais diferenças entre uma e outra:

Ovolactovegetarianismo 

Os ovolactovegetarianos têm a sua dieta com restrição apenas de carnes em geral. No entanto, ovos e derivados do leite estão liberados na alimentação.

Lactovegetarianismo 

Os lactovegetarianos não comem carnes em geral e nem ovos. Além de cereais, frutas, oleaginosas, verduras e legumes, também estão liberados os derivados de leite, como queijos, iogurtes e leites.

Esse estilo de vida e de alimentação é muito comum na Índia, por exemplo. Contudo, vem ganhando destaque na América Latina também.

Ovovegetarianismo 

Diferente do exemplo anterior, os ovovegetarianos não podem consumir alimentos que sejam derivados de leite e carnes em geral. 

O consumo de ovos está liberado no cardápio, como diz o nome!

Leia também: Você come pensando no planeta?

Vegetarianismo semi estrito 

Para vegetarianos semi estritos, temos uma junção de todos os exemplos acima. Ou seja, não estão liberadas as carnes, ovos e laticínios. No entanto, é possível consumir o mel.

Vegetarianismo estrito 

Vegetarianos estritos não consomem carnes, leites e derivados, ovos e mel. Portanto, nesse tipo de alimentação e estilo de vida, a dieta é à base de plantas.

Veganismo

Agora, você deve estar se perguntando: qual a maior diferença entre uma pessoa vegana para uma vegetariana estrita?

Bem, essa confusão é normal! Temos o costume de relacionar o veganismo com a alimentação. E, sim! Tem tudo a ver, mas o estilo de vida vegano é muito mais amplo do que o campo da nutrição.

Basicamente, para um vegetariano estrito, as restrições são apenas alimentares. Contudo, para um vegano, todo o consumo importa: tudo o que é de origem animal, vem de exploração animal ou é testado em animais não é consumido!

Dessa forma, um vegano presta atenção em suas roupas, itens de higiene, limpeza, decoração, alimentação, acessórios, móveis, cosméticos, saúde e tudo o que faz parte do seu dia a dia.

Além disso, outras lutas são comuns aos veganos, como por exemplo o fim da exploração animal em zoológicos, circos, rodeios e muitos outros.

É possível aderir ao veganismo começando pelo vegetarianismo?

Sim! Esse é um caminho comum de transição que muitas pessoas aderem. Inclusive, os exemplos que passamos neste post também são interessantes para quem quer cuidar de si e do planeta como um todo.

Da mesma forma, é possível começar a mudança olhando para a sua alimentação e substituindo as carnes primeiro, depois os ovos, depois os derivados de leite e, por último, o mel.

Aos poucos, você vai olhar para seus hábitos e as marcas que consome todos os dias. Inclusive, temos um post muito completo para você, que quer reduzir o seu consumo de carne.

Os produtos da Positiv.a são veganos?

Agora, se você quer fazer parte dessa mudança e rever seus hábitos de consumo por completo, você precisa conhecer os produtos da Positiv.a! <3

Nossas linhas de limpeza e autocuidado são totalmente veganas, sem testes em animais, que valorizam a economia circular e a agricultura familiar.

Além disso, todos os nossos produtos são hipoalergênicos e perfeitos para toda a família! Podem ser usados em adultos, pessoas com alergias, crianças, bebês e pets. Dessa forma, todo mundo entra na onda e a economia também é refletida no bolso.

Gostou deste post sobre as diferenças entre vegetarianismo e veganismo e quer conhecer mais sobre os produtos da Positiv.a? Então, clique no banner abaixo e acesse o nosso site agora!

Use o cupom BLOG5 e

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *