7 dicas para diminuir o consumo de carne em 2022

Diminuir o consumo de carne

O começo do ano é sempre um momento de renovação: estamos mais animados para irmos atrás de novas metas e colocar em prática novos hábitos. Aproveitando esse espírito, queremos fazer um convite: que tal diminuir o consumo de carne?

A seguir, listamos 7 dicas para diminuir o consumo de carne em 2022: uma mudança que vai fazer bem para a sua saúde, para os animais e para o planeta! Vamos lá?

1. Adote a Segunda Sem Carne

A campanha #segundasemcarne busca conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre os animais, a saúde humana e o planeta, convidando-as a substituir a proteína animal pela vegetal pelo menos uma vez por semana.

A iniciativa é conhecida mundialmente e diversos famosos já aderiram à Segunda Sem Carne, como Paul McCartney, Beyoncé e Bela Gil!

Leia mais sobre as vantagens de consumir produtos veganos.

2. Deixe o prato mais colorido

Conhecer novos alimentos deixa o processo de diminuição do consumo de carne mais divertido. Existe um mundo de vegetais e legumes que desconhecemos porque entramos no automático do tradicional “arroz, feijão e carne”.

Quando descobrimos novos alimentos e os inserimos nas nossas refeições, deixamos nosso prato mais colorido e nutritivo.

3. Assista ao documentário “What The Health”

Para quem busca diminuir o consumo de carne, o documentário “What The Health” é uma boa pedida! No filme, Kip Andersen investiga a relação entre doenças crônicas, cardíacas e câncer com o consumo de carne e produtos de origem animal.

O documentário também mostra a opinião de médicos e pesquisadores pró-vegetarianismo, além de expor a corrupção no governo e nas grandes empresas que, ao omitirem as informações sobre os malefícios do consumo de carne, custam trilhões de dólares ao setor da saúde e mantêm as pessoas doentes.

Como diminuir o consumo de carne

4. Programe as refeições

Planejar e programar as refeições da semana reduzem as chances de consumirmos carne, isso porque, se tivermos acesso a uma refeição pronta, as chances de querer preparar algo rápido e “fácil” – que muitas vezes contém carne – são maiores.

A dica de ouro é: separe um dia da semana para preparar as refeições da semana. Assim, a adaptação de uma alimentação com menos carne fica mais fácil!

5. Faça um acompanhamento nutricional

A ajuda de um nutricionista é sempre bem-vinda e pode ser essencial nessa fase de transição da alimentação. O profissional pode elaborar um plano alimentar que te ajudará a diminuir o consumo de carne de maneira gradual – e sem que falte nenhum nutriente.

6. Lembre-se sempre dos porquês

Se bater a dúvida sobre continuar na jornada da diminuição do consumo da carne, lembre-se das razões que te levaram até isso.

Veja o que acontece quando diminuímos o consumo da carne por um dia:

  • Deixamos de emitir 14kg de CO2 na atmosfera;
  • Economizamos 3.400 litros de água (equivalentes a cerca de 26 banhos de 15 minutos).

Não podemos esquecer dos benefícios para a saúde:

  • Diminuição do risco de diabetes;
  • Auxílio no controle de peso;
  • Diminuição do risco de doenças cardiovasculares;
  • Redução do risco de alguns tipos de câncer, como o de intestino grosso.

Por fim, também vale mencionar que a decisão também é pelos animais: só no Brasil, cerca de 10 mil animais morrem a cada minuto com a justificativa de que precisamos nos alimentar. Mas se o nosso reino vegetal é plenamente capaz de nos alimentar e nutrir, por que ainda optamos por uma dieta baseada em dor e sofrimento?

7. Respeite seu tempo

Por fim, respeite seu tempo! Cada pessoa tem seu próprio tempo para se ajustar a uma alimentação com menos carne.

Uma boa dica é começar essa transição de forma gradual. Tire a carne do cardápio 1x por semana, depois 2x, e assim por diante. Leia bastante e se informe sobre o assunto e logo os novos hábitos alimentares serão incorporados.

Gostou do nosso conteúdo e tem outras dicas de como diminuir o consumo de carne? Conta pra gente nos comentários! 😉