Por que não usar amaciante?

O amaciante de roupas é um produto que muita gente usa para tornar suas roupas mais suaves e, claro, com um cheirinho agradável. No entanto, apesar de ser popular, existem alguns malefícios no uso que podem prejudicar a saúde e a natureza. Neste artigo, vamos abordar as principais causas por que não usar amaciante, além de trazer alternativas mais saudáveis para o seu dia a dia.

Vem com a gente nessa?

Toxicidade

Um dos principais problemas do uso de amaciante é sua toxicidade. Os amaciantes de roupas geralmente contêm substâncias químicas tóxicas que podem causar danos à saúde, especialmente em pessoas com alergias ou sensibilidades.

Alguns dos ingredientes comuns encontrados em amaciantes incluem quaternários de amônio, alquilfenóis etoxilados, fragrâncias e corantes, muitos dos quais podem ser prejudiciais à saúde.Ninguém quer nada disso, certo?

Nesse sentido, os quaternários de amônio, por exemplo, podem irritar a pele e causar reações alérgicas em algumas pessoas. Já os alquilfenóis etoxilados são um tipo de surfactante que pode ser tóxico para a vida aquática e pode persistir no meio ambiente por um longo período de tempo.

Impacto ambiental e por que não usar amaciante

Além de ser prejudicial à saúde, o uso de amaciante também tem um impacto negativo no meio ambiente. O amaciante pode poluir a água e prejudicar a vida aquática quando é lavado. Além disso, muitos dos ingredientes encontrados em amaciantes não são biodegradáveis e podem persistir no meio ambiente por um longo período de tempo, causando danos ambientais.

Diante disso, é o tipo de impacto que a gente não deseja gerar, certo?

Máquinas de lavar roupa

Juntamente com os itens mencionados, outro problema do uso de amaciante é que ele pode danificar sua máquina de lavar roupa. Os resíduos de amaciante podem acumular-se no interior da máquina, causando obstruções e danificando as peças internas. Isso pode levar a um mau funcionamento da máquina e, em alguns casos, a necessidade de reparos, bem caros, diga-se de passagem.

Alternativas mais saudáveis ao amaciante

Felizmente, existem alternativas mais saudáveis ao uso de amaciante. Uma opção é usar vinagre branco destilado ou vinagre de álcool como um amaciante natural. O vinagre ajuda a suavizar as roupas e também ajuda a eliminar os resíduos de sabão que podem acumular-se no interior da máquina de lavar roupa.

Diante disso, se você deseja ir além, ao trocar seus lava roupas convencionais por lava roupas ecológicos, como os da positiv.a, o uso de amaciante pode se tornar indispensável!

Nosso lava roupas líquido de laranja, lava roupas em pó de lavandin e sabão de coco em pó dispensam o uso de amaciante! Eles são concentrados, feitos apenas com ingredientes que cuidam da natureza e não danificam as fibras das suas roupas nem toalhas. Dessa forma, não há necessidade de usar produtos que mexam com a estrutura delas.

Tudo sai macio da máquina, sem danificá-la e sem fazer mal a você, pois eles ainda são hipoalergênicos. Muitas coisas boas reunidas, não?

Em conclusão, o uso de amaciante de roupas pode ter efeitos negativos na saúde e no meio ambiente. É importante estar ciente dos ingredientes encontrados em amaciantes e considerar alternativas mais saudáveis, como lava roupas ecológicos, que tornam sua vida mais prática e cuidam, também, do meio ambiente!

Cupom de desconto primeira compra

3 comentários em “Por que não usar amaciante?

  1. Angela diz:

    Gostaria de saber se tem algum estudo ou algo assim, seja um artigo científico, ou testes que comprovem sobre o problema do uso do amaciante e que o vinagre é boa opção. Pois vejo informações bastante contraditórias. Vejo muito se falando sobre como amaciante é um problema e é melhor substituir por vinagre, mas já também vi muito falando o contrário, que o vinagre, por ser um ácido destilado pode gerar problemas e o amaciante é feito com este propósito, portanto seria ideal usá-lo, além de que, o problema que o amaciante ocasionaria seria somente se usado além da dose adequada.

    • Karin Rodrigues diz:

      Olá Angela, orbrigada pelo seu comentário. A ciência nãoi estuda assuntos mecânicos como máquina de lavar. Quem mais entende desse assunto são os profissionais de assistência técnica desses aparelhos, além dos profissionais (químicos e químicas) que trabalham espeficicamente com esses produtos. Aqui na positiv.a temos um time de químicas que desenvolvem os produtos. Vou explicar detalhadamente.
      Formulação do amaciante convencional: possui derivados de petróleo como óleo mineral ou silicone, que grudam nas paredes da máquina e se acumulam com o tempo. Esses petroquímicos também são prejudiciais ao meio ambiente, principalmente aos corpos d’água e se não houver saneamento básico eficiente no local. Por trás do termo “fragrância” se escondem outros ingredientes e a ANVISA permite que isso aconteça, por se considerar segredo de fórmula. Faz parte da legislação e no site da ANVISA tem essas informações e normativas. A perfumação utilizada é potencial causadora de alergias e muitos médicos alertam para não usar amaciante e dar preferência para produtos de limpeza sem fragrância também. Além das embalagens feitas de plástico virgem, contribuindo para mais acúmulo de lixo nos aterros sanitários.
      Sobre o vinagre: O vinagre é natural e é biodegradável. Ele não vai encapar a fibra da roupas e dar sensação de maciez como o amaciante. Ele vai atuar no PH da água que estará, por sua vez, em contato com as fibras da roupas. Isso é que faz a diferença. A água pode ter PH mais baixo ou alto, pode ter maior dureza ou menor. Por exememplo, tem regiões onde a água tem maior concengtração de um certo mineral do que em outra região. Tudo isso influencia na hora de lavar roupa. Em alguns lugares o bicarbonato vai funcionar muito melhor do que o próprio sabão, por exemplo.

      Sobre o propósito do amaciante. Sim, ele foi feito para amaciar e perfumar. No entanto, é a sua necessidade que é manipulada para sentir falta ou não de algo. A partir do momento que os lava roupas convencionais são fortes e deixam a fibra da roupa ressecada, você vai sentir necessidade de sentir a roupa macia de imediato. O perfume também traz a sensação de que está limpo e sem perfume e sem espuma não estaria limpo. Por isso tem tanto lauril sulfato e perfume nos lava roupas convencionais e por isso que a gente sente necessidade de uma amaciante depois.

      O ideal seria ter uma amciante natural, biodegradável, em embalagem ecológica e vegano.
      É isso, espero ter ajudado.
      att,
      time de desenvolvimento de produtos e químicas da positiv.a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *