Amaciante pra quê?

amaciante

Amaciante de roupa costuma ser muito comum na casa dos brasileiros e brasileiras. O produto conhecido por suavizar os tecidos e deixa-los com perfume mais resistente é encontrado nos mercados a preços populares, ampliando ainda mais seu uso. No entanto, o que poucos sabem é que a fórmula dos amaciantes contém substâncias químicas que podem ser muito agressivas para a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Os perigos do amaciante não são percebidos diretamente, nem seus efeitos são imediatos, mas o uso contínuo, principalmente, com itens de crianças, pode ocasionar problemas respiratórios e de pele, conforme o grau de exposição.

O fixador de perfume e a hidratação dos tecidos, responsáveis por reduzir a eletricidade estática entre as fibras, têm em suas composições algumas substâncias, que contém nitrogênio amoniacal e que, no Brasil, são descartados diretamente nos cursos d’água, principalmente após o uso doméstico. Os compostos desprendem enormes quantidades de Nitrogênio nas águas, que por sua vez, são absorvidas pelas algas, desencadeando uma proliferação massiva delas. Esse desequilíbrio tem várias consequências no meio ambiente, comprometendo toda a cadeia natural submarina.

Os riscos do amaciante para a saúde humana

Das substâncias perigosas, que constam na maioria dos amaciantes do mercado estão:

  • Alfa-terpineol

Consequências: Desequilíbrios do sistema nervoso central; Hipotermia; Dores de cabeça contínuas; Depressão e ansiedade; Perda da coordenação muscular; Irritações das mucosas

  • Acetato de benzila

Consequências: Maior risco de câncer de pâncreas; Irritação dos olhos; Dificuldades respiratórias; Dor de cabeça

  • Álcool benzílico

Consequências: Transtornos do sistema nervoso central; Irritação das vias respiratórias superiores; Intoxicação e vômitos; Dores de cabeça

  • Acetato de etila

Consequências: Danos renais e hepáticos; Infecções do trato respiratório; Cansaço e anemia

  • Clorofórmio

Consequências: Sonolência; Tonturas, vômito e náuseas; Dores de cabeça; Lesões hepáticas e renais; Transtornos cardíacos; Problemas de pele; Problemas das vias respiratórias

  • Terpinoleno

Consequências: Irritação dos olhos; Transtornos da pele; Doenças de garganta; Sinusite

Nossa solução POSITIV.A!

lava roupas POSITIV.A é feito a partir das propriedades do óleo essencial da laranja, livre de aditivos químicos, biodegradável, concentrado e dispensa o uso de amaciante, ou seja, bom para o bolso e bom para o meio ambiente!

Por ser totalmente natural, ele não endurece, nem ressaca a fibra dos tecidos e você também pode reaproveitar a água da máquina de lavar para aguar as plantas. Rendimento, praticidade, bem-estar e, acima de tudo, cuidado com nossa saúde e com o meio ambiente!

 

Fontes:

https://melhorcomsaude.com.br/esconde-por-tras-amaciantes-de-roupa/

http://www.jornaljovem.com.br/edicao8/semanasp01_febrace.php

8 comentários em “Amaciante pra quê?

    • Marcella diz:

      Olá!

      Com certeza! Fica com um cheirinho bem suave de laranja, é uma maravilha!!

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição!

  1. Patricia Schoeffel diz:

    Olá! Minha dúvida é quanto a eficiência do lava roupas pois tenho medo de não limpar as roupas direitinho como um sabão convencional faz.

    • Marcella diz:

      Olá, Patrícia!

      Da uma olhada nas avaliações do nosso lava roupas e veja o que as pessoas estão achando dele! Ele limpa perfeitamente com apenas uma tampinha.

      Pode ficar tranquila 😉

Comentários não permitidos.