Como lavar toalhas de banho: 5 dicas para não errar!

Mulher mostra como lavar toalhas de banho em frente à maquina de lavar

Se as suas toalhas de banho perdem a maciez com o tempo de uso, saiba que isso pode estar relacionado com a forma como você lava as suas toalhas! Mas… como lavar toalhas de banho?

A seguir, confira 5 dicas para ter suas toalhas sempre cheirosas, macias e duradouras!

Como lavar toalhas de banho?

Assim como as demais atividades domésticas, a tarefa de lavar roupa também tem suas especificidades – e quando não atendidas, as peças de roupas podem ser danificadas.

As toalhas de banho não são diferentes. Inclusive, são consideradas peças íntimas, uma vez que entram em contato direto com nosso corpo e, por isso, devemos tomar um cuidado extra na hora de lavá-las!

A seguir, veja 5 dicas de como lavar toalhas de banho e garanta uma melhor absorção e durabilidade das peças!

Amaciante pode estragar a toalha!

A nossa primeira dica de como lavar toalhas de banho é: repense agora o uso do amaciante nas toalhas – e nas roupas!

Inclusive, a recomendação de muitos fabricantes de toalhas é que, na hora da lavagem, seja evitado o uso de amaciantes.

Particularmente, quando dispensei o uso do amaciante, senti uma diferença no toque das toalhas, que se tornaram mais eficientes sem a barreira gerada pelo amaciante.

Isso porque o produto – bastante comum na casa de brasileiros e encontrado a preços populares – pode acabar impermeabilizando a toalha, o que faz com que ela se torne menos absorvente.

Além disso, o que poucos sabem, é que a fórmula dos amaciantes contém substâncias químicas que podem ser muito agressivas para a saúde das pessoas e do meio ambientes

Os perigos do amaciante não são percebidos diretamente, e seus efeitos não são imediatos, mas a longo prazo, o uso do produto pode ocasionar problemas respiratórios e de pele, conforme o grau de exposição.

Já o fixador de perfume e a hidratação dos tecidos, responsáveis por reduzir a eletricidade estática entre as fibras, têm em suas composições algumas substâncias tóxicas que são descartadas na água, principalmente após o uso doméstico.

Exemplo dessas substâncias é o nitrogênio que, por conta das enormes quantidades que são lançadas na água e absorvidas pelas algas, desencadeia um grande desequilíbrio da cadeia natural submarina.

Separe as toalhas por tipo e cor

Além de separar somente as toalhas para lavar na máquina, uma dica bacana na hora de lavá-las é separar por tipo e cor.

Esse é um cuidado importante, pois quando acontece a mistura de itens, a lavagem desgasta as fibras das toalhas, o que diminui sua durabilidade e gera bolinhas no tecido.

Como lavar toalhas de banho com vinagre

Como já vimos, o amaciante pode gerar um efeito áspero nas fibras e prejudicar a capacidade de absorção das toalhas.

Por isso, para compensar, que tal usar um produto que você provavelmente já tem em casa?

O vinagre branco – de álcool ou de maçã – deixa suas toalhas macias e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não deixa cheiro algum.

Na hora de utilizá-lo, use uma xícara (chá) para cada máquina cheia.

Leia mais: Alergia a produtos de limpeza: o que fazer e como evitar?

Seque as toalhas na sombra

Outra dica bastante valiosa é deixar as toalhas secarem naturalmente e à sombra. Dessa forma, preservamos as fibras do tecido.

Ah, e a exposição ao sol pode endurecer e danificar o tecido, viu?

Portanto, caso queira aproveitar o sol para secar as toalhas mais rapidamente, tome cuidado para não deixá-las muito tempo expostas – mas certifique-se de que a secagem de fato ocorreu.

Abandone o ferro!

Por fim, não passe suas toalhas! Sim, seja a vapor ou convencional, o calor do ferro danifica as fibras e interfere no poder de absorção das peças.

Por isso, a partir de agora, pode dispensar o ferro e deixar as toalhas secarem naturalmente!

Como lavar a toalha de banho para ficar macia e cheirosa?

Quer sua toalha de banho macia e cheirosa? E o melhor de tudo, sem correr o risco de prejudicar a sua saúde e o meio ambiente?

Então opte pelo Lava Roupas Positiv.a, que é feito a partir das propriedades do óleo essencial da laranja, livre de aditivos químicos!

Além disso, ele é biodegradável, concentrado e dispensa o uso de amaciante, ou seja, bom para o bolso e para a natureza!

E por ser totalmente natural, ele não endurece e nem resseca a fibra dos tecidos. Além disso, você ainda pode reaproveitar a água da máquina de lavar para aguar as plantas! 🙂

Conta pra gente nos comentários o que falta pra você fazer essa troca positiva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *