Downcycling: entenda o que é a subciclagem

o que é downcycling?

Você já ouviu falar em subciclagem ou, no termo em inglês, downcycling? Neste artigo, você aprenderá o que esse conceito significa e porque ele é tão importante no Brasil e no mundo!

O que é downcycling? 

Basicamente, downcycling significa “reciclar para baixo”. O conceito em português, chamado de subciclagem, remete à reciclagem, mas em um processo diferente.

É fundamental falarmos sobre reciclagem, porque o reúso de materiais e a transformação de matérias usadas em embalagens retira lixo do mundo e o devolve com uma nova usabilidade.

Na subciclagem, embalagens são transformadas em novos produtos e materiais de valor mais baixo do que o inicial. 

Hoje, esse processo é feito em vários produtos que consumimos, como embalagens de ovos, leites, sucos e até mesmo a reciclagem de papel, que tem ganhado muita força nos últimos anos.

Mas, você sabe qual a diferença entre downcycling e a própria reciclagem?

Você vai gostar: Qual a história do plástico?

Qual a diferença entre reciclagem e subciclagem?

Reciclagem e subciclagem são diferentes em recuperação e, se você não sabia disso, vamos te explicar agora!

Para um produto reciclado, ele precisa passar pelo processo de se tornar um novo produto de igual valor ao anterior. É o caso, por exemplo, de uma garrafa de vidro: ela pode ser derretida e virar uma nova garrafa de vidro.

Já uma embalagem plástica precisa de muitos fatores, tecnologia e maquinário específico para se tornar um produto de igual valor na cadeia produtiva. O mais comum é que eles passem pela subciclagem, e não pela reciclagem.

Qual a importância do downcycling?

A subciclagem é de extrema importância para conseguirmos poupar recursos – principalmente os naturais. 

Mesmo que a continuidade e o reaproveitamento perfeito não sejam sempre possíveis, downcycling é uma solução usada no mundo todo para diminuir o lixo do planeta e os prejuízos causados pelo plástico.

Além disso, com a subciclagem, todos nós temos a oportunidade de reciclar de alguma forma! Separando e dividindo o nosso lixo, dando novos usos e fazendo trocas positiv.as, é possível subciclar dentro da nossa casa também!

A positiv.a usa subciclagem nas embalagens?

Aqui na positiv.a, nós temos orgulho de dizer que temos produtos zero plástico, embalagens reclicadas e recicláveis!

Da mesma forma, temos o projeto Oceano Limpo, que retira lixo dos oceanos, além das redes de pesca, e transforma em produtos incríveis para a sua casa.

Então, sim! A positiv.a se preocupa com o planeta ao mesmo tempo em que se preocupa com você e a sua família. Afinal de contas, a gente não tem um planeta B, não é mesmo?

Nossas embalagens são biodegradáveis, recicladas e recicláveis, podem ser utilizadas por muito tempo, e toda vez que você faz uma troca positiv.a na sua casa, está contribuindo para termos um planeta sem lixo, sem plástico e com muito mais natureza. <3

Se você gostou deste post sobre downcycling e entendeu o conceito de subciclagem, passe no nosso site e conheça os nossos produtos! Temos certeza que você vai se apaixonar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *