Embalagens biodegradáveis: conheça 4 alternativas às convencionais

Embalagens biodegráveis

Quando falamos sobre consumo consciente, as embalagens biodegradáveis são peça chave do tema, afinal, muitos dos produtos que consumimos vêm embalados em algum tipo de material.

Por isso, na era do consumo, falar sobre embalagens é, também, questionar a forma como consumimos.

No artigo de hoje, você vai conhecer as principais embalagens biodegradáveis para incluir na sua lista de substituições às embalagens convencionais! Vamos lá? 😉

O que são embalagens biodegradáveis?

Na contramão das embalagens convencionais, que são feitas a partir de recursos não-renováveis, como o petróleo, e que causam inúmeros danos ao meio ambiente e à nossa saúde, as embalagens biodegradáveis são chamadas assim pois se decompõem de forma natural.

Essa decomposição natural das embalagens biodegradáveis, ou seja, a sua biodegradação, é feita por microrganismos, como bactérias e fungos. Uma das principais vantagens do uso desse tipo de embalagem é a sua permanência no meio ambiente, que é menor se comparado às não-biodegradáveis.

Quais são os tipos de embalagens biodegradáveis?

Atualmente, são diversas as fontes de matéria-prima das embalagens biodegradáveis. Há, inclusive, as que são produzidas a partir de recursos orgânicos como fécula de mandioca, milho, cogumelo e até casca de tomate! Já imaginou?

A seguir, listamos alguns tipos de embalagens biodegradáveis para você conhecer e incluir na lista de substituições às convencionais! 🙂

Embalagem de plástico PLA

As embalagens de PLA, ou plástico de poliácido lático, são feitas de plástico biodegradável e compostável, produzidas a partir de fontes renováveis e bastante utilizadas na fabricação de embalagens para alimentos, cosméticos, canetas, vidros, entre outros.

Uma vantagem importante do PLA é a segurança que ele traz quando utilizado em embalagens de alimentos, pois, caso alguma quantidade de PLA passe da embalagem para o alimento, o mesmo será convertido em ácido lático – uma substância alimentar 100% segura.

A desvantagem desse tipo de embalagem é que é necessário que o seu descarte seja feito em usinas de compostagem, para que a degradação ocorra adequadamente. Infelizmente, no Brasil, os resíduos ainda vão para aterros sanitários e lixões, onde não há garantias de que existam as condições necessárias para a degradação da embalagem.

Embalagem de plástico PHA e PHB

A embalagem de plástico PHA é feita a partir de bactérias que são submetidas a condições de escassez. O interessante dessa produção é que ela pode ser feita a partir de fontes de carbono, o que contribui para o sequestro de carbono.

Esse tipo de embalagem biodegradável e natural, também é biocompatível e possui propriedades parecidas com o plástico comum, e isso faz com que possa ser destinada a vários usos.

A vantagem para o meio ambiente é grande, entretanto, o custo do material é bastante alto, pois as bactérias precisam ser mantidas vivas em boas condições. Isso pode dificultar a produção e investimento no mesmo.

E é por esse motivo que nasceu uma alternativa de baixo custo: o plástico PHB, que consiste em utilizar materiais renováveis baratos para manter as bactérias.

Leia mais: Qual a história do plástico? Da sua origem até a poluição do oceano

Embalagens biodegradáveis Positiv.a

Embalagem de fibra de coco

As embalagens feitas a partir da fibra de coco são feitas a partir de matéria-prima nacional e não demandam muita tecnologia em sua produção. Além disso, é uma opção sustentável que se colocadas no solo, podem ser biodegradadas.

As embalagens de fibra de coco foram desenvolvidas principalmente para embalar alimentos, pois não são nocivas ao organismo humano.

Embalagem de papel reciclado

As embalagens biodegradáveis de papel reciclado também são sustentáveis, além de aumentar o tempo de vida do produto e possibilitar a economia de energia.

Essa opção de embalagem é feita de materiais resistentes e pode ser usada inúmeras vezes ao longo do dia antes do seu descarte. Além disso, elas são práticas e podem ser ajustadas para diferentes tipos de usos, como talheres, canudos, pratos, entre outros.

As embalagens da Positiv.a são biodegradáveis?

Aqui na Positiv.a, prezamos por embalagens zero plástico, recicladas ou recicláveis!

Um dos pilares da produção dos nossos produtos é a sustentabilidade das embalagens, por isso, temos produtos que, após o uso, é possível fazer a compostagem da sua embalagem, como é o caso do nosso desodorante natural.

No que diz respeito às embalagens, por aqui, a reciclagem é tema central. Por isso temos uma superparceria com a eu.reciclo, que tem como base o modelo de compensação ambiental aplicada à logística reversa para, assim, valorizar e estimular a reciclagem.

Opte por marcas que se preocupam com a Natureza! Sempre que puder, consuma produtos com embalagens zero plástico, recicladas ou recicláveis! 😉

Fontes:

Acesso em janeiro de 2021:

Experimente produtos ecológicos, hipoalergênicos, veganos. Desconto de 5% na sua primeira compra. Use o cupom BLOGP5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *