A Temperatura dos Oceanos está Aumentando

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), o aquecimento global causado pelas ações humanas alcançou aproximadamente 1ºC desde a era pré-industrial. Esse aumento é uma combinação da temperatura dos oceanos com a do ar.

E, diferente do que muitos pensam, não é apenas a temperatura atmosfera que preocupa a comunidade científica. A temperatura dos mares também é uma grande preocupação.

Continue a leitura e entenda porquê!

Como o excesso de gás carbônico afeta os oceanos

A composição química do oceano o torna capaz de absorver grandes quantidades de calor por meio do carbono.

Estima-se que os seres humanos já lançaram mais de 400 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera, desde a revolução industrial. E grande parte dessa emissão de carbono é retida pelos oceanos.

Essas grandes quantidades de carbono no oceano afetam o pH das águas. Isso causa sua acidificação, fato que influencia diretamente a vida marinha e seus ecossistemas. Especialmente os organismos com estruturas carbonáticas.

Por isso, os mais afetados são os corais. Pois eles acabam sofrendo corrosão mais rápida do que a sua construção e dificuldades de reprodução.

A soma desses efeitos pode levar à extinção de algumas espécies. E consequentemente, dificultar a vida de outras que dependem dos corais para sobreviver.

A alta temperatura dos oceanos prejudica principalmente os corais.

Temperatura dos oceanos: mais quente que bomba

A revista chinesa Advances in Atmospheric Sciences publicou um estudo em que consta que a temperatura média dos oceanos em 2019 ficou cerca de 0,075ºC acima da média verificada entre 1981 e 2010.

Os cientistas chegaram à conclusão de que, nos últimos 25 anos, os oceanos absorveram o equivalente ao calor gerado por 3,6 bilhões de explosões como a da bomba de Hiroshima.

Isso se torna mais uma prova factual do aquecimento global.

A alta na temperatura dos oceanos pode causar ondas de calor marinhas. Consequentemente, isso levar a muitas perdas de vidas marinhas. E também à formação de furacões, segundo os pesquisadores.

A reversão do problema

Atualmente são necessários esforços para entender melhor os efeitos do aquecimento global nos oceanos. E, principalmente, como reduzir seus efeitos.

Acredita-se que a reversão é possível. Porém, a velocidade com que os oceanos demonstrarão resultado é muito inferior que a terrestre.

É urgente repensar as formas de consumo, cobrar políticas públicas e transparência das grandes empresas.

A acidificação dos oceanos está citada no item 14.3 dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“Minimizar e enfrentar os impactos da acidificação dos oceanos, inclusive por meio do reforço da cooperação científica em todos os níveis”.

É necessário, então, procurar o balanço ideal para a maior quantidade possível de espécies, a fim de que a Terra e o oceano consigam se recuperar das grandes emissões humanas.

A nível individual, sempre é possível levar uma vida mais sustentável! Confira os 10 passos para iniciar uma vida mais sustentável e veja como você pode colaborar com o combate ao aquecimento global e à alta temperatura dos oceanos!