As oscilações de temperatura, o calor intenso, o frio fora de época, o calor de 40º no meio de junho em São Paulo. Tudo isso é notado e comentado entre todas e todos nos elevadores, muito se fala em efeito estufa nos telejornais. Mas quais caminhos de fato estamos seguindo? O que estamos fazendo para frear esse fenômeno? O que cada um de nós tem a ver com esse tal aquecimento global? A emissão de carbono na atmosfera está diretamente ligada ao efeito estufa.
Dentre as mais significativas fontes de emissão de CO2 estão o desmatamento, a queima de combustíveis fósseis, a agropecuária, a energia, as indústrias e os resíduos. No Brasil, o desmatamento da Amazônia é o principal responsável pelo alto nível de emissão de carbono. A densa floresta armazena bilhões de toneladas de CO2. Sua devastação faz com que o carbono vá direto para a atmosfera e lá, sua espessa camada impede a saída da radiação solar, formando assim uma bolha de calor.
Tudo isso parece muito distante da nossa responsabilidade como cidadãos. Porém, no dia a dia o impacto das escolhas e atitudes de cada um de nós também gera relevante impacto nesse processo.
Elencamos assim algumas #atitudespositivas a serem adotadas, visando a redução do impacto no nosso cotidiano:
Comprar produtos com menos embalagem. Pensando que no mundo não existe fora, por quê gerar tanto lixo?
Dar preferência a produtores locais na hora de comprar alimentos. E procurar sempre por frutas, verduras e legumes típicos da estação.
Substituir as lâmpadas incandescentes tradicionais, por lâmpadas de LED. Aproveite para conhecer os projetos de Eficiência Energética da POSITIV.A (https://positiva.eco.br/projetos/eficiencia-energetica/)
Considerar a possibilidade de geração de energia alternativa. Como por exemplo, a captação solar. Entenda mais aqui. (https://positiva.eco.br/projetos/eficiencia-energetica/)
Incentivar uma cultura e economia mais coletivas e comunitárias
Diminuir o desperdício
Reciclar o lixo de forma correta. Lavando os itens antes de descartar.
Fazer compostagem. #dicapositiva (link https://positiva.eco.br/projetos/compostagem/)
Diminuir o padrão de consumo
Buscar fontes de captação e tratamento de água alternativos. ( https://positiva.eco.br/projetos/manejo-de-agua/)
Tomar banhos curtos
Se usar o lava roupas POSITIV.A (https://positiva.eco.br/produto/lava-roupas/), reutilize a água da máquina de lavar para regar as plantas.
Sempre que possível, optar por meios de transporte alternativos e/coletivos. Bicicletas, skate, ônibus e metrô são ótimas (e muitas vezes mais rápidas) opções e diminuem a emissão de carbono.
A última dica é dar um pulo no site A Iniciativa Verde (http://www.iniciativaverde.org.br/calculadora/index.php) para calcular sua pegada de carbono pessoal. Faça o teste e veja que impactante é!
Block "cta-20-dicas" not found
Tenho quase certeza que esta foto é de uma rua em Porto Alegre… acertei?
Sim <3