Emissão de Carbono e Aquecimento Global: o que eu tenho a ver com isso?

Vista aérea da floresta amazônica

As oscilações de temperatura, o calor intenso, o frio fora de época, o calor de 40º no meio de junho em São Paulo. Tudo isso é notado e comentado entre todas e todos nos elevadores, muito se fala em efeito estufa nos telejornais. Mas quais caminhos de fato estamos seguindo? O que estamos fazendo para frear esse fenômeno? O que cada um de nós tem a ver com esse tal aquecimento global? A emissão de carbono na atmosfera está diretamente ligada ao efeito estufa.

O que é a emissão de carbono?

Quando falamos de emissão de carbono, estamos falando do lançamento de gases do efeito estufa na atmosfera, mais especificamente do dióxido de carbono (CO2), mais conhecido como gás carbônico.

Dentre as mais significativas fontes de emissão de CO2 estão o desmatamento, a queima de combustíveis fósseis, a agropecuária, a energia, as indústrias e os resíduos.

No Brasil, o desmatamento da Amazônia é o principal responsável pelo alto nível de emissão de carbono. A densa floresta armazena bilhões de toneladas de CO2. Sua devastação faz com que o carbono vá direto para a atmosfera e lá, sua espessa camada impede a saída da radiação solar, formando assim uma bolha de calor.

Tudo isso parece muito distante da nossa responsabilidade como cidadãos. Porém, no dia a dia o impacto das escolhas e atitudes de cada um de nós também gera relevante impacto nesse processo.

É possível reduzir o impacto da emissão de CO2?

Sim, é possível! Elencamos algumas atitudes que podem adotadas, visando a redução do impacto da emissão de carobno no nosso cotidiano:

  1. Comprar produtos com menos embalagem;
  2. Dar preferência a produtores locais na hora de comprar alimentos. E procurar sempre por frutas, verduras e legumes típicos da estação;
  3. Substituir as lâmpadas incandescentes tradicionais, por lâmpadas de LED;
  4. Considerar a possibilidade de geração de energia alternativa, como por exemplo, a captação solar;
  5. Incentivar uma cultura e economia mais coletivas e comunitárias;
  6. Diminuir o desperdício;
  7. Reciclar o lixo de forma correta, lavando os itens antes de descartar;
  8. Fazer compostagem;
  9. Diminuir o padrão de consumo
  10. Buscar fontes de captação e tratamento de água alternativos;
  11. Se usar o Lava Roupas Positiv.a, reutilize a água da máquina de lavar para regar as plantas.
  12. Sempre que possível, optar por meios de transporte alternativos e/coletivos. Bicicletas, skate, ônibus e metrô são ótimas (e muitas vezes mais rápidas) opções e diminuem a emissão de carbono.

A última dica é dar um pulo no site Iniciativa Verde para calcular sua pegada de carbono pessoal. Faça o teste e veja que impactante é!

2 comentários em “Emissão de Carbono e Aquecimento Global: o que eu tenho a ver com isso?

  1. rafacoufal diz:

    Tenho quase certeza que esta foto é de uma rua em Porto Alegre… acertei?

Comentários não permitidos.