Sistema agroflorestal: o que é e quais são as vantagens?

Sistema agroflorestal com diversas moitas integradas à paisagem local

Você já ouviu falar em sistema agroflorestal? Esta é uma forma de uso da terra que reúne interesses agronômicos às plantas que integram o ambiente. Além disso, este tipo de sistema é um sistema de plantio de alimentos que é sustentável, sem mencionar que faz a recuperação e conservação vegetal e do solo. Vamos conhecer mais sobre ele? Boa leitura!

O que é um sistema agroflorestal?

Um sistema agroflorestal, ou SAF, propõe, por meio da confluência entre plantas agrícolas e arbóreas, um sistema muito abundante.

Falamos em abundância, pois os consórcios entre diversos tipos de plantas, de diferentes estratos (baixo, médio, alto e emergente), aumentam o grau de diversidade e densidade da plantação.

Entre elas desenvolve-se um mutualismo: troca de fluidos, água, nutrientes e, dessa forma, elas se protegem de pragas e atraem organismos vivos indispensáveis para a terra. Gera-se um novo ecossistema, com solo mais saudável e rico em matéria orgânica, dispensando o uso de agrotóxicos e insumos externos, melhorando a qualidade dos alimentos produzidos e do ar a sua volta.

Quais são as vantagens do sistema agroflorestal?

No início do texto, mencionamos que o sistema agroflorestal é capaz de recuperar e conservar a vegetação e o solo – e isso, por si só, já é uma grande vantagem. Mas os benefícios não param por aí! Selecionamos mais outras vantagens que esse sistema apresenta.

  • Semelhança aos padrões ecológicos naturais;
  • Reciclagem de nutrientes;
  • Controle dos processos erosivos;
  • Controle biológico;
  • Fixação e incorporação de nitrôgenio – no caso das leguminosas.

Leia também: Dia da Proteção às Florestas: 8 dicas para preservação!

Nosso serviço de implantação de SAF

Neste serviço prestado pela Consultoria positiv.a foi implantado em solo altamente degradado e arenoso, um sistema agroflorestal em área equivalente a 500m², no início de agosto. 45 dias depois, em nova visita à fazenda, localizada em Itu (interior de São Paulo), tem-se um resultado que comprova a eficiência da agrofloresta e mais!

Nos surpreende positivamente. Legumes e verduras em grande quantidade e qualidade, revitalizando o solo e superando qualquer barreira de infertilidade.

O sistema agroflorestal é um ciclo completo, que favorece o bem-estar das pessoas, recupera as florestas, produz alimentos, além de contribuir para a melhoria do ecossistema.

Desacelerar e aprender com o tempo da natureza, plantar aquilo que a estação permite, colher o que a natureza pôde produzir e comer aquilo que a terra nos dá.  A segredo da abundância está aí!