Vizinhos em Comunidade pelo LIXO ZERO

Há cerca de 7 anos existe nas Vilas Ida, Jataí e Beatriz, na zona oeste de São Paulo, um grupo de vizinhos engajados em criar uma comunidade onde se aprofundem os laços territoriais, de amizade e de solidariedade, baseado em premissas de sustentabilidade ambiental e social.

COMO SE ORGANIZAM

Um dos momentos onde a comunidade mais se engaja ativamente é na festa junina. A festa é realizada sempre na Praça Coronel de Melo Pimenta, e organizada de forma totalmente comunitária. Ela segue o conceito de LIXO ZERO, no qual todo o evento é pensado em como gerar menos resíduos. E, claro, dar destino correto aos resíduos gerados. Desde então, este grupo começou a repensar mais sistemicamente as questões dos resíduos nos bairros. Há dois anos, iniciamos o processo inédito de compostagem comunitária em praças. Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o correto descarte de resíduos orgânicos. A iniciativa tem tido crescente participação do entorno.

 

Participamos ativamente da Semana Lixo Zero com palestras, oficinas, e feiras de trocas. Cozinhamos em nossas comemorações sempre visando diminuir o desperdício alimentar com aproveitamento integral dos alimentos. Temos um grupo de compras coletivas para estimular o comércio de produtos orgânicos, locais e procurando gerar menos resíduos. Temos também um grupo de trocas e doações para desestimular o consumo de coisas novas e aumentar a solidariedade entre nós.

Este pequeno guia sobre reciclagem surgiu na medida do crescente interesse deste grupo de também repensar a geração e destino correto aos seus resíduos. Seja na forma de reciclagem, seja na forma de upcycling. Acreditamos que a diminuição do consumo, a recusa de itens descartáveis e a escolha de materiais biodegradáveis e compostáveis são essenciais para conter os inúmeros malefícios ambientais do excesso de resíduos, que são descartados de maneira incorreta, poluindo solos, água e ar. Esperemos também que, com este guia, possamos cobrar a real implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com os planos de logística reversa que ainda não saíram do papel.

 

GUIA DE RECICLAGEM

Para acessar o Guia completo acesse aqui.

Para saber mais sobre este grupo acesse:

https://www.facebook.com/VilaJataiAltodePinheiros/
https://vilabeatrizejatai.blogspot.com/

 

Texto colaborativo de Thais Mauad, moradora das Vilas Beatriz, Ida e Jatai, médica e professora da Faculdade de Medicina da USP