Dicas para reduzir o consumo de água

duas mulheres lavam a louça com a torneira fechada

No Brasil, a gente tem tanta água distribuída em rios, lençóis e mares que, às vezes, se esquece da importância de sua preservação. Seguir dicas de como reduzir o consumo de água no dia a dia, assim, garante que cuidemos de um de nossos maiores bens.

A água, afinal, está em tudo. Ela gera energia, mantém nossos itens e ambientes limpos, permite que a gente cozinhe, garante hidratação, funciona como base para muitos produtos de nossa rotina. Seu uso indiscriminado, entretanto, já nos impacta e pode impactar as futuras gerações.

Quer saber por que e como reduzir o consumo de água por aí no seu dia a dia? A gente preparou a justificativa e algumas dicas a seguir!

Por que reduzir o consumo de água?

Reduzir o consumo de água ou diminuir nossa pegada hídrica, ou seja, a quantia de água doce consumida por cada indivíduo direta ou indiretamente, cuida da gente e da natureza.

É possível garantir, a partir de ações de preservação, que mais pessoas tenham acesso à água limpa e a alimentos produzidos em agricultura. Todos eles, afinal, dependem de irrigação e de litros limpos, que mantêm a saúde da população.

Além disso, o acesso à água é fundamental para o equilíbrio socioeconômico e desenvolvimento de um país. Com ele, todos os indivíduos avançam e são asseguradas condições de acesso mais justas aos sistemas de saúde e educação, por exemplo.

Dicas para reduzir o consumo de água (de verdade)

Quer saber como reduzir o consumo de água já? Tem dica boa a seguir!

Escolha produtos sólidos

Usar produtos sólidos de limpeza e de autocuidado, em pó ou em barra, demanda um volume de água menor na produção e também pode levar a um rendimento surpreendente.

Os produtos sólidos, afinal, costumam ser mais concentrados, o que aumenta seu tempo de uso. Por aqui, a gente tem sabão de coco em barra, sabão de coco em pó, tira-manchas, lava louças em barra… E muito mais!

Reduza o consumo de carne

Hoje, de acordo com a Water Footprint e a Mercy for Animals, a produção de 1kg de carne bovina pode gerar a necessidade de até 15 mil litros de água.

Uma quantidade equivalente de cereais, vegetais, demanda cerca de 1.600 litros. Muito menos, certo? Se você não tiver uma alimentação vegetariana ou vegana, pode reduzir o consumo de carne aos poucos em seu dia a dia. Vai fazer muita diferença!

Atente-se a possíveis vazamentos

Vazamentos desconhecidos em casa jogam contra reduzir o consumo de água. Faça checagens constantes na cozinha, no banheiro e na área de serviço para evitar dores de cabeça.

Além de subir a conta de água, o desperdício impacta todo o nosso entorno e a natureza.

Feche a torneira ao lavar a louça e escovar os dentes

Essa parece básica, mas muita gente ainda se esquece dela. Lembre-se de manter a torneira fechada enquanto estiver higienizando pratos, copos, talheres, panelas. Enxaguar só ao final! O mesmo vale para escovar os dentes!

Outra dica que pode contribuir com a redução é fazer uso de uma máquina de lavar louça, que calcula a quantidade necessária de água para limpeza sem desperdício.

Faça limpeza a seco antes de lavar a casa

Casa limpinha é tudo de bom, não? A gente também acha, porém é bem recomendado tomar cuidado para não desperdiçar litros e litros de água limpa sem antes fazer uma limpeza a seco.

A dica é: varra bem o chão, passe um pano de algodão nas superfícies com pó (pode usar nosso multiuso na diluição leve para ajudar) e, aí sim, parta para a limpeza com água.

Ao fim, muito além de dicas de como reduzir o consumo de água, na positiv.a, toda a nossa produção considera essa tarefa como prioridade. Para completar, também garantimos que menos litros de água sejam poluídos, uma vez que nossos produtos privilegiam fórmulas naturais, sem químicos agressivos.

Se você se interessa pelo tema, não deixe de nos seguir em nosso Instagram para conhecer iniciativas como a campanha Litros Limpos e nossas ações de impacto positivo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *