Aqui tem agricultura familiar!

agricultura familiar

25 de julho é o Dia da Agricultura Familiar! A data foi criada em 2014 pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar, definido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

 

Mas o que é agricultura familiar?

Hoje em dia no Brasil, as características que definem agricultura familiar são:

  • não possuir propriedade rural maior que 4 módulos fiscais;
  • utilizar predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas de propriedade;
  • possuir a maior parte da renda familiar proveniente das atividades agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural.

O agricultor familiar tem uma relação particular, de proximidade e cuidado com a terra, sua fonte de trabalho e moradia. A diversidade produtiva também é uma característica marcante desse setor.

Homem mexendo na terra

A agricultura familiar é responsável, hoje, pela renda de 40% da população economicamente ativa do país e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo. O Brasil está em 5º lugar na lista de maiores produtores de alimento do mundo, e isso muito tem a ver com a amplidão do desenvolvimento familiar. O faturamento brasileiro atual por ano é de US$55,2 bilhões e gera, em média, 38% da receita dos estabelecimentos agropecuários do país, além de empregar, aproximadamente, 74% dos trabalhadores agropecuários do país.

A agricultura familiar possui, portanto, enorme importância econômica vinculada ao abastecimento do mercado interno e ao controle da inflação dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

A agricultura familiar contribui para o enfrentamento da extrema pobreza, da proteção do meio ambiente e da luta pela Comida de Verdade no Campo e na Cidade.

Apesar da importância da agricultura familiar para o país, as políticas públicas vigentes ainda privilegiam os latifundiários, que se baseiam na monocultura e no uso intensivo de agrotóxicos para produzir.

 

Produtos POSITIV.A!

Alguns de nossos produtos são, orgulhosamente, fruto da agricultura familiar.

A bucha vegetal vem lá de Minas Gerais, no sítio da Dona Zizi e do Seu Adão, família de pequenos agricultores, praticamente autossuficientes. Aqui você pode conhecer um pouco melhor sobre a história deles!

Dona zizi confeccionando bucha

Os panos de algodão orgânico vêm lá do sertão da Paraíba. Plantados, cultivados, colhidos por agricultores familiares. Aqui você encontra mais sobre esse produto e seu processo de fabricação.

confecção do algodão orgânico

O esfregão ecológico é feito pelas mãos da artesã Nara Guichon, lá em Santa Catarina. Ela, junto a uma trupe de moradores da região, a partir de redes de pesca recolhidas nas praias, por intermédio de cooperativas, costuram uma peça indispensável para a limpeza da casa. Confira mais sobre essa solução incrível aqui e aqui.

Somos uma empresa brasileira com responsabilidade socioambiental, que rastreia toda cadeia produtiva dos produtos.

Fortalecemos os pequenos produtores, valorizamos nossos recursos e aumentamos o giro econômico local.

Priorizamos os pequenos produtores, que respeitam a terra, os trabalhadores e os consumidores.