Julho sem plástico: 20 dicas para se livrar de vez do plástico!

Julho sem plástico

O mês de julho é o mês do desafio sem plástico, que começou com a hashtag #plasticfreejuly nas redes sociais.
Mas, afinal, do que se trata? ⠀

A JULHO SEM PLÁSTICO é uma campanha liderada pela Plastic Free Foundation. Todos os anos, milhões de pessoas, em todo o mundo, aceitam o desafio e optam por recusar plásticos de uso único no consumo do dia a dia e compartilham suas atitudes nas redes sociais com a # para estimular mais pessoas a aderirem à ideia. O objetivo maior é ver um mundo sem resíduos plásticos! Ao conscientizar, pouco a pouco, cada vez mais e mais pessoas ao longo do caminho. ⠀

A poluição plástica é considerada uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente e à saúde, pois também contribuem para a redução da biodiversidade, a poluição das águas, a degradação dos biossistemas e o aumento de enchentes. Ainda assim, a produção e o descarte desse material continuam crescendo.

Para inspirar vocês, preparamos uma lista com 20 DICAS para você eliminar o plástico do seu dia a dia.

 

  1. Utilize sacolas retornáveis

Deixe sempre uma ecobag na bolsa! Vai ver que ela vai te salvar em inúmeras situações e vai poupar o consumo de muitas sacolinhas plásticas!

  1. Compras a granel

Priorize as compras a granel, poupe embalagens. Se possível, leve os saquinhos de tecido e potes reutilizáveis da sua casa.

  1. Evite comprar frutas cortadas, que são embaladas em plástico

A melhor proteção para frutas e legumes é a própria casca. Nenhuma casca demora milhares de anos para se biodegradar.

  1. Carregue seus utensílios de reuso na bolsa

Se você é daquelas pessoas que passa a maior parte do dia na rua, deixe na bolsa seu kit sobrevivência: canudo (de vidro, bambu ou inox), talheres, guardanapo de tecido etc. Um estojinho compacto, que não pesa e só facilita!

 

 

Julho sem plástico

  1. Tenha sempre com você uma garrafinha de água

Garrafinhas de plástico não estão com nada! Economize dinheiro e reduza o plástico. Esteja sempre com sua garrafinha em mãos!

  1. Utilize sacolas feitas de jornal no lixo da cozinha

“Mas se eu não pegar a sacolinha no supermercado, faço o que com o lixo de casa?” Nós respondemos: composte o resíduo orgânico, o que for reciclável pode ser limpo e armazenado em sacos maiores ou em caixas de papel, o que não for reciclável, nem compostável vai para o lixo comum e nele você pode colocar um “saquinho” feito de jornal dobrado ou o saco de pão!

  1. Opte por produtos em embalagens de vidro

Se tem o mesmo produto em plástico e vidro, opte pelo de vidro, sempre que possível! Ele pode ser reutlizado em outras situações muitas e muitas vezes!

  1. Substitua o papel filme e alumínio por embalagem de cera

Como um tecido, ele adere ao formato que quiser, é reutilizável (dura muito!) e biodegradável.

 

 

Julho sem plástico

  1. Potinhos de cozinha, os melhores são os de vidro

Para armazenar alimentos na geladeira, guardar os biscoitos na dispensa, levar marmita, guardar temperos, os potinhos de vidro são as melhores opções! Além de serem muito mais resistentes.

  1. Tecidos de algodão orgânico no lugar das fibras sintéticas

Os tecidos sintéticos liberam microplásticos a cada lavagem; a água repleta de pedacinhos de plástico vai parar nos rios e mares e depois dentro das espécies marinhas. O problema vai longe! Priorize tecidos que não impactem o meio ambiente. Os tecidos de algodão orgânico, além de tudo, podem ser compostáveis!

  1. Substitua fraldas e absorventes descartáveis pelos reutilizáveis

Já temos inúmeras alternativas para evitar que tantas fraldas e absorventes fiquem poluindo a Terra durante, aproximadamente, 450 anos. Alternativas lindas, práticas, ecológicas e supereficientes! Como as de tecido e também os coletores menstruais.

  1. Abandone os cosméticos com esfoliantes sintéticos

Aquelas microbolinhas dos cremes e sabonetes são, em grande parte das vezes, feitas de plástico. Um plástico que é impossível ser capturado na cadeia do descarte e vai parar direto nos oceanos. Prefira os cosméticos esfoliantes naturais!

 

 

Julho sem plástico

  1. Troque seus cotonetes comuns pelos de papel

Hoje em dia já é fácil encontrar em farmácia os cotonetes com hastes de papel e eles têm o mesmo preço dos convencionais. Chega de poluir por besteira!

  1. Escovas de dente de bambu são lindas e biodegradáveis

Segundo os dentistas, o ideal é trocar de escova de dente a cada 3 meses. Imagina quanta escova de dente ainda existe no mundo em aterros, rios, mares, oceanos? Então, se temos a solução, vamos praticar!

  1. Substitua a esponja sintética por bucha vegetal

As esponjas sintéticas demoram milhares de anos para se decompor e geram enorme impacto ambiental. Enquanto as buchas vegetais são frutos de uma planta e, por isso, são biodegradáveis e compostáveis. As duas têm exatamente a mesma função e a bucha vegetal você ainda pode usar no banho! Qual você vai escolher?

  1. Recicle e confira seu posto de reciclagem

Separe seus resíduos recicláveis e certifique-se de que eles estão indo para o destino certo!

 

 

Julho sem plástico

  1. Brinquedos de crianças alternativos

Os brinquedos infantis costumam ser essencialmente de plástico. Opte por brinquedos de madeira e tecido, além de serem mais educativos, são também menos perigosos para as crianças.

  1. Evite as gomas de mascar

Os conhecidos ‘chicletes’ contém plástico na sua fórmula, acreditam? Demoram um bom tempo para se decompor. Fazem mal pros dentes e pro meio ambiente!

  1. Prefira fósforos à isqueiro

Os isqueiros são plásticos de curtíssima vida útil. Se tem a opção dos fósforos, pra quê usar isqueiro?

  1. Reduza os produtos de limpeza, priorize os concentrados e ecológicos

Com poucos e bons produtos, você limpa sua casa e evita o consumo de muitas embalagens plásticas.

 

E aí, quais dessas atitudes você já põe em prática?

Se não for possível reutilizar, recuse! É pela nossa qualidade de vida, é pela vida dos animais, é pelo Planeta Terra!