O que fazer com as embalagens dos nossos produtos?

Sempre recebemos mensagens de clientes perguntando sobre o melhor destino para nossas embalagens, após o término do produto.

Como vocês sabem, nossa responsabilidade ecológica e social é muito grande. Somos muito rigorosos com nossos produtos, métodos, cadeia de produção, discurso e tudo mais que envolve a marca POSITIV.A. Defendemos uma comunicação verdadeira e transparente sobre nossos processo. Temos uma equipe que se dedica integralmente a criar e propor soluções cada vez melhores para as pessoas, para a natureza e para o futuro.

 

Você sabe o que é logística reversa?

A logística reversa propõe, por meio da responsabilidade com a produção, dar conta – do início ao fim – de um determinado produto que entra no mercado (formal ou informal). Ou seja,minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados. Bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos”.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos define a logística reversa como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial. Para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

 

Aí você se pergunta: por que a POSITIV.A ainda não oferece logística reversa?

Nós temos sim! Mas, por enquanto, só na cidade de São Paulo. Inauguramos no final de 2019 nosso primeiro ECOPONTO no mercado Quitanda, em Pinheiros (Rua Mateus Grou, 159). Em uma parceria conjunta com a Cooperativa Yougreen, vamos recolher os resíduos que estiverem lá, em todo nosso escritório e centro de distribuição para reciclagem!

Como vendemos via e-commerce para todo Brasil, esse país de tamanho continental, nosso maior desafio é: como fazer estas embalagens, vindas de cada cidade desse Brasilzão, voltarem para nós, sem gerar mais resíduo e CO2?

Estudamos diariamente a economia circular para chegar na melhor possibilidade para todas as partes envolvidas. Considerando também os valores, pois o transporte de mais de 4mil km até Roraima, por exemplo, sai caro pra chuchu!

 

Enquanto isso…

Por isso, considerando os pontos citados acima, recomendamos que as embalagens sejam destinadas às cooperativas recicladoras. De preferência, uma das 200 que estão listadas em nosso site, pois sabemos que são geridas pela Boomera. A Boomera é nossa parceira responsável por selecionar os materiais e transformar os resíduos plásticos coletados no litoral sul de São Paulo, em nossos frascos de 500ml de plástico 100% reciclado (o famoso PLÁSTICO DE OCEANO!).

destino embalagens

 

Você encontra a lista aqui! A maioria dessas cooperativas, no entanto, estão localizadas na região sudeste, por ser a maior área de atuação da Boomera. Mas com certeza, existem cooperativas sérias e responsáveis em todo Brasil! Procure saber as disponíveis em sua cidade!

 

Outro motivo para o qual ainda não temos a logística reversa: Anvisa!

Esbarramos nas normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pois por trabalharmos com produtos de limpeza, que são químicos (por mais naturais que sejam, são compostos químicos), nós não podemos reaproveitar as embalagens para reenvase, para evitar possíveis contaminações.

 

Não precisa ficar com peso na consciência!

O plástico que utilizamos em nossas embalagens, quando não é o reciclado (de pós uso, de oceano), é o melhor plástico para reciclar. Ou seja, o mais fácil e o mais valioso para as cooperativas! Então, não vai ter erro! Se você separar e destinar a um ponto de reciclagem seguro, com certeza essa embalagem se transformará em um novo produto!

Bóra fazer uma força tarefa para fechar essa cadeia!
Com consciência e boa vontade, temos solução ecológica e responsável socialmente para tudo!

 

DICA POSITIV.A: Priorize a compra dos galões de 5L. Com eles, além de você economizar dinheiro, você economiza embalagens descartadas! 😉