Homens também cuidam da casa

homens também cuidam da casa

Em pleno século XXI ainda tem muita gente que acha que tarefas domésticas são coisa de mulher! A POSITIV.A reforça o coro de que os homens podem e devem cuidar da casa sim!

No início de 2019 foi feita uma pesquisa pelo Ipsos em parceria com o Instituto Global para a Liderança Feminina do King’s College London (Reino Unido), abrangendo 27 países. A afirmação era: “um homem que fica em casa para cuidar dos filhos é menos homem”, as pessoas tinham que concordar ou descordar da frase. No Brasil, 26% dos entrevistados, entre homens e mulheres, acredita na afirmação. De tal forma que o país se mostra o terceiro que mais concorda, ficando atrás apenas da Coreia do Sul e da Índia. O estudo foi feito com 18.800 entrevistados no total, sendo mil brasileiros, entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019.

Muitas pessoas não associam o cuidado do lar e dos filhos como tarefas a serem divididas. Ainda está muito enraizado no imaginário cultural e social de que as tarefas do lar são obrigações da mulher, enquanto o homem é o provedor, responsável pelo sustento. No passo em que as mulheres têm cada vez mais conquistado espaço no mercado de trabalho, por outro lado, as funções de casa, não têm se equilibrado entre o casal e ainda permanecem sob responsabilidade das mulheres. Pois então, a mulher acaba acumulando muito mais funções do que os homens. Somando o trabalho externo, ao cuidado da casa e dos filhos.

O sistema de classificação do trabalho masculino e feminino, baseado no sexo e não na capacidade de cada sujeito exercer a função, subestima a capacidade das mulheres e restringe-as de importantes papeis econômicos e políticos.

Em 2018, as mulheres dedicaram, em média, 21,3 horas por semana com afazeres domésticos e cuidado de pessoas, quase o dobro do que os homens gastaram com as mesmas tarefas – 10,9 horas, segundo a Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE.

homens também cuidam da casa

 

Nós podemos transformar essa realidade

Queremos ser parte de uma mudança, rumo a uma sociedade mais igualitária, na qual homens e mulheres dividam as tarefas de casa e de cuidado com os filhos de forma equivalente, sem sobrecarregar nenhuma das partes! ⠀

Queremos que os pais também sejam exemplos para os filhos e que, pouco a pouco, a lógica predominante até agora seja trocada por uma em que os pais sejam cada vez mais presentes! E mais! Que isso não venha como um mérito, mas sim como um cumprir de responsabilidades e uma divisão compatível de deveres.

O homem não “ajuda” a cuidar da casa e dos filhos, o homem COMPARTILHA dessas tarefas, que são suas obrigações também.


Como uma empresa de produtos de limpeza, sentimos diariamente o quão desproporcional é o contato de mulheres e homens com essas tarefas.

Cabe a todos nós, homens e mulheres, buscarmos um ponto de equilíbrio. A mudança real da sociedade começa em nossas casas, vamos ensinar aos nossos filhos e filhas o verdadeiro sentido do companheirismo!

Com educação e bons exemplos para as crianças, teremos homens mais conscientes e mulheres cada vez mais seguras de seus direitos.

 

homens também cuidam da casa