Como combater a crise climática?

como combater a crise climática

A crise climática é uma realidade com que nos deparamos diariamente. As temperaturas da Terra aumentam, fazendo com que as mudanças no clima e os desastres naturais estejam mais e mais presentes em nosso cotidiano. Não podemos mudar o que já foi feito, mas podemos agir para transformar o futuro.

No dia 16 de março, nesta semana, o Brasil tem em sua agenda o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, instituído em dezembro de 2011. A data busca, desde então, conscientizar a população sobre a importância de ações que ajudem a reduzir o impacto das mudanças do clima.

A responsabilidade pelo planeta, nossa casa, afinal, é compartilhada. E já existem medidas práticas que podemos incluir em nosso dia a dia com grande potencial de transformação. Quer saber quais são? Nós te contamos a seguir!

O que a crise climática gera?

Você automaticamente pensa em aumento de temperatura quando se fala em crise climática? Este é um pensamento comum, já que o avanço, de fato, tem tudo a ver com os impactos negativos das ações da humanidade no planeta. Hoje, todavia, existem muitas outras camadas.

Combater a crise climática é essencial para evitar os avanços de problemas como perda de habitat natural, aumento de pandemias, desequilíbrio de ecossistemas, crescimento da desigualdade social, perda de lavouras e avanço da fome.

Além disso, a crise também eleva os custos de energia, gera alagamentos em cidades, como o que ocorreu no Litoral Norte de São Paulo, há semanas, e diminui o acesso de toda a população a água potável. É muita coisa, não?

Dicas de como combater a crise climática

O cenário assusta, porém é possível transformar hábitos desde já. Abaixo, deixamos algumas dicas que você já pode colocar em prática na sua rotina.

Evite desperdício de produtos e alimentos

Aproveitamento integral é um pensamento de alta relevância! Quando falamos de alimentos, por exemplo, é uma forma de garantir que não haja perdas e que comida que pode alimentar mais gente seja desperdiçada.

Use todas as partes dos seus legumes, por exemplo, e se não quiser comer mais o que restar, como cascas e talos, que também podem render receitas deliciosas, leve-os para a composteira.

Quando o tema é produtos, a dica é básica. Não jogue fora o que ainda não tiver sido consumido e aproveitado ao máximo. Se não desejar mais, doe, divida. Só não desperdice. Ah, e dê preferência para produtos com embalagens recicláveis.

Reduza o consumo de carne animal

A produção de carne animal é uma das indústrias que mais consome água em todo o planeta. São milhares de litros, por exemplo, para produzir a carne bovina que vai no preparo de hambúrgueres.

Você gasta muito menos água e desincentiva grandes monoculturas ao reduzir o consumo de carne animal. Se esse passo for desafiador, comece aos poucos, aderindo a ideias como a Segunda Sem Carne. Sua alimentação, sua saúde e a Terra vão agradecer.

Opte por transporte coletivo ou ecológico

A redução da emissão de carbono na atmosfera é uma das ações mais importantes para combater a crise climática. Diante disso, ela pode ser feita todos os dias.

Escolha se locomover de meios de transporte sustentáveis sempre que puder. Ônibus, metrô, van, carona com os amigos do trabalho ou da universidade…

Outra medida que gera ainda mais impacto positivo e saúde é optar por ir de bike ou caminhando. Assim, você se exercita e faz bem para seu corpo e para o planeta.

Priorize marcas e produtos socioambientais

Na positiv.a, a gente acredita que seu consumo é um manifesto. Por isso, garantimos que nossos produtos sejam veganos, feitos com embalagens recicladas e recicláveis, frutos de agricultura familiar. Tudo isso englobado pela economia circular.

Preste atenção às certificações, práticas e valores que as marcas de que você compra tem. Essa é uma escolha política e socioambiental, que faz toda a diferença para o clima.

Combater a crise climática pode soar desafiador – e é, de fato -, mas cremos e incentivamos a mudança coletiva. Com pequenas transformações, feitas por empresas e por pessoas, dá para reverter o quadro e cuidar da natureza, nossa casa. Não existe planeta B, certo? Então bora fazer a diferença neste?

Se você gostou desse conteúdo, inscreva-se também na nossa newsletter Positividades, seu apanhado de notícias que inspiram a agir por transformação positiva.

 

Comunidade do Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *