Pasta de dente natural: Guia da saúde bucal ecológica para adultos

Cuidar da saúde bucal é um hábito que já incorporamos à nossa rotina, tanto a escovação quanto a escolha da pasta de dente e escova de dente.

Alguma vez você já se perguntou por que a pasta de dente arde? Talvez um dos motivos esteja relacionado aos ingredientes das pastas de dentes convencionais.

Fica aqui com a gente que a Dra. Ana Paula Brugnera, Dentista formada pela Unicamp com mestrado na Bélgica, vai contar mais sobre os ingredientes convencionais e trazer outras dicas sobre o processo de escovação e saúde bucal.

Aqui você vai encontrar:

  • Por que pasta de dente arde?
  • Como os sulfatos podem estar descritos nas pastas de dentes ou em outros cosméticos?
  • Qual a melhor pasta de dente para adulto?
  • Tubo de pasta de dente é reciclável?
  • Escova de dente é tudo igual?
  • Com qual frequência devo trocar a escova de dentes?
  • Guia rápido: pasta e escova de dente.

Por que pasta de dente arde?

Isso acontece porque sua fórmula contém componentes abrasivos, como o Lauril Sulfato de Sódio (SLS), que é um surfactante comum encontrado em muitas marcas de pasta de dente. É responsável por criar a espuma viscosa que associamos à limpeza completa.

A exposição ao Lauril Sulfato de Sódio (SLS) no creme dental pode remover a camada protetora de mucina presente nos tecidos moles da cavidade oral. Isso compromete a integridade da mucosa oral, podendo resultar em ulceração dos tecidos moles, como gengivas, revestimento interno das bochechas, lábios e língua.

Portanto, o Lauril Sulfato de Sódio (SLS) pode causar aftas, irritação e secura na boca, especialmente em pessoas com sensibilidade.

Prejudicial à sua saúde e ao planeta

Alguns indivíduos já relataram uma percepção do paladar reduzida ou alterada que dura até 4 horas. O Lauril Sulfato de Sódio (SLS), presente em alguns cremes dentais, interfere no funcionamento das células gustativas, alterando a percepção do paladar. Essa sensação de sabor desagradável fica mais evidente quando o suco de frutas cítricas é consumido logo após a escovação com um creme dental rico em SLS.

Outros queixam-se de sensação de queimação na superfície interna dos lábios, língua ou bochecha, além de boca seca ao escovar com pasta de dente à base de SLS. Esse desconforto pode contribuir para irritabilidade e ansiedade.

Ainda assim, no meio ambiente, a espuma da pasta de dentes que contém o Lauril Sulfato de Sódio (SLS), quando descartada após o bochecho, pode interferir no desenvolvimento do bioplancton, a base da cadeia alimentar da vida marinha.

Como os sulfatos podem estar descritos nas pastas de dentes ou em outros cosméticos?

Além das versões SLS (Lauril Sulfato de Sódio) e SLES (Lauril Éter Sulfato de Sódio), existem outras nomenclaturas para sulfatos na composição de cosméticos. Frequentemente, utilizam-se terminologias farmacêuticas que passam despercebidas pela maioria dos consumidores.

Por isso, ler os rótulos dos produtos é fundamental na hora da compra.

Confira abaixo outros nomes que podem indicar a presença de sulfatos na composição:

  • Ammonium lauryl sulfate ou Lauril Sulfato de Amônio.
  • Magnesium sulfate ou Sulfato de magnésio.
  • Monododecyl ester sodium salt sulfuric acid ou Monododecil éster sal de sódio ácido.
  • Sulfúrico.
  • Sodium salt ou sal de sódio.
  • Sulfuric acid ou Ácido sulfúrico.
  • TEA-lauryl sulfate magnesium laureth sulfate ou TEA-lauril sulfato de magnésio lauril sulfato.

Cupom de desconto primeira compra

 

Qual a melhor pasta de dente para adulto?

Convidamos você a sempre ler os rótulos das embalagens na hora de comprar. Hoje, existem soluções eficientes, biodegradáveis, que não agridem o corpo nem o planeta.

Veja aqui, é melhor pasta de dente com ou sem flúor?

Pasta de dentes natural biodegradável

A pasta de dente natural é formulada sem ingredientes químicos agressivos, como triclosan e parabenos, muito comuns nas versões tradicionais. Além disso, na composição só têm ingredientes do bem, biodegradáveis, que preservam a mucosa e a flora bacteriana natural da boca.

Para saber mais sobre os benefícios de usar uma pasta de dente natural, leia este artigo.

Tubo de pasta de dente é reciclável?

O tubo da pasta de dente convencional é composto por 75% de plástico e 25% de alumínio. Apesar de ser reciclável, o material reciclado perde valor devido à mistura de materiais.

A pasta de dente da positiv.a é a primeira linha de pastas de dente no Brasil com embalagem de plástico reciclado (40%) pós consumo e plástico verde, 100% reciclável. Espia só:

Pasta de dente natural
Pasta de dente natural: biodegradável, vegano, clinicamente testado, sem flúor.

Porque escovar os dentes?

A escovação regular dos dentes ajuda a remover a placa bacteriana, uma película pegajosa de bactérias que se acumula nos dentes. Além disso, ajuda a:

  • Prevenção de cáries dentárias.
  • Controle de doenças gengivais.
  • Mau hálito.
  • Prevenção de acúmulo de Tártaro.
  • Preservação dos dentes e da estrutura óssea que suporta os dentes.

Escova de dente é tudo igual?

Não! Já conversamos sobre o impacto ambiental da pasta de dente na vida marinha, e o descarte da sua escova de dente de plástico também contribui para esse problema.

Visto que, a cada ano, estima-se que 3,6 bilhões de escovas de plástico são descartadas, e os oceanos recebem cerca de 8 milhões de toneladas de plástico. Isso afeta a vida marinha de diversas maneiras, colocando em risco a saúde e a vida de animais.

Contudo, uma alternativa para reduzir esse impacto é usar uma escova de dente de bambu.

Onde deixar a escova de dente?

Após a escovação, é importante secar bem sua escova de dentes antes de guardá-la, assim:

  1. Enxágue a escova com água da torneira para remover a pasta de dente e demais resíduos.
  2. Bata levemente a escova na pia para remover o excesso de água.
  3. Guarde a escova em posição vertical, em local seco e arejado.

Com qual frequência devo trocar a escova de dentes?

Estudos comprovam que, após três meses de uso normal, as escovas de dentes perdem significativamente sua eficiência na remoção da placa bacteriana dos dentes e gengivas em comparação com escovas novas, porque as cerdas se deformam e não alcançam os cantos da boca com a mesma precisão, comprometendo a higiene bucal.

Além da questão física, é importante trocar a escova de dente após doenças como resfriado, gripe, infecção na boca ou dor de garganta (acredito que essa você não sabia!). Isso porque os germes podem se alojar nas cerdas e levar à reinfecção. Mesmo que você esteja saudável, fungos e bactérias se acumulam nas cerdas, reforçando a necessidade de trocá-la regularmente.

 

Troque sua escova de dente a cada 3 meses. A cada mês, faça uma descontaminação da seguinte maneira:

  1. Escolha uma panela grande o suficiente para que a cabeça da escova de bambu fique completamente submersa na água.
  2. Em seguida, leve a água para ferver, desligue o fogo e mergulhe a cabeça da escova de bambu na água fervente por 5 a 10 minutos.
  3. Remova a escova de bambu da água e deixe-a secar completamente ao ar livre, em local ensolarado.
Escova de bambu
Escova de dente de bambu. Faça parte da Comunidade do Whatsapp da positiv.a

 

A ciência também explica…

A professora Rosana Siqueira dos Santos orientou um estudo onde foi analisada a presença de microorganismos em escovas de dente, com 3 meses de uso e com apenas 1 mês de uso.

Nas escovas com um mês de uso, foram encontrados coliformes totais e termos tolerantes prevaleceram nas cerdas, porém houve uma redução significativa em relação aos Estafilococos coagulose negativos e aos bolores e leveduras. Esses microrganismos são causadores de doenças graves em seres humanos, são resistentes a antibióticos e são oportunistas. É por isso que, a maioria desses microrganismos leva de 20 a 30 minutos para dobrar sua geração e pode permanecer nas escovas até a próxima escovação, então a tendência é aumentar ainda mais a carga de bactérias e fungos nesses objetos. Sendo assim, com esse aumento vem o risco de ocasionar algum problema de saúde nos usuários como o aumento de cáries, a produção de mau hálito, problemas gastrointestinais, febre, entre outros.

Consulte o guia rápido e siga as instruções:

Infográfico Saúde bucal
Guia da saúde bucal para adultos

 

Esperamos que as dicas sobre saúde bucal e como adotar escolhas conscientes para preservar o meio ambiente tenham sido úteis e inspiradoras. Nas férias, aproveitemos o tempo para relaxar, conectar-nos com a família e amigos, e apreciar a natureza. Ao fazer escolhas sustentáveis, contribuímos para a preservação dos lugares que amamos, assegurando que futuras gerações possam desfrutar das belezas naturais que fazem parte de nossas memórias.

Bora multiplicar os impactos? 🌿🌊

 

Cupom de desconto primeira compra

 

 

REFERÊNCIAS:

– Paul, T., Taylor, T. & Babu R. S., A. Sodium lauryl sulphate (2019). Br Dent J 227, 1012

– Fakhry-Smith, S., Din, C., Nathoo, S. A., & Gaffar, A. (1997). Clearance of sodium lauryl sulphate from the oral cavity. Journal of Clinical Periodontology, 24(5), 313–317.

– Ersoy, M., Tanalp, J., Ozel, E., Cengizlier, R., & Soyman, M. (2008). The allergy of toothpaste: a case report. Allergologia et Immunopathologia, 36(6), 368–370.

– Tadin, A., Gavic, L., Govic, T., Galic, N., Zorica Vladislavic, N., & Zeljezic, D. (2019). In vivo evaluation of fluoride and sodium lauryl sulphate in toothpaste on buccal epithelial cells toxicity. Acta Odontologica Scandinavica, 1–8.

– Alli BY, Erinoso OA, Olawuyi AB. Effect of sodium lauryl sulfate on recurrent aphthous stomatitis: A systematic review. J Oral Pathol Med. 2019 May;48(5):358-364.

– Sälzer S, Rosema NA, Martin EC, Slot DE, Timmer CJ, Dörfer CE, van der Weijden GA. The effectiveness of dentifrices without and with sodium lauryl sulfate on plaque, gingivitis and gingival abrasion–a randomized clinical trial. Clin Oral Investig. 2016 Apr;20(3):443-50.

– Elkerbout, T., Slot, D., Bakker, E., & Van der Weijden, G. (2015). Chlorhexidine mouthwash and sodium lauryl sulphate dentifrice: do they mix effectively or interfere? International Journal of Dental Hygiene, 14(1), 42–52.

– Lippert F. An introduction to toothpaste – its purpose, history and ingredients. Monogr Oral Sci. 2013;23:1-14. 

– Review Side effects of sodium lauryl sulfate applied in toothpastes: A scoping review Shaira R Kasi et al. Am J Dent. 2022 Apr Side effects of sodium lauryl sulfate applied in toothpastes: A scoping review Shaira R Kasi et al. Am J Dent. 2022 Apr. Toothbrush wear in relation to toothbrushing effectiveness Martijn P C Van Leeuwen et al. Int J Dent Hyg. 2019 Feb. Free PMC article.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *