Umectação capilar: um cuidado essencial para fios saudáveis

O tratamento capilar e umectação é um dos cuidados mais importantes para manter os cabelos saudáveis e bonitos. Ela consiste na reposição dos nutrientes perdidos pelos fios, que podem ser danificados por diversos fatores, como o uso de produtos químicos, a exposição ao sol, ao vento e à poluição.

A especialista e Terapeuta Capilar, Luana Santana, preparou algumas recomendações para quando a hidratação capilar não estiver mais fazendo efeito. Vamos falar sobre a umectação capilar, um recurso mais potente para momentos em que os fios precisam de mais reparo.

.

Estrutura fio de cabelo

O que causa o ressecamento do cabelo?

Antes de entrar no assunto, é importante saber como o fio vai ficando ressecado. Aqui entra o conceito de Cimento Celular (CMC), ou seja, os lipídios entre as cutículas.

A cutícula é a camada externa protetora do cabelo,

bem parecida com as escamas de peixe. Desta forma, o Cimento Celular mantém essas cutículas unidas, formando uma barreira protetora e nutritiva.

Por isso, umectar o cabelo com frequência é a melhor alternativa para diminuir o ressecamento causado por:

– Ferramentas térmicas (secador, chapinha, babyliss) em excesso e sem protetor térmico;

– Usar água muito quente;

– O atrito de toalhas e fronhas;

– O excesso de água de piscina e mar. 

 

Como umectar os cabelos?

Tudo começa pela escolha de um bom óleo vegetal capilar de sua preferência. Opte por produtos livres de parabenos e petrolatos, pois estes componentes formam uma película no fio, impedindo a absorção de nutrientes. Os produtos naturais, por outro lado, entregam todos os benefícios aos fios.

Por exemplo, em épocas com temperaturas mais altas, pode-se fazer uma umectação capilar com uma manteiga natural, uma vez por semana. Aplique o produto com o cabelo seco e deixe agir por cerca de 30 minutos. Em seguida, lave o cabelo como de costume.

Essa técnica é muito eficaz para quem pratica atividades ao ar livre, pois protege os fios contra a ação do vento, da umidade e do atrito.

 

Gergelim

 

Além disso, a umectação com óleo natural é ideal para quem tem couro cabeludo sensível, pois o óleo é biocompatível, sendo absorvido pela pele e regulando a oleosidade.

Aplique algumas gotas de óleo natural e massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos, durante alguns minutos e sem fazer muita pressão.

O óleo repõe o manto hidrolipídico da pele, ou seja, fornece vitaminas para a pele e, a massagem aumenta o aporte sanguíneo, estimulando o crescimento capilar.

 

Quantas vezes por semana pode fazer a umectação no cabelo?

A recomendação é fazer a umectação uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo do tipo de cabelo.

Após realizar o tratamento, faça o processo de higienização do seu cabelo como de costume. Use um shampoo que limpe bem o cabelo, mas não seja antirresíduo. Em seguida, aplique o condicionador

O uso do condicionador após a umectação é recomendado, pois ajuda a equilibrar o pH do cabelo e a selar as cutículas, mantendo a hidratação.

 

Para as pessoas que gostam de fazer umectação com o cabelo seco, a recomendação é seguir as orientações mencionadas acima, realizando apenas uma vez por semana, para não gerar acúmulo do produto.

Aqui vai uma dica compartilhada na Comunidade do Whatsapp da positiv.a, usando o óleo de coco para o cabelo:

Relato Comunidade do Whatsapp da positiv.a

 

Umectar o cabelo é um cuidado essencial para manter os fios saudáveis e resistentes. Por isso, é importante incluir este ritual na sua rotina. O importante é escolher o método que melhor se adapta ao seu tipo de cabelo e às suas necessidades. 🙂

 

Cupom de desconto primeira compra

 

Conheça outros benefícios do óleo de gergelim e da manteiga de cupuaçu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *