Criando novos hábitos: como ser mais sustentável

Zero plástico

O começo de ano para alguns é um portal simbólico porque é o momento de recomeçar e implementar algumas mudanças na rotina. De forma geral, essas mudanças estão relacionadas aos bons hábitos para o bem-estar. No entanto, em nosso cotidiano, há outros aspectos que podem passar despercebidos, como criar novos hábitos mais sustentáveis.

Talvez você esteja pensando que é complexo acrescentar mais um item na sua lista de resoluções para o ano novo. Mas, na verdade, é um pouco mais simples do que parece.

Convidamos a Alice, jornalista vegana que nasceu com a preocupação com a sustentabilidade, para compartilhar 5 hábitos para ser mais sustentável.

 

5 dicas para começar o ano novo de forma mais sustentável

Ser uma pessoa mais sustentável é uma evolução constante. Talvez por isso, pareça tão inalcançável para algumas pessoas. Porém, cada atitude conta, por isso nessa trajetória é importante lembrar: feito é melhor que perfeito. Se cobrar para fazer tudo que você sonhou pode te sobrecarregar e dificultar o processo. Comece pelo que é possível e vá evoluindo conforme parecer viável na sua rotina.

Confira abaixo algumas dicas para você começar seu caminho e reduzir os impactos no meio ambiente:

 

1. O produto mais sustentável é o que já existe

Brechós, lojas de móveis usados, apps de venda/troca ou transformar o que você já tem em casa podem ser grandes aliados para reduzir o desperdício e economizar dinheiro. Você pode até se encontrar com amigas para trocar roupas e acessórios que vocês não usam mais.

Brechós
Brechós: segunda oportunidade

2. Procure alternativas sustentáveis para o que você já usa

Muitas marcas trazem a preocupação com o meio ambiente em seu DNA. Encontrar produtos que usam ingredientes naturais, embalagens sustentáveis e favoreçam produtores locais já é um grande passo na adaptação. Pode ser um shampoo em barra, um absorvente de pano ou uma escova de dentes de bambu

Pesquisar sobre as possibilidades já expande seus horizontes.

bucha vegetal
Agricultura familiar

3. Crie um kit sustentável

Você costuma pedir marmita e usar talheres de plástico? 

– Deixe talheres reutilizáveis e um guardanapo de pano na sua mochila. 

– Se tem o hábito de ir ao mercado depois do trabalho, tenha sempre uma sacola de tecido ou experimente um carrinho de feira para evitar as sacolinhas. Saquinhos para colocar frutas e verduras também reduzem o plástico. 

– Um copo retrátil e canudo reutilizável também são alternativas que podem estar sempre com você sem ocupar muito espaço. 

O importante é entender o que é útil para você ao invés de comprar tudo que vê pela frente só porque parece sustentável!

Saquinho rede de pesca
Saquinho de rede de pesca

4. Reduza, reutilize e recicle

Os três R’s que aprendemos na escola parecem batidos, mas fazem uma diferença tremenda! 

Reduzir o uso de água, consumo de carne e desperdício de energia elétrica são pequenos passos que podem fazer a diferença a longo prazo. Buscar alternativas para o plástico que você precisou produzir, desde guardar sobras até virar vaso de plantas, diminui o desperdício. 

Se informar sobre a coleta seletiva da sua cidade é importante para entender como separar o lixo e o que pode ser reciclado.

Reduzir, reutilizar, reciclar
Reduzir, reutilizar, reciclar

 

5. Pesquise sobre o assunto

Ter informação é um passo vital para transformar sua rotina. Entenda como funcionam as marcas, qual a origem dos ingredientes, como você pode fazer escolhas mais conscientes

Pode parecer uma tarefa chata, mas com o tempo se torna natural e você passa a ficar feliz por conseguir selecionar o melhor pra você e pro planeta. Acompanhar pessoas que vivem uma rotina parecida com a que você busca também pode trazer dicas valiosas e te inspirar.

Não existe uma receita mágica quando falamos de bons hábitos. A verdade é que a chave do sucesso está em aplicar e ser constante no que realmente funciona para você.

 

Cupom de desconto primeira compra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *