Ideias criativas de decoração de natal: faça você mesmo

Decoração de natal faça você mesmo

Com a chegada da temporada natalina, muitos de nós anseiam por transformar nossos lares em cenários encantadores e festivos. No entanto, nem sempre a primeira opção é pensar numa decoração de Natal do tipo “faça você mesmo”.

É possível fazer uma decoração de Natal sem gastar muito, utilizando alguns materiais que temos em casa. Por isso, convidamos a Thaís Bittencourt, Designer de Interiores e Criadora de Conteúdo, para compartilhar algumas dicas. Vem com a gente!

O que comprar para enfeitar a casa de Natal?

Já parou para pensar no quanto consumimos na época que antecede o Natal? É presente, embalagem, decoração e por aí vai. Entretanto, se você não quer entrar nessa onda, mas quer ter uma decoração com personalidade e com muito reaproveitamento de materiais, deixando sua casa linda e pronta para festa, aqui vão algumas ideias de decoração para fazer com as coisas que você já tem.

Quais os tipos de enfeites de Natal?

1. Árvore de Natal:

Se uma árvore artificial não combina com você ou está fora do seu orçamento, pode utilizar pedaços de bambu para recriar o formato cônico da árvore e decorar com muitas luzinhas. 

Você também pode reaproveitar uma escada e enfeitá-la para criar sua própria árvore de Natal.

Ou fixar galhos na parede de diferentes tamanhos formando uma árvore, ideal para quem tem pouco espaço ou gatos.

Decoração de natal faça você mesmo
Árvore de Natal

2. Enfeites:

Enfeites para árvore ou topo de árvore feito de pregador de roupas. Podem ser pintados ou mantidos na cor de madeira, eles trazem rusticidade para a decoração e um clima boho pra quem curte esse estilo.

Bolinhas de Natal feitas com “bolachas” de galhos de árvores ou até lenha. Aproveite a época de chuva ou de podas para cortar “bolachinhas” e fazer seus próprios ornamentos.

Recortes de papelão em diversos formatos, que podem ser pintados com caneta branca, dando aquele efeito de gingerbread (biscoitos de gengibre).

Decoração de natal faça você mesmo
Enfeites de Natal

3. Porta de entrada:

  • Enfeite com ramos de pinheiro, fita e pinha.
  • Ou um laço bem grande de juta.
  • Ou uma guirlanda feita com base de papelão e folhas coladas.
Decoração de natal faça você mesmo
Decoração de porta

Como montar uma mesa simples para o Natal?

  • Comece utilizando uma tábua de corte, para arrumar potes de vidro decorados com sal grosso, velas e sisal. 
  • Para o centro da mesa, espalhe folhagens e flores colhidas na rua ou no seu jardim. Aqui vale brincar com os diferentes tamanhos e texturas desses materiais.
  • Sobre os pratos, se não tiver guardanapos de pano, pode utilizar um comum, juntando os talheres e amarrando com uma corda de sisal e um raminho de pinheiro ou alecrim.
Decoração de natal faça você mesmo
Mesa posta

Como fazer embrulhos de presentes simples?

Assim como a decoração de Natal do tipo “faça você mesmo” nos ajuda a economizar e inspira a criatividade, reaproveitar alguns materiais e acessórios para utilizar como embrulhos para presentes também pode ser um aliado na hora de economizar e, de quebra, contribuir com as práticas eco-friendly e o movimento zero plástico.

Exemplos de materiais necessários:

  • Embrulho de sua escolha: Pode ser uma bandana ou pano, lenço, caixas de papel ou até mesmo sacos de papel das lojas.
  • Fita de tecido ou cordão: Para amarrar o tecido.
  • Enfeites opcionais: ramos de pinheiro, galhos de canela ou cartões feitos à mão.
Decoração de natal faça você mesmo
Embrulhos de presentes

Ao dar vida à decoração de Natal com nossas mãos, incorporamos um pedaço de nós mesmos em cada detalhe. É aqui que reside o verdadeiro encanto do Natal.

Além disso, o “faça você mesmo” não se trata apenas de economizar, mas também de cultivar uma conexão mais profunda com as tradições natalinas. Cada enfeite artesanal conta uma história, seja na escolha dos materiais, na inspiração por trás do desenho ou nas risadas compartilhadas durante o processo criativo.

Boas festas! 🎄

Cupom de desconto primeira compra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *