Com Flúor ou Sem Flúor?


Entenda mais sobre essa substância!

Para quem está em busca de hábitos de saúde bucal mais naturais, prestar atenção aos ingredientes que compõem a fórmula dos cremes dentais é essencial. A pasta de dente sem flúor, assim, surge como uma alternativa, com princípios ativos da natureza capazes de substituir as funções dessa substância na limpeza e cuidado bucal.  Hoje, existem pastas e géis dentais sem flúor seguros para crianças e adultos, com propriedades que respeitam as especificações de cada faixa etária. Na positiv.a, temos pasta de dente de menta e melaleuca, laranja e canela e gel dental infantil de salada de frutas, todas sem flúor, triclosan e parabenos. Para entender um pouquinho mais sobre o tema, continue com a gente na leitura a seguir!  




Mas o flúor é amigo ou inimigo?   



Por aqui não tem essa! Não há consenso e não buscamos por isso (ao menos, não nesse tema!). Há muito se discute sobre os benefícios e malefícios do flúor. Tem dentista que defende, tem dentista que é contra… enquanto houver estudos científicos para os dois lados, ficará a critério de cada um optar pelo que julgar ser melhor pra si. A Ciência é viva e está em constante transformação, adaptação e evolução. Quantas coisas eram tidas como “normais” e hoje são amplamente proibidas? Lembra que as pessoas nos anos 70 usavam Coca Cola e óleo de cozinha para se bronzear? Alô, protetor solar! Assim como o amianto, que hoje é banido de muitos países e aqui no Brasil foi proibido apenas em 2017!

E se nem pasta a gente usar?   

Já parou pra pensar que pode ser que nem seja necessário, de fato, usar pasta de dente, se você tiver uma boa alimentação, escovar e passar fio dental com alta regularidade e frequentar dentista frequentemente? Pois é! No livro “O poder do hábito” o autor Charles Duhigg conta um pouco sobre como a publicidade criou, lá nos anos 1900 e pouquinho, a “necessidade” da pasta de dente para vender mais creme dental em decorrência de uma sensação (a de sentir os dentes lisinhos e a boca fresca), de forma que em 1930 a pasta de dente já estivesse sendo vendida em diversos países. Ou seja, tem opinião pra tudo! E a Ciência não tem um lado só nessa História!   

Por que usar pasta de dente natural?

A pasta de dente natural busca trazer ingredientes que fazem bem à nossa saúde e ao planeta, preservando a mucosa e a flora bacteriana natural da boca.   Para garantir que haja higiene e proteção adequados é realizada a utilização de extrato glicólico de raspas de juá, xilitol, extrato de folha de aloe vera, bem como óleos de folha de menta, casca de citrus (laranjeira), folha de canela e óleo de flor de camomila.   Cada princípio ativo entra na fórmula para assegurar função antibacteriana, detergente, antifúngica e, claro, refrescância e aquela sensação docinha, provenientes de aromas naturais. 

 



 Se a pasta da positiv.a não tem Flúor, como sou protegido de microorganismos/bactérias? Qual componente faz o papel do Flúor?  

A positiv.a preza por ingredientes seguros, e evitamos ingredientes polêmicos. O flúor é um deles. Como não há consenso entre os estudiosos sobre o real risco desse componente, mas há estudos que mostram relação entre o flúor e determinadas doenças, nós optamos por não ter flúor em nossas pastas.   Mais do que ter ou não ter flúor, o que realmente evita as cáries são: 

1) escovação após cada refeição, associada ao uso de fio dental; 

2) alimentação adequada, com consumo reduzido de açúcar.

  A combinação dos componentes naturais Xilitol, raspas de Juá e óleos essenciais do nosso creme dental tem a funcionalidade de proteger os dentes de bactérias e microorganismos. São componentes da natureza com eficácia comprovada em diversos estudos, dá uma olhadinha aqui, ó: artigo revista Unesp.  
O Óleo de folha de Canela e o extrato de Estévia, que estão presentes em nossa composição, são óleos antibacterianos, além de trazerem um gostinho incrível para o creme dental!  
Já no Gel Infantil, quem faz essa função é o Xilitol. O Xilitol é um composto orgânico muito potente, capaz de: reduzir a incidência de cáries; estabilizar íons, cálcio e fosfato na saliva e, consequentemente , remineralizar os dentes; estabilizar as cáries já formadas; controlar o pH da placa e neutralizar a acidez da saliva após o consumo de sacarose.

Aqui na positiv.a sempre iremos focar em hábitos saudáveis. E qualquer ingrediente que cause dúvidas ou possíveis impactos negativos pra nós e pro meio ambiente, não serão considerados em nossas formulações. Por meio de testes e pesquisas, encontraremos sempre substituições naturais e eficazes! Nosso time está comprometido com isso!   
Ou seja, com trocas positivas a gente consegue chegar a um resultado natural que garante todos os cuidados necessários com sua saúde bucal! Quer experimentar por aí? Então não deixe de conhecer nossos lançamentos em pastas de dentes!

E só para reforçar! Não levantamos bandeira contra nenhum ingrediente citado aqui nesse texto! Apenas temos a visão de oferecer aos nossos clientes produtos com menos químicos, fórmulas mais limpas e livres de ingredientes polêmicos. Não somos perfeitas, e nem almejamos ser. Estamos fazendo o que realmente acreditamos: produtos que geram impacto socioambiental positivo por um planeta mais justo para todos os seres. Respeitamos todas as opiniões e estudamos os assuntos para levar informação de qualidade ao nosso público – mesmo que parte dele não concorde com a nossa visão. E está tudo bem! Seguimos!

 

Cupom de desconto primeira compra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *