A importância do envio zero plástico

Zero plástico

O envio zero plástico de produtos é uma prática cada vez mais importante para preservar o meio ambiente. Hoje, adota-se abordagem desse envio para produtos diante do aumento da conscientização sobre a poluição plástica e seus efeitos negativos na vida marinha e na saúde humana.

Ao enviar produtos sem plástico, as empresas estão reduzindo a quantidade de resíduos plásticos que acabam em aterros sanitários e no meio ambiente. Para saber mais sobre a importância do envio zero plástico, continue a leitura de nosso artigo e vem ver como a positiv.a já está atuando!

Por que optar por envio zero plástico? 

A explicação é simples: o plástico é um material que leva centenas de anos para se decompor e pode se fragmentar em pedaços menores. Estes, por sua vez, acabam poluindo oceanos e rios. Assim, prejudica a fauna marinha e entra, também, na cadeia alimentar humana.

Além disso, muitas vezes o plástico utilizado em embalagens não é reciclável e acaba sendo descartado de maneira inadequada. Tendo em vista esse contexto, as empresas estão ajudando a evitar a produção desnecessária de lixo e a proteger o meio ambiente ao optar por essa abordagem.

Benefícios do envio zero plástico 

O envio zero plástico é uma forma de incentivar a economia circular. Promove-se, com ele, uma cadeia produtiva mais sustentável e a colaboração com a redução da produção de resíduos.

Diante disso, sempre que puder, opte por materiais recicláveis, compostáveis e biodegradáveis! Na positiv.a, por exemplo, temos um desodorante em bastão com embalagem compostável em que nada se perde! E todos os ingredientes se degradam na natureza sem fazer mal a ela.

Do mesmo modo, outro benefício do envio zero plástico é a economia de recursos naturais. Neste contexto, as empresas estão reduzindo o consumo de plástico e de matérias-primas que podem ser escassas ou gerar impactos ambientais significativos em sua extração.

Por fim, a adoção do envio zero plástico também pode ser um diferencial para os negócios, já que muitos consumidores estão buscando produtos sustentáveis. Bem como buscam opções que tenham menor impacto ambiental.

Organizações que utilizam embalagens de materiais recicláveis, biodegradáveis ou compostáveis podem atrair esses consumidores e fortalecer sua imagem de responsabilidade social e ambiental.

Alternativas sustentáveis 

Nesse sentido, existem diversas alternativas para embalagens sem plástico. Entre elas, vale citar papel, cartão, madeira, vidro, tecido e bioplásticos, que são feitos a partir de materiais renováveis e biodegradáveis.

Diante dessas opções, é possível escolher a opção mais adequada para cada produto e sua cadeia produtiva. Levando em consideração a eficiência logística, o custo-benefício e o impacto ambiental de cada material.

Mas a responsabilidade não acaba aqui! É importante destacar que a abordagem do envio zero plástico deve ser vista como um passo inicial para a promoção da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental.

As empresas devem estar comprometidas de verdade em reduzir sua pegada ecológica em todas as etapas de sua cadeia produtiva. Desde a escolha dos materiais até o descarte adequado das embalagens e resíduos. Elas encabeçam, afinal, o movimento por melhorias e o exemplo para sua comunidade.

Este é um compromisso que tem sido adotado, cada vez mais, por negócios certificados pelo Sistema B, como a gente, comprometidos com os objetivos de desenvolvimento sustentável. As empresas conectadas ao Sistema B integram um movimento que acredita na nova economia e no futuro sustentável. Por conta disso, aqui o consumo consciente é imprescindível!

Em resumo, o envio zero plástico de produtos ecológicos é uma prática cada vez mais importante para preservar o meio ambiente e promover a economia circular, reduzindo a produção de resíduos plásticos, protegendo a vida marinha e economizando os recursos incríveis com que a natureza nos presenteia!

Comunidade do Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *