Tudo que você precisa saber sobre desodorante natural

Um guia para você escolher o melhor desodorante natural pro seu corpo

É fato: todo mundo gosta de estar cheirosinho. Pensando nisso, começamos em nosso blog, de forma objetiva e fácil de entender, uma série de artigos com tudo o que você precisa saber pra escolher o melhor desodorante natural – aquele pra chamar de seu!

Bora lá?

Tá na correria?

Então aqui vai um resumão do que abordamos na série!  😉

  • O suor em si não tem cheiro – o que deixa o corpo com mau cheiro são as bactérias presentes na pele;
  • Qual a diferença entre Desodorante e Antitranspirante – fizemos um mergulho neste link. O Desodorante inibe ou neutraliza maus odores; já o Antitranspirante (ou antiperspirante) bloqueia a transpiração;
  • Não existe “o melhor desodorante de todos” – o que existe é o melhor desodorante para o seu corpo, e a melhor forma de descobrir é testando!
  • Os principais ingredientes considerados polêmicos ou agressivos para a saúde e para o meio-ambiente são: alumínio, ftalatos, triclosan, parabenos – melhor evitá-los!;
  • Se atualmente você usa desodorante convencional e deseja começar a usar um desodorante natural, saiba que há um período de adaptação que costuma variar de 7 a 30 dias; neste período, será necessário reaplicar o produto natural ao longo do dia, pois seu corpo ainda estará eliminando resquícios dos ingredientes químicos tradicionais. Não desista, todo mundo passa por esse estágio – mas vai valer a pena! O número de reaplicações varia de pessoa para pessoa;
  • E qual formato escolher na transição? Recomendamos escolher o formato mais próximo do desodorante que você já usa: se você atualmente usa aerossol, opte por um desodorante natural líquido em spray; se usa stick ou roll-on, opte por um desodorante natural em bastão; mas isso não é regra, apenas uma forma de se adaptar à mudança mais facilmente.

Na positiv.a, temos duas opções 100% naturais, nos formatos líquido e bastão. Vem conhecer nossos desodorantes

Vamos falar dele: o temido suor

A gente sabe que ninguém gosta de ter as famosas “pizzas” embaixo dos braços – mas o suor é muito importante: a função dele é resfriar o corpo, garantindo que nossa temperatura esteja adequada para nossas funções vitais.

Formado 99% por água, nele também estão presentes sais minerais, proteínas (como a dermicidina, responsável por regular bactérias da pele), além de toxinas que são expelidas do nosso corpo.

Cada pessoa tem uma composição única de suor, o que faz com que ele seja praticamente como uma impressão digital: ainda que haja variação de acordo com o sexo, idade, estresse, alimentação e outros aspectos, a mistura de mais de 300 compostos permanece única para cada indivíduo. Ou seja: o seu cheirinho é só seu! ♥

O suor é produzido nas milhões de glândulas sudoríparas que ficam na derme (camada do meio da nossa pele), que são divididas em glândulas sudoríparas écrinas (presentes no corpo todo e que produzem maior quantidade de líquido) e apócrinas (presentes principalmente nas axilas e partes íntimas; produzem menor quantidade de líquido, porém com maior presença de resíduos de bactérias, e por isso essas regiões têm um cheiro mais intenso).

As glândulas sudoríparas são ativadas a partir da produção de hormônios iniciada por volta dos 10 anos de idade, e por isso o mau odor pode surgir nesta fase. A Anvisa regulamenta o uso de desodorantes a partir dos 12 anos de idade – esta é a indicação oficial para início de uso do produto, mesmo para os desodorantes naturais. Caso haja necessidade de uso antes dessa idade, o recomendado é procurar orientação médica.

Desodorante ou antitranspirante? Convencional ou natural? Entenda as diferenças

Desodorantes são produtos que neutralizam ou mascaram odores, porém sem interromper a produção de suor. Já os antitranspirantes (também chamados de “antiperspirantes”) contêm sais de alumínio que bloqueiam as glândulas sudoríparas, fazendo com que o corpo não produza suor na região onde o produto foi aplicado. Pode haver risco de inflamação da região em decorrência do entupimento das glândulas.

Desodorantes e antitranspirantes convencionais usam fragrâncias sintéticas em sua composição para mascarar odores e perfumar a pele; já desodorantes naturais usam, na maioria das vezes, óleos essenciais que, além de perfumar naturalmente a pele, também têm propriedades funcionais – como a melaleuca, que é antifúngica e bactericida.

Na positiv.a, hoje, a gente trabalha com duas versões de desodorantes naturais que atendem a diferentes necessidades e experiências de uso. Nosso desodorante 100% natural em bastão, por exemplo, é feito com manteiga de cupuaçu, bicarbonato de sódio e óleos essenciais de Lavanda e Melaleuca, tem um cheirinho suave e vem em embalagem compostável – o primeiro do Brasil!

Já nosso desodorante natural líquido é feito com extrato de aloe vera e 6 óleos essenciais orgânicos, o frasco de vidro rende 750 borrifadas, o que corresponde a cerca de 4 meses de uso. Sua fórmula dermatologicamente testada garante 24h de proteção contra o mau odor.

Quer começar a fazer trocas positivas pela sua saúde? Não deixe de conhecer esses produtos naturais!

Fontes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *