Alergia a desodorante? Coceira? Manchas? Saiba como cuidar da pele das axilas

Mulher jovem aplica desodorante natural

A procura por cosméticos naturais aumenta ano após ano e os desodorantes naturais são um dos produtos de maior busca. Isso porque, além da diferença nos ingredientes de perfumação, os produtos naturais são livres de ingredientes potencialmente nocivos à saúde ou ao meio-ambiente.

Entre esses ingredientes, vale citar o triclosan (conservante não-biodegradável que coloca em risco a vida aquática devido ao seu uso em grande escala em diversos tipos de produtos), os parabenos (conservantes proibidos em diversos países por terem relação com aparecimento de câncer, pois interferem na comunicação celular) e os ftalatos (usados para dar cremosidade e fixação a cosméticos, estão relacionados a problemas respiratórios, cardíacos e comprometimento da saúde reprodutiva masculina). 

A pele das axilas é bastante sensível, e por isso propensa a sofrer com irritações e alergia a desodorante. Ingredientes químicos agressivos de versões convencionais – cujas fórmulas podem conter mais de 30 ingredientes -, traumas na pele – como o causado por depilação, por exemplo -, ou ressecamento da região, podem ocasionar o aparecimento de manchas, coceira, vermelhidão e aspereza. Alergias nas axilas são comuns, e podem surgir a qualquer momento da vida – inclusive a produtos que antes não ocasionavam o problema. 

Para minimizar o risco de alergia na axila, o ideal é lavar a região com sabonetes de pH próximo ao da pele, manter a área hidratada e usar produtos feitos com menos ingredientes e, entre eles, ingredientes calmantes, como o aloe vera, presente em diversos desodorantes naturais. A textura e performance dos desodorantes naturais vêm – como o próprio nome diz – da natureza: óleos vegetais, manteigas, ceras, extratos botânicos, óleos essenciais e sais, como o bicarbonato de sódio que, apesar de ser um excelente ativo, também pode ocasionar alergias em peles mais sensíveis. 

Por isso, o ideal é consultar o rótulo do produto para saber se foi testado dermatologicamente e experimentar opções, descobrindo aquele que é mais adequado pra você. E, claro: ao sinal de alergias, suspenda o uso do produto e procure um médico!

Alumínio: afinal, faz bem ou faz mal?

Os antitranspirantes convencionais usam sais de alumínio em sua composição para reduzir o suor – em contato com a pele, o alumínio forma uma espécie de gel que encapa a área onde foi aplicado, bloqueando as glândulas e a produção de suor da região. Esse efeito é temporário, mas pode se acumular por um curto período de tempo, como por alguns dias. 

O risco real do alumínio ainda não foi comprovado pela ciência  – há estudos no passado que relacionaram o alumínio com o aparecimento de câncer de mama; porém, há questionamentos em relação aos estudos e ainda não se chegou a uma conclusão.

E, justamente por ainda não se saber exatamente o que o alumínio pode causar no nosso corpo, os produtos naturais evitam sua utilização – afinal, o alumínio não deixa de ser um metal pesado e que não faz parte do nosso corpo!

Como escolher um desodorante natural?

Assim como os desodorantes convencionais, os desodorantes naturais também estão disponíveis em muitos formatos e fórmulas. Conheça os principais e suas indicações!

Formatos

  • Sólido (bastão ou barra): sólido estruturado principalmente por manteigas, ceras e óleos; colaboram com a hidratação das axilas; podem ter o preço mais elevado por causa das manteigas e ceras vegetais, que são ingredientes mais nobres; geralmente têm toque seco; a textura pode variar levemente conforme a temperatura do ambiente, e em dias mais frios a transferência do produto para as axilas pode levar alguns segundos a mais (mas nada que o contato com a pele por alguns segundos não resolva!). Disponíveis também em embalagens zero plástico, como o desodorante 100% natural em bastão da positiv.a  😉
  • Creme: produtos de textura cremosa que podem vir em latinhas (que você precisará pegar o produto com os dedos para aplicá-lo) ou roll-on (que você aplica diretamente por meio da esfera). Disponível em embalagens de metal, vidro e plástico.
  • Líquido: disponíveis em formulações com álcool (secagem rápida e maior efeito sobre bactérias) ou sem álcool (ideal para peles super sensíveis), é um dos formatos mais práticos de se aplicar e confortável para quem tem pêlos nas axilas. Disponível em embalagens plásticas ou de vidro. O formato aerossol, comum em produtos convencionais, precisa de gases propelentes (e inflamáveis) como o butano, o isobutano e o propano para liberar o produto, o que é evitado em desodorantes naturais.
  • Cristal (ou Pedra Hume): formato menos comum, mas que vem ganhando popularidade, o cristal de alúmen – ou alúmen de potássio – é um mineral extraído da alunita e que pode ser encontrado em pedra ou pó. Tem ação bactericida e cicatrizante, e é capaz de reduzir os poros, diminuindo a transpiração. Apesar de natural, pode ocasionar alergia a desodorante ou irritações em peles mais sensíveis. Para usar, basta molhar o cristal e passá-lo nas axilas. Tem altíssima durabilidade – uma pedra pode durar até dois anos! – e também um dos preços mais elevados. Vem em embalagens plásticas.

Ativos e Perfumes

Os ativos mais utilizados em desodorantes naturais são sais como o bicarbonato de sódio, metais como a prata, o zinco e o magnésio, e óleos essenciais, como a melaleuca, que é bactericida e fungicida. 

Para a perfumação, geralmente são usados outros óleos essenciais além da melaleuca, como a lavanda, o alecrim, o capim-limão, o gerânio… e para cuidar da pele, ingredientes como o aloe vera, o bisabolol e extratos botânicos acalmam a região.

Se você está à procura de um desodorante natural, vegano, que dê conta do recado no dia a dia e ainda cuide da natureza, por aqui a gente tem o desodorante 100% natural em bastão, feito com lavanda e melaleuca, e o desodorante 100% natural líquido, feito com extrato de aloe vera e 6 óleos essenciais orgânicos.

Uma combinação super especial, feita de natureza e, claro, a escolha dos melhores ingredientes da natureza, em território brasileiro, para proteger suas axilas. Se você quiser saber mais sobre o assunto e ainda não tiver lido o primeiro artigo de nossa série sobre desodorantes naturais, não deixe de conferir Tudo que você precisa saber sobre desodorante natural.

Fontes:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *