Você sabe qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo? Quais as maiores particularidades de cada estilo de vida?
Neste post, você vai entender de uma vez por todas o que acreditam vegetarianos e veganos. Portanto, continue lendo!
Entenda a diferença entre vegetarianismo e veganismo
Basicamente, a diferença entre vegetarianismo e veganismo vai além do regime alimentar: é realmente um estilo de vida!
Além disso, também é preciso elencar que entre essas duas formas de se alimentar e consumir, temos outros grupos que também vivem de forma diferente da tradicional.
Em todos eles, temos como base a exclusão de carnes de todos os tipos. Agora, veja quais são as principais diferenças entre uma e outra:
Ovolactovegetarianismo
Os ovolactovegetarianos têm a sua dieta com restrição apenas de carnes em geral. No entanto, ovos e derivados do leite estão liberados na alimentação.
Lactovegetarianismo
Os lactovegetarianos não comem carnes em geral e nem ovos. Além de cereais, frutas, oleaginosas, verduras e legumes, também estão liberados os derivados de leite, como queijos, iogurtes e leites.
Esse estilo de vida e de alimentação é muito comum na Índia, por exemplo. Contudo, vem ganhando destaque na América Latina também.
Ovovegetarianismo
Diferente do exemplo anterior, os ovovegetarianos não podem consumir alimentos que sejam derivados de leite e carnes em geral.
O consumo de ovos está liberado no cardápio, como diz o nome!
Leia também: Você come pensando no planeta?
Vegetarianismo semi estrito
Para vegetarianos semi estritos, temos uma junção de todos os exemplos acima. Ou seja, não estão liberadas as carnes, ovos e laticínios. No entanto, é possível consumir o mel.
Vegetarianismo estrito
Vegetarianos estritos não consomem carnes, leites e derivados, ovos e mel. Portanto, nesse tipo de alimentação e estilo de vida, a dieta é à base de plantas.
Veganismo
Agora, você deve estar se perguntando: qual a maior diferença entre uma pessoa vegana para uma vegetariana estrita?
Bem, essa confusão é normal! Temos o costume de relacionar o veganismo com a alimentação. E, sim! Tem tudo a ver, mas o estilo de vida vegano é muito mais amplo do que o campo da nutrição.
Basicamente, para um vegetariano estrito, as restrições são apenas alimentares. Contudo, para um vegano, todo o consumo importa: tudo o que é de origem animal, vem de exploração animal ou é testado em animais não é consumido!
Dessa forma, um vegano presta atenção em suas roupas, itens de higiene, limpeza, decoração, alimentação, acessórios, móveis, cosméticos, saúde e tudo o que faz parte do seu dia a dia.
Além disso, outras lutas são comuns aos veganos, como por exemplo o fim da exploração animal em zoológicos, circos, rodeios e muitos outros.
É possível aderir ao veganismo começando pelo vegetarianismo?
Sim! Esse é um caminho comum de transição que muitas pessoas aderem. Inclusive, os exemplos que passamos neste post também são interessantes para quem quer cuidar de si e do planeta como um todo.
Da mesma forma, é possível começar a mudança olhando para a sua alimentação e substituindo as carnes primeiro, depois os ovos, depois os derivados de leite e, por último, o mel.
Aos poucos, você vai olhar para seus hábitos e as marcas que consome todos os dias. Inclusive, temos um post muito completo para você, que quer reduzir o seu consumo de carne.
Os produtos da Positiv.a são veganos?
Agora, se você quer fazer parte dessa mudança e rever seus hábitos de consumo por completo, você precisa conhecer os produtos da Positiv.a! <3
Nossas linhas de limpeza e autocuidado são totalmente veganas, sem testes em animais, que valorizam a economia circular e a agricultura familiar.
Além disso, todos os nossos produtos são hipoalergênicos e perfeitos para toda a família! Podem ser usados em adultos, pessoas com alergias, crianças, bebês e pets. Dessa forma, todo mundo entra na onda e a economia também é refletida no bolso.
Gostou deste post sobre as diferenças entre vegetarianismo e veganismo e quer conhecer mais sobre os produtos da Positiv.a? Então, clique no banner abaixo e acesse o nosso site agora!