Qual é a melhor pasta de dente infantil?

Quando os primeiros dentes dos bebês começam a aparecer, surgem muitas dúvidas sobre qual é a pasta e escova de dente mais adequada, bem como a maneira correta de usá-las. Contudo, muitas vezes a escolha não está associada a que a escolha de uma pasta de dente infantil adequada pode repercutir na saúde  da criança ao longo da vida. Convidamos a Dra Ana Paula Brugnera, dentista formada pela Unicamp com mestrado na Bélgica, para explicar melhor sobre a importância da escolha da pasta de dente mais adequada para as crianças, sem corantes artificiais e outros aditivos químicos.

 

A fase do desenvolvimento dos primeiros anos é a mais importante e mais vulnerável

Vamos imaginar uma gota de um ingrediente nocivo caindo em uma caixa d ‘ água. Ela será diluída em 500 litros de água. Agora imagina essa mesma gota sendo depositada em um copo pequeno. Sim, a concentração do ingrediente nocivo no copo será muito maior. Assim acontece com as crianças, nesta fase, uma gota de um produto nocivo é significativamente mais relevante para a saúde das crianças do que para nós, que temos mais massa corporal para distribuir a substância. Além de todo o efeito cumulativo. Imagina esse copinho recebendo uma gotinha por dia do ingrediente nocivo, ou pior, três vezes por dia, que é a quantidade de vezes que a pasta de dente entra em contato com a mucosa, e é absorvida. E, muitas vezes, é engolida também. Quem nunca, né?

 

No final, o que devemos considerar ao escolher a melhor pasta de dente infantil?

Um produto que traga equilíbrio para a flora oral, que acalme a gengiva irritada, que seja natural, que ajude na remoção da placa bacteriana e que tenha um paladar agradável sem adição de adoçantes e sem corantes artificiais.  Além disso, optar por produtos com ingredientes naturais é uma forma inteligente de proteger o bebê e, ao mesmo tempo, ajudar o meio ambiente.

 

Você sabia que alguns componentes químicos podem afetar a saúde das crianças ao longo prazo?

É comum encontrar no mercado, pastas de dente coloridas, com sabor adocicado (muito artificial) e cheias de componentes químicos nocivos à saúde.  Os corantes artificiais atraentes estimulam o consumo de diversos produtos alimentares e cosméticos.  Artigos científicos evidenciam que esses corantes estão associados a efeitos nocivos nas crianças. Os corantes artificiais contêm produtos químicos neurotóxicos que agravam os problemas de saúde mental. O corante artificial geralmente contém petróleo e é fabricado em um processo químico que inclui formaldehído, anilina, hidróxidos e ácidos sulfúricos. A maioria das impurezas nos corantes alimentares está na forma de sais ou ácidos. Às vezes, chumbo, arsênico e mercúrio podem estar presentes como impurezas. A revista The Lancet publicou, em 2007, um artigo onde foi realizado um ensaio cruzado randomizado, duplo-cego, controlado por placebo para testar se a ingestão de corantes e aditivos alimentares artificiais (AFCA) afetava o comportamento infantil. Desta forma foi medida a hiperatividade global , Global Hyperactivity Aggregate (GHA), utilizando escores de comportamento, avaliações de professores e pais, além de, para crianças de 8/9 anos, um teste computadorizado de atenção. O estudo concluiu que corantes artificiais ou conservantes de benzoato de sódio (ou ambos) na dieta resultam em aumento da hiperatividade em crianças de 3 e 8/9 anos na população em geral. O benzoato de sódio, um conservante adocicado, está presente em várias pastas de dentes. Além dos corantes artificiais, que atraem as crianças com suas cores chamativas, mas, como já explicado, são agentes químicos perigosos e, principalmente, neurotóxicos, as pastas de dente também exageram em sabores artificiais. Nessa fase delicada, em que o paladar está sendo formado, a presença constante desse sabor artificial, geralmente consumido três vezes ao dia, pode distorcer completamente a percepção gustativa.

 

Prefira uma pasta de dente natural

Opte por uma pasta de dente sem sabor e sem corantes artificiais, que não afete o desenvolvimento infantil. Cheire, veja a cor dos cosméticos usados nas crianças. A saúde delas agradece. Complete a sua escolha consciente com a escova de dente de bambu infantil, seu corpo e a natureza agradecem. A Dra Ana Paula, atua em consultório particular em São Paulo, onde preconiza tratamentos naturais e integrativos para os pacientes.  

 

Referências:

1) The Lancet, 2007 Nov 3;370(9598):1560-7.Food additives and hyperactive behaviour in 3-year-old and 8/9-year-old children in the community: a randomised, double-blinded, placebo-controlled trial Donna McCann 1, Angelina Barrett, Alison Cooper, Debbie Crumpler, Lindy Dalen, Kate Grimshaw, Elizabeth Kitchin, Kris Lok, Lucy Porteous, Emily Prince, Edmund Sonuga-Barke, John O Warner, Jim Stevenson Affiliations expand PMID: 17825405  DOI: 10.1016/S0140-6736(07)61306-3 2) Altern Ther Health Med . 2015:21 Suppl 1:52-62. Immune reactivity to food coloring Aristo Vojdani, Charlene Vojdani 3) Neuroterapêutica .Julho de 2012;9(3):599-609. doi: 10.1007/s13311-012-0133-x.Artificial food colors and attention-deficit/hyperactivity symptoms: conclusions to dye for L Eugene Arnold 1, Nicholas Lofthouse, Elizabeth Hurt 4) Adv Neurobiol . 2020:24:481-504. doi: 10.1007/978-3-030-30402-7_15.2020:24:481-504. Food Color and Autism: A Meta-Analysis Prabasheela Bakthavachalu 1, S Meenakshi Kannan 2, M Walid Qoronfleh 3 5) Ciência .13 de janeiro de 2023;9(2):eade6561. doi: 10.1126/sciadv.ade6561. Epub 2023, 11 de janeiro. Plasticidade dependente da experiência dos circuitos gustativos do córtex insular e preferências gustativas Hillary C. Schiff 1, Joshua F. Kogan 1 2 3, Maria Isaque 1 2, Lindsey A Czarnecki 1, Alfredo Fontanini 1 2, Arianna Maffei 1 2 Afiliações expandir PMID: 36630501 IDPM: PMC9833665 DOI: 10.1126/sciadv.ade6561 Artigo gratuito do PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *