Oceano e mar: você sabe qual é a diferença?

mar-grécia

Em 8 de junho comemoramos o Dia dos Oceanos. Já no dia 12 de outubro, celebramos o Dia do Mar. Sabendo disso, pode ficar o questionamento: qual a diferença entre oceano e mar?

Continue a leitura para saber mais sobre oceanos, mares e as particularidades de cada um!

Qual a diferença entre oceano e mar?

Oceanos são os maiores corpos de água salgada do mundo.

Enquanto os mares são porções menores, também de água salgada, por vezes cercadas completamente pelos continentes.

Para compararmos, o menor dos oceanos, o oceano Índico, tem 73 milhões de km² de superfície.

o maior dos mares, o Mar Arábico, se estende por 3,6 milhões de km²

O maior problema em definir oceanos e mares é que eles estão quase sempre conectados. Ou seja, se pensarmos de uma forma mais ampla, pode não haver diferença entre oceano e mar. Eles são uma coisa só. Porém, para facilitar a identificação de porções de água com características parecidas, foram criadas essas classificações.

Abaixo você sabe mais sobre cada um desses conceitos. Confira!

O que são oceanos?

Os oceanos cobrem 71% do nosso planeta. E entre sua extensão encontram-se as porções de terra emersas, os Continentes.

A profundidade média dos oceanos é de 3,8 mil metros. O que equivale a cerca de 102 “cristos redentores” empilhados.

Atualmente são considerados 5 oceanos:

  • Atlântico
  • Pacífico
  • Índico
  • E os glaciais Ártico e Antártico.

Cada oceano tem suas características de salinidade, temperatura média e padrões de circulação.

Qual a diferença entre oceanos e mares? Veja o mapa dos oceanos!

E o que são mares?

São porções de água salgada maiores do que lagos e menores do que oceanos.

Existem mares abertos, como os Mares Arábico e de Labrador. Neles, há pouco contato com o continente.

Também existem os mares interiores, como o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo, conectando-se com o oceano por meio de estreitos.

E não podemos nos esquecer dos mares fechados, sem conexão nenhuma com os oceanos, como o Mar Cáspio e o Mar Negro.

Os mares fechados contam uma história interessante! Geralmente, eles já estiveram em contato com os oceanos. Porém, os movimentos de subida e descida do nível do mar modificaram essa condição.

Qual a diferença entre oceanos e mares? Veja o mapa dos mares!

Quantos mares e quantos oceanos existem?

Segundo a Organização Hidrográfica Internacional, existem 5 oceanos e 113 maresE dentre eles, apenas 3 são completamente fechados.

Veja como os mares e oceanos se conectam:

  • O Oceano Atlântico está conectado a 40 mares.
  • O Pacífico a 33.
  • O Índico a 9.
  • O Ártico a 17.
  • E o Antártico a 11.

Leia aqui a lista completa.

Dia do Mar e Dia do Oceano

Independente do nome que damos e da diferença entre oceano e mar, ambos têm seus respectivos dias para nos lembrarmos de sua importância.

Precisamos manter em mente que, nos corpos de água, seja doce ou salgada, se encontram pequenas algas que produzem 55% do oxigênio do planeta.

Essas algas, outros microrganismos e as próprias características do oceano têm a capacidade de amenizar os efeitos das mudanças climáticas. Porém, tudo tem um custo.

Os oceanos e mares foram capazes de absorver, desde a revolução industrial, mais de 26% do gás carbônico (CO2) antropogênico. Ou seja, o carbono emitido pelos seres humanos. Ele é proveniente principalmente de:

  • Combustíveis fósseis
  • Desmatamento
  • Produção de cimento, e outros.

Estima-se que os seres humanos já lançaram mais de 400 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera. Essa grande quantidade de gás carbônico causa um aumento de pH das águas. Isso influencia diretamente a vida marinha, sua biodiversidade e seus ecossistemas.

Nem precisamos citar os grande problemas causados pela poluição por plástico, que afetam negativamente todos os animais do oceano, inclusive nós mesmos. 

Seja dia 12 de outubro ou dia 8 de junho, vamos comemorar nossos grandes corpos de água.

No Japão, um dos países mais conectados com os oceanos e mares, o Dia do Mar é comemorado dia 20 de julho, e a data é tão significativa que foi feita como um feriado nacional.

Curiosidades sobre oceanos e mares

  • Existem aproximadamente 286 sextilhões (2,86E23!) de gotas de água no planeta Terra. Esse cálculo considera água contida no oceano, rios, lagos, calotas polares e a subterrânea, bem como um tamanho médio de gota de água e pondera as densidades diferentes das formas de água: líquida e sólida. 
  • O lugar mais fundo dos oceanos, a Fossa das Marianas no Oceano Pacífico, tem 11.033 metros de profundidade e a temperatura varia entre 2 e 0ºC.
  • O lugar mais perigoso do Oceano Atlântico (e um dos mais perigosos do mundo!) fica no Mar de Iroise. A combinação da circulação no local com o formato do fundo faz desse Mar um dos mais bravos e violentos do mundo.
  • Diversos rios não desaguam no mar ou no oceano. Por exemplo o Rio Ônix, o mais longo da Antártica, de 32 km de comprimento, corre de um lago a outro.

Agora que você já conhece a diferença entre oceano e mar, que tal descobrir porque os oceanos são importantes na sua vida? Leia agora!