Detergente X Lava Louças: entenda a diferença!

detergente x lava louças

A função do detergente e do lava louças é basicamente a mesma: limpar e remover gordura. Mas, então, qual a diferença entre eles?

Quimicamente falando, a diferença está na composição da estrutura molecular. Os sabões são essencialmente sais de sódio e potássio de diversos ácidos graxos, com base de gordura vegetal. Já os detergentes são misturas complexas de várias substâncias, no geral, de origem petroquímica, cada uma selecionada para efetuar uma ação particular durante a limpeza.  detergente x lava louças

No entanto, ambos agem entre as moléculas de água, polares, e de gordura, apolares e hidrofóbicas (substâncias que não absorvem a água), a fim de decompor moléculas orgânicas e de gordura, soltando-as e, assim, limpando a região impactada.

A composição do detergente é basicamente: agentes modificadores de espuma, coadjuvantes, agentes removedores de manchas, agentes de suspensão, silicatos, agentes modificadores de pó, alcalinizantes, ingredientes menores e substâncias inertes. Enquanto um sabão natural, como o SABÃO DE COCO POSITIV.A é composto de apenas óleo de coco, alcalinizante (Hidróxido de sódio, responsável pela saponificação), ácido etidrônico (derivado de minerais com a função de sequestrar o ferro da água para facilitar o enxágue) e água.

O termo sabão é utilizado para todos os sais de sódio e potássio de ácido graxos de elevado peso molecular.

Veja também: Qual melhor sabão líquido para suas roupas!

Algumas das propriedades do sabão:

  • Solubilidade em água: varia inversamente com a massa molecular do

ácido graxo empregado.

  • Poder emulsificante (que favorece a mistura de substâncias que não são misturadas naturalmente – ex. água e óleo): quando solubilizados em água, baixam a tensão superficial aumentando o poder de manter o líquido em contato com o sólido.
  • Ponto de fusão: geralmente bem elevados

 

detergente x sabão

 

O efeito da espuma do detergente no meio ambiente

A diferença principal entre sabão e detergente está nos impactos que esses geram no meio ambiente e na saúde humana.

Os produtos de limpeza sempre estiveram associados à problemas ambientais. O fosfato, presente nos detergentes convencionais, quando acumulado em rios, lagos e mares, forma uma espuma branca, chamada de “cisne-de-detergente”. Essa espuma reduz a penetração do oxigênio do ar na água, diminuindo assim o oxigênio disponível para respiração dos seres aquáticos.  detergente x lava louças

Saiba mais sobre o efeito da espuma aqui.

Na água existem microorganismos produzindo enzimas capazes de quebrar as moléculas de cadeia carbônica linear que caracterizam os sabões.

Por isso a importância dos produtos de limpeza POSITIV.A, que são biodegradáveis e livres de petroquímica, fosfato, entre outros. Temos um lava louças biodegradável e hipoalergênico que você pode conferir aqui.
Um mundo consciente começa em casa!