Uma alternativa barata e ecológica para você lavar suas roupas!

Melhor sabão líquido: Roupas lavadas

Como funciona a limpeza dos tecidos

 

Lavar roupas é uma ação científica, isso porque o movimento das mãos ou da máquina e o desempenho dos produtos utilizados são processos químicos e físicos.
A mecânica é responsável por uma parte fundamental da remoção da sujeira. Não basta colocar sabão e deixar a roupa no balde. Esfregar ou bater a roupa na máquina é necessário para que as partículas de sujeira se soltem das fibras do tecido.
Os movimentos de “batida” realizados pela máquina de lavar não são em vão. Eles são responsáveis por abrir os poros das roupas para que a água com sabão penetre e limpe, de fato, os tecidos.

No caso, o sabão é responsável por agir diretamente na remoção da sujeira, e a água, responsável por arrastar a sujeira.

 

Muitas pessoas acreditam que, quanto mais produto usar, mais limpas ficarão as roupas. Porém, o uso errado e em excesso dos produtos pode enfraquecer os tecidos e causar danos irreparáveis nas peças. Isso, é claro, tende a se agravar quando faz-se uso de produtos convencionais, cheios de químicos agressivos.
O Sabão Líquido penetra nos tecidos com mais facilidade e, por diluir mais agilmente na água, evita que fiquem resíduos de sabão ao longo dos enxágues.
É preciso colocar a quantidade certa para uma boa e eficiente lavagem! Por isso, siga sempre as orientações dos rótulos. 

 

Sabão, Tensoativo, Detergente: o que são e qual a diferença entre eles? 

 

Detergentes e sabões são constituídos por longas cadeias carbônicas com uma parte apolar e outra polar.
A parte apolar é hidrofóbica, isto é, repele água, e lipofílica, ou seja, interage com as moléculas da gordura, que também são apolares.
Assim, a parte apolar do sabão interage com a sujeira. Enquanto isso, as extremidades polares do sabão, que são hidrofílicas, absorvem a água. Sendo assim, a sujeira é arrastada com a água.

Enquanto o sabão é composto por óleos ou gorduras vegetais, o detergente é feito a partir de derivados petroquímicos.
O detergente tende a espumar mais que o sabão também. 

Os tensoativos diminuem a tensão superficial da água, contribuindo para a melhor penetração nos tecidos e, consequentemente, na realização da limpeza. Eles estão presentes nos sabões e detergentes.

 

O Sabão Líquido ideal para você que quer começar na limpeza consciente!  

Melhor sabão líquido: Foto dos lava roupas da Positiv.a

 

Os mais novos Lava Roupas da positiv.a garantem limpeza e cuidado com os tecidos, como sempre, mas com mais apelo sensorial! 

Com base de coco e novos perfumes, garantem um cheirinho mais acentuado e duradouro que os demais Lava roupas da marca. Se você gosta muito de perfume nas roupas, aqui estão as melhores opções! 

 

  • Feitos com óleo de coco 100% natural;
  • Fórmula biodegradável e 94% de origem natural. Os outros 6% também são ingredientes de fonte natural, porém foram sintetizados em laboratório – o processo de síntese química obtém compostos químicos mais complexos a partir de substâncias simples  😉
  • Seguros para todos os tipos de tecidos¹ (indicado para lavagem da maioria dos tecidos porém recomenda-se a leitura das etiquetas nas roupas. Lave sempre as roupas claras separadamente das escuras);
  • Hipoalergênicos: segura para toda a família (testes feitos em pessoas de 19 a 63 anos); não resseca as mãos como os detergentes comuns;
  • Com espuma do bem, proveniente do óleo de coco;
  • Glicerina vegetal (proveniente da saponificação);
  • Cheirinho de natureza com intensidade na medida certa: perfumes testados e aprovados por nossas consumidoras!
  • Fragrância duradoura mesmo depois da secagem dos tecidos. Desenvolvidas com exclusividade para a positiv.a por uma das maiores casas perfumistas do mundo. São fragrâncias que não se bioacumulam e não geram resíduos nocivos ao meio ambiente
  • Tecnologia aliada à natureza: fragrâncias livres de petroquímicos e biodegradáveis;
  • Ideal para todos os tipos de roupas
  • Com óleos essenciais naturais.

 

LIVRE DE:

  • Petroquímicos;
  • LAS (linear alquilbenzeno sulfonato de sódio, origem petroquímica);
  • Corantes;
  • Branqueador óptico;
  • Ingredientes que se bioacumulam e comprometem a vida marinha

    É assim que estamos acostumados a trabalhar! Com produtos que garantem a sua segurança e o cuidado com a natureza! 

E a embalgem? 

 

Aqui na positiv.a, a gente sempre vai priorizar o impacto positivo. Queremos que cada vez mais pessoas tenham acesso a produtos eficientes, ecológicos e com uma experiência de uso incrível. 

 

Consultamos 4 referências em reciclagem para entender qual a melhor solução em embalagem para nosso novo Lava Roupas Líquido – e chegamos ao nosso frasco. Ele é 100% feito de resina reciclada (e reciclável!), de cor clara (o mais próximo possível da cor branca), sem serigrafia, e por isso tem grande valor na cadeia de reciclagem para este tipo de embalagem. Isso quer dizer que, além de estarmos reaproveitando plástico que já existe no planeta, a chance do nosso frasco ser realmente reciclado é maior do que outras embalagens.

 

O rótulo, onde a impressão é realizada, é feito de material diferente do frasco – e isso também contribui com a reciclagem, pois no processo usado pelas recicladoras é possível separar de forma mais eficiente estes materiais, garantindo que não haja “tingimento” da resina do frasco com a tinta do rótulo.

 

Comparando nosso frasco do Lava Roupas Laranja 1L com o frasco do Sabão Líquido de Coco (Capim-limão ou Lavanda), tivemos redução de 47% no plástico utilizado, e ainda facilitamos o processo de reciclagem!

 

Na positiv.a, a gente pensa o produto do começo ao fim – isso é economia circular na prática!

 

Decifrando o rótulo do NOVO Lava Roupas Líquido da Positiv.a

 

Composição:

Óleo de coco: Faz parte do processo de saponificação

 

Água: é o veículo, ou seja, carrega as partículas responsáveis pela limpeza

 

Hidróxido de potássio: Alcalinizante que possibilita a saponificação do óleo de coco

 

Ácido etidrônico: Auxilia a não oxidação do óleo de coco

 

Espessante: Responsável pela  viscosidade do produto. O espessante é um polímero e, no caso usado aqui, é de origem natural derivado da celulose, enquanto em produtos convencionais são utilizados polímeros com cadeias químicas complexas e derivados do petróleo.

 

Preservante: Garante que  a fórmula esteja preservada/conservada de possíveis contaminações. O preservante usado no Lava Roupas Líquido, além de ser de origem natural – diferentemente do usado em produtos convencionais – tem certificação ECOCERT, que é, atualmente, a maior certificadora de produtos orgânicos do mundo.

 

Fragrância capim limão ou lavanda: responsáveis pela perfumação. As fragrâncias são feitas com ingredientes de origem natural e sem petrolatos.

Eficiente, ecológico, com cheirinho mais intenso, que permanece na roupa mesmo depois de seca e no precinho que cabe no seu bolso!


Bora trocar seu Sabão Líquido convencional por um ecológico?

Vem fazer parte da solução com a gente!

Saiba mais: Sabão de coco em pó

 


 

Fontes:

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/vitrine/vi1406200804.htm

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/07/05/como-a-fisica-e-a-quimica-podem-melhorar-muito-a-lavagem-da-sua-roupa.htm

https://www.ecycle.com.br/tensoativos/

https://www.ecycle.com.br/detergente-o-que-e-como-funciona-sintetico-tensoativo-organico-polar-apolar-gordura-fosfato-eutrofizacao-compostos-conama-resolucao-ressecamento-pele-agua-dura-irritacoes-alternativas-bicarbonato-de-s/

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *