Branqueador Óptico

branqueador óptico

O branqueador óptico está presente em diversos locais do nosso dia a dia, como papeis, tecidos, detergentes em pó e líquidos de lavar roupas, sabões em barra, tintas, couro, adesivos, fibras, entre outros. Os branqueadores são substâncias químicas que reagem absorvendo a radiação na região ultravioleta do espectro. Além disso, reemitem a maior parte da energia absorvida em forma de luz violeta-azulada na região visível. Ou seja, os agentes de branqueamento são enquadrados no gênero ilusionista, pois a sensação de limpeza e brancura vale-se apenas aos olhos, em um fenômeno chamado Flurorescência. Eles não estão ligados, de fato, à limpeza.

branqueador óptico
Sua ação direta é mascarar a coloração, no geral, o amarelado, proporcionando brilho e clareamento.

A maioria dos lava roupas e detergentes do mercado contém abrilhantadores ópticos. O resíduo que eles deixam nas roupas e louças são tóxicos. Além disso, por estarem em contato direto com a pele e ingestão, agravam-se os riscos para nossa saúde. Peles mais sensíveis e com pré-disposições alérgicas, podem ser ainda mais prejudicadas. Muitas pessoas desenvolvem irritações na pele ocasionadas pela exposição a branqueadores ópticos.

As consequências dos branqueadores ópticos vão além de nossas casas. A água contaminada pela química branqueadora vai parar nas águas dos mares, prejudicando toda vida marinha.

Os braqueadores ópticos costumam ser muito resistentes, permanecendo nas roupas mesmo sob calor ou com efeito de outros produtos de limpeza. E ainda não são biodegradáveis, acumulando quantidades gigantes nos oceanos, tornando-se uma ameaça ao ecossistema.

 

Soluçao POSITIV.A

Ainda não se sabe ao certo o tamanho do impacto dos branqueadores em nossa saúde e no meio ambiente. Levantadas essas questões sobre os efeitos ambientais, as enormes quantidades dessas substâncias químicas sendo utilizadas diariamente e sua errônea associação à limpeza, alertamos para repensarmos seu uso e estudarmos mais a fundo todas as consequências.

 

branqueador ópticoPara efeito branqueador natural, sem prejudicar a saúde e o meio ambiente, utilize o SABÃO DE COCO POSITIV.A e deixe o tecido com o sabão exposto ao sol. Depois enxágue normalmente!

Todos os produtos POSITIV.A são livres de branqueador óptico!

7 comentários em “Branqueador Óptico

  1. Sandro diz:

    O que significa o E11 na avaliação dos branqueadores? E como é medido?

    • ana.arra diz:

      Olá, Sandro! Tudo bem? É um teste que mede o percentual de reflexão da luz UV.

  2. Viviane diz:

    Mas, amigos… quem tem acesso a espaço com sol para expor as roupas hoje em dia?

Comentários não permitidos.