Por que usar shampoo sem sulfato no cabelo?

shampoo sem sulfato positiv.a

O shampoo sem sulfato está entre as maiores modas capilares dos últimos tempos, por um bom motivo: finalmente descobrimos quais são os malefícios do seu uso em excesso e o impacto dele na natureza.

Mas, será que o sulfato pode ser usado em algum momento? Existe alguma vantagem no uso dele? Além disso, como podemos diminuir os impactos no meio ambiente a longo prazo?

É o que veremos ao longo deste post. Continue lendo!

Quais os perigos do sulfato no shampoo?

Em termos bem práticos, o sulfato atua como um detergente nos fios, limpando profundamente e tirando resíduos em toda a fibra capilar. Basicamente, é um sal que se forma quando o ácido sulfúrico age com outro ingrediente.

Leia também: Sulfato sim, sulfato não!

Sabe quando você lava o cabelo e, em seguida, fica com a sensação de que ele está até meio rígido, trincando? Esse é o efeito sensorial do sulfato! 

Além disso, se você lava o cabelo diariamente com shampoo com sulfato, é possível notar que seus fios ficam mais ressecados e fragilizados, até mesmo mudando de textura e afinando ao longo do tempo.

O lauril sulfato de sódio, por exemplo, é o principal componente que tem essa atuação detergente. Da mesma forma, é ele o responsável pela espuma do shampoo e pode ser muito perigosa.

E, se você está se perguntando a origem do sulfato, saiba que ele é derivado do petróleo. Esses produtos petrolíferos destroem o planeta em que vivemos.

Além disso, estão associados às alterações climáticas, poluição e gases do efeito estufa.  Portanto, os produtos com sulfatos também podem ser tóxicos para animais aquáticos e para a própria água, já que a água fica contaminada. 

Por último, mas não menos importante, também precisamos destacar que a maioria dos produtos com sulfatos são testados em animais para medir o nível de irritação na pele, pulmões e olhos. Ainda assim, causam alergias, intoxicações e dermatites em muitas pessoas. 

Quais as vantagens do shampoo sem sulfato?

Pensando em alternativas aos shampoos convencionais, hoje as opções sem sulfato estão ganhando o coração do público!

Por isso, se você quer migrar para uma opção mais saudável para você e que cuida da natureza enquanto cuida do seu cabelo, veja as maiores vantagens!

O shampoo sem sulfato é ideal para cabelos ressecados, frágeis e quimicamente danificados, já que não tira toda a oleosidade e mantém o cabelo naturalmente mais hidratado.

Além disso, podemos destacar que ele:

  • Evita o desbotamento dos cabelos;
  • Deixa a cor dos fios quimicamente tratados mais viva;
  • Evita alergias no couro cabeludo;
  • Previne a quebra dos cabelos;
  • Combate o frizz;
  • Deixa a fibra capilar mais resistente;

Como identificar o sulfato nas embalagens de shampoo? 

Agora que você já entendeu o que é, quais as vantagens e benefícios do shampoo sem sulfato, é hora de identificar nas embalagens o que deve ser evitado e o que está liberado!

Portanto, acompanhe na tabela abaixo:

tabela de shampoo sem sulfato

Leia também: Shampoo sólido e cabelos cacheados: descubra os benefícios!

Dicas para usar shampoo da melhor forma!

Para ter a melhor experiência com um shampoo livre de sulfato, é importante garantir alguns pontos essenciais:

  • Espalhe bem o shampoo, dividindo o conteúdo em cinco partes da cabeça: nas laterais superiores (testa), nas laterais inferiores (nuca) e no centro;
  • Se necessário, coloque um pouco de água a mais nos fios para espalhar o conteúdo;
  • Mantenha o shampoo apenas na raiz. O ideal é que só um pouco chegue no comprimento, para não ressecar;
  • Repita o processo se achar que a limpeza não foi muito eficiente;
  • Nunca passe as unhas no couro cabeludo, espalhe massageando suavemente com os dedos;
  • No começo da transição para um shampoo sem sulfato, lave o cabelo mais vezes do que o habitual;
  • Enxágue os cabelos sempre com água fria ou morna.

Conheça o xampu da Positiv.a!

Se você gostou deste post, com certeza vai amar o xampu sólido da Positiv.a! Ele é feito com matérias-primas naturais e vegetais que não fazem mal para você e nem para o planeta.

Da mesma forma, tem óleos essenciais de Tomilho, Alecrim, Louro e Menta, que atuam nos fios limpando sem agredir! O nosso xampu é recomendado para todos os tipos de cabelo, é biodegradável, hipoalergênico, promove hidratação suave e fortalece os fios.

Com embalagem zero plástico, reciclável e compostável, também é a melhor opção para levar em viagens, para a academia ou deixar na bolsa, já que é muito mais prático, leve e dura muito mais que um shampoo líquido.

Por isso, compre agora clicando no banner abaixo e garanta um desconto especial para leitores do Blog!

Use o cupom BLOG5 e

Um comentário em “Por que usar shampoo sem sulfato no cabelo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.