Por que tem Espuma Perigosa?

Espuma é perigosa - Meio ambiente

Que a espuma pode ser perigosa, muitos de nós já sabemos. Agora vamos explicar as desvantagens e os motivos desses perigos para vocês.

 

Espuma é perigosa - Máquina de lavarMuita espuma pode dificultar uma boa lavagem, pois amortece o atrito entre as roupas. Esse atrito é uma das partes mais importantes da lavagem, ou seja, você pode estar adicionando muito sabão, e mesmo assim irá resultar em roupas mal lavadas. Isso pode ser visto no caso de calça jeans, quando ficam com odores de mal lavadas.

“Com o surgimento das propagandas de xampu na década de 50, a formação de muita espuma ficou associada a um sinal de limpeza. Criou-se então o mito brasileiro que quanto mais espuma, mais limpa a roupa ou a louça ficam. No entanto, a espuma em si foi criada para ser uma percepção visual e acaba atrapalhando a limpeza. Seu excesso exige maior quantidade de água no enxágue, e está totalmente fora da realidade de uma atitude sustentável.” Alex Seibel, Co-fundado da positiv.a.

Em todo o processo de lavagem, uma máquina com capacidade para cinco quilos de roupas, pode consumir até 135 litros de água. Esses dados são da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). No entanto, um Lava roupas que faz pouca espuma permite também uma economia de até 25% no consumo de água.

Os efeitos da espuma podem ser ainda piores do ralo para baixo.

Acesse: Bucha vegetal

Espuma: um perigo para o Meio Ambiente

Os fabricantes sabem que a maioria dos consumidores associa a presença de espuma com a eficiência da limpeza. Devido a isso, eles adicionam substâncias espumantes aos detergentes. Mesmo estando cientes de que os produtos que não geram espuma são removidos mais facilmente pela água; ainda assim, esses fabricantes de detergentes preferem aumentar a quantidade de espuma nos detergentes para não perderem vendas.

Entretanto, o excesso de espuma pode causar prejuízos para o consumidor. Por quê? Pois pode estragar as engrenagens das máquinas de lavar, por exemplo. O pior de tudo é que lagos e rios se transformam em depósitos de espuma.

Os agentes tensoativos das espumas interferem nas taxas de aeração dos rios e lagos pela redução de tensão superficial e bloqueio da entrada de oxigênio. Além disso, a formação de espuma na superfície, junto com o movimento das águas, impede a entrada de luz nos corpos d’água. Agora, você sabia que isso é um fator essencial para a fotossíntese dos organismos subaquáticos? Outro prejuízo causado pelos sabões e detergentes que não são livres de petroquímicos é a interferência provocada nas aves aquáticas. Esses animais possuem um revestimento de óleo em suas penas e quando esse revestimento é removido pela ação dos detergentes que misturam o óleo com a água, essas aves não conseguem mais boiar e acabam se afogando.

Nossa solução é positiva!

O lava roupas positiv.a, combate todos esses perigos de um produto convencional, por espumar pouco e também ser rapidamente biodegradável. Já o nosso lava louças faz uma espuma, que chamamos de ESPUMA DO BEM! Pois ela é proveniente do óleo de coco. Por ser em pouca quantidade, não atrapalha a lavagem e, por ser natural, é biodegradável, não causa alergia e não polui as águas, tampouco prejudica os animais marinhos.

Por fim, que tal se unir a nós para criar um mundo cada vez mais em harmonia com a natureza, gerando impacto positivo para as futuras gerações e para o mundo? 💚

 

Espuma é perigosa - Humanos