É mais do que uma bucha vegetal, é uma ATITUDE POSITIVA!

Bucha Vegetal - Pronta

Uma das nossas missões é conhecer pessoalmente nossos fornecedores, rastrear e entender de perto nossa cadeia produtiva. Foi com esse propósito que em maio deste ano dirigimos 1600km na BR-116 para visitar em Minas Gerais os produtores da nossa querida bucha vegetal.

Na primeira noite, nos encontramos na praça principal da cidade e seguimos até o sítio que estava há 20 minutos. Nos sentamos para jantar e nos conhecer melhor.

Na manhã seguinte, caminhamos pelas terras da Dona Zizi e do Seu Adão. A partir disso, acompanhamos todo processo desde o plantio até a costura. A plantação é equivalente a 6 campos de futebol e contém, além das buchas que são suspensas, muitos alimentos como mandioca, batata, feijão, café e banana.

No sítio, vivem também vários animais soltos, como galinhas, patos e porcos.Todos contribuem com adubo para melhorar a fertilidade da terra.

Bucha Vegetal - Plantação
Plantação de Bucha Vegetal

Bucha Vegetal – Sem Agrotóxico

Esse casal possui uma consciência ambiental admirável. Por lá, tudo é livre de agrotóxico, e a fossa é evapotranspiradora.  Além disso, são autossuficientes e produzem 97% do que consomem.

A consciência se estende ao social, há 6 anos Dona Zizi fundou em seu terreno uma oficina-escola de costura das buchas para estimular a renda das mulheres na região.

Em uma de nossas conversas com a Dona Zizi, perguntamos se eles colocassem agrotóxico. Achamos que as buchas cresceriam mais dessa forma e Zizi nos respondeu que “Talvez cresceria mais. Mas nós achamos melhor colher menos e sem agrotóxico. Sem veneno nenhum. Aqui não entra nem Roundup no nosso terreno, a gente não joga nenhum tipo de veneno”.

Bucha Vegetal - Processo
Processo de produção da bucha vegetal

Perguntamos: Então a bucha é orgânica?

Zizi: “Essa é. A gente está trabalhando em cima disso aí na associação, nas comunidades, rodando pra todo lado, conversando com o povo sobre essa questão  de não usar agrotóxico em parte nenhuma da agricultura, porque, afinal de contas, nós também trabalhamos com a agricultura familiar, nós fornecemos alguns produtos para as escolas. Passo essa informação com o maior prazer que nós produzimos elas aqui sem veneno.”

Fortalecer a agricultura familiar é cuidar da saúde do nosso país. Nossa escolha como consumidores é um enorme ato político e, com atitude consciente, conseguimos viver no MUNDO que queremos.

Um comentário em “É mais do que uma bucha vegetal, é uma ATITUDE POSITIVA!

  1. Teddy diz:

    Realmente é uma proposta de atitude muito bacana. Consciente com o bem estar da comunidade como um todo.

Comentários não permitidos.