Você certamente já ouviu falar de veganismo, vegetarianismo, mas… você sabe o que é ovolactovegetarianismo?
A alimentação ovo-lacto-vegetariana é uma ótima opção para quem quer deixar de comer carne ou produtos de origem animal, mas ainda tem dificuldades (o que é super normal, tá?).
Continue a leitura para entender o que é o ovo-lacto-vegetarianismo e conhecer os seus benefícios!
O que é ovolactovegetarianismo?
O ovo-lacto-vegetarianismo se refere a pessoas que cortaram a carne da dieta, mas ainda consomem derivados como ovo e leite.
Esse tipo de alimentação é ideal para pessoas que sofrem na hora de cortar a carne das refeições e costuma ser o primeiro passo para quem quem quer ter uma alimentação mais restritiva – como o veganismo. Por isso, entender o que é ovolactovegetarianismo é importante!
Quais são os benefícios do ovo-lacto-vegetarianismo?
Como falamos acima, o ovo-lacto-vegetarianismo pode funcionar como uma porta de entrada para quem quer reduzir o consumo de carne.
Ao optar por uma alimentação com menos sofrimento animal, são muitos os benefícios que ganhamos – tanto para nós, quanto para o planeta e os animais.
1. Criatividade na cozinha
Quando diminuímos o consumo de carnes, temos a impressão de que nossas opções alimentares diminuem, já que a sociedade – principalmente a ocidental – tem uma dieta baseada em diferentes tipos de carne animal.
Isso, na verdade, é uma falsa impressão, pois temos uma variedade maior de vegetais, grãos e temperos do que de carnes e por estarmos acostumados a comer quase sempre os mesmos alimentos, deixamos de descobrir novas opções.
Por isso, o ovo-lacto-vegetarianismo é um convite a uma cozinha mais diversa, colorida e nutritiva. E isso tudo contribui para que ganhemos consciência alimentar, ou seja, saber o que estamos consumindo, colocando para dentro do nosso corpo.
2. Ganhamos mais disposição
A proteína animal tem um processamento rápido devido a alta demanda do corpo humano e isso acaba resultando em fome mais cedo. Além disso, alguns tipos de carne são de difícil digestão e podem levar até 90 horas para serem digeridas, o que pode causar constipação no intestino.
Já os alimentos de uma dieta ovo-lacto possuem uma absorção mais gradual e liberam energia ao corpo humano ao longo do dia, oferecendo uma reserva maior que gera uma sensação de saciedade que dura mais tempo.
3. Ajudamos a nossa saúde e o planeta!
De acordo com a Segunda Sem Carne, quando diminuímos o consumo da carne por um dia, deixamos de emitir 14kg de CO2 na Terra e economizamos 3.400 litros de água (o que equivale a cerca de 26 banhos de 15 minutos). Agora imagina isso aplicado na vida de uma pessoa que deixa de comer carne no dia a dia? É um impacto positivo muito grande!
Mas se você ainda precisa de um empurrão para se convencer a considerar uma alimentação ovo-lacto-vegetariana, vamos te mostrar os benefícios para a saúde:
- Diminuição do risco de diabetes;
- Auxílio no controle de peso;
- Diminuição do risco de doenças cardiovasculares e redução do risco de alguns tipos de câncer, como o de intestino grosso.
Se você chegou até aqui, esperamos que tenha entendido o que é ovolactovegetarianismo e os benefícios dessa alimentação que faz bem para você e para o planeta! 😉