Carnaval 2022: como curtir o feriado em casa

O Carnaval desse ano ainda pede que reinventemos a nossa folia para preservar nossa saúde. Por isso, separamos uma série de dicas para você curtir o Carnaval 2022 em casa!

Anda flertando com receitas veganas e não sabe o que preparar? Quer ideias novas de leitura ou experimentar um drink novo? Tem sugestões pra todos os gostos, vem conferir! 😉

1. Que tal experimentar drinks caseiros?

Que tal um drink diferente para refrescar e não desanimar nesse Carnaval mais caseiro do que a gente gostaria?

A seguir, listamos algumas opções deliciosas de criação da Néli Pereira do canal Abrasileirar, para te inspirar a fazer um Carnaval seguro em casa!

Jacurinha

  • 3 ou 4 gomos de jaca
  • 50 ml de cachaça (envelhecida em jaqueira, jequitibá rosa ou emburana ficarão ótimas)
  • 10 ml de limão cravo (usa o taiti se tiver)
  • 10 ml de xarope de açúcar ou melaço de cana

Americano

  • 45 mL de Campari
  • 45 mL de vermute rosso
  • 70 mL de água com gás ou club soda
  • Uma rodela de de laranja

Mexa todos os líquidos (só um pouco e com cuidado!) e coloque uma rodela de laranja. Está pronto o seu drink Americano!

Macera tudo em um copinho e completa com gelo.

Contessa

  • 30 mL de Gim
  • 30 mL de vermute seco
  • 20 mL de Aperol

Mexa com gelo em um mixing glass, coe e sirva num copo baixo com gelo.

Moscow Mule Tônica sem álcool

  • 50 mL de extrato de gengibre
  • 20 mL de suco de limão taiti
  • 15 mL de xarope de açúcar
  • ½ lata de água tônica

2. Bora testar uma receita vegana nesse Carnaval 2022?

Passar o Carnaval 2022 em casa pode ser um bom momento para colocar novas receitas em prática! Inclusive, pode ser o momento ideal para você testar um prato vegano, hein? Aproveita e pega essa receita deliciosa que selecionamos com muito carinho:

Cuscuz marroquino vegano

  • 1 xíc de cuscuz marroquino
  • 1/4 xíc de pimenta biquinho
  • 1 xíc de tomates cerejas
  • 1 cenoura ralada
  • 1/2 cebola cortada em meia lua
  • 1 cc de sal
  • Azeite e cebolinha a gosto

Hidrate o couscous em água quente por cerca de 10 minutos. Em uma frigideira antiaderente, despeje o azeite e os tomates cortados ao meio. Mantenha em fogo baixo até secar a água do tomate e reserve. Refogue a cebola até começar a caramelizar. Por fim, escorra o couscous, misture todos os ingredientes e leve para a geladeira. Ideal para servir em temperatura ambiente ou gelado!

3. Conheça novos filmes!

Cansou de ficar em dúvida sobre qual filme escolher na Netflix? E que tal sair um pouco da bolha de filmes mais famosos e assistir a produções brasileiras e que retratam a vida de populações tradicionais?

A Última Floresta (2021)

O documentário apresenta a resistência do xamã Davi Kopenawa Yanomani para manter vivos os espíritos da floresta e suas tradições frente à chegada do garimpo.

As Hiper Mulheres (2011)

Diante da possível morte de sua esposa, um ancião pede a seu sobrinho para realizar o ritual feminino de maior escala no Alto Xingu (MT), o Jamurikumalu. Juntas, as mulheres do grupo começam a ensaiar sem a voz de uma delas.

Ex-Pajé (2018)

O filme retrata de forma reflexiva os questionamentos religiosos que um pajé faz a si mesmo após ter contato com uma missão evangelizadora de povos brancos

Xingu (2011)

Baseado em fatos reais, “Xingu” retrata três irmãos que deixam a cidade para viver na mata, próximos a povos originários no Brasil Central, no Parque Nacional do Xinu.

Piripkura (2017)

O documentário apresenta dois indígenas que vivem em uma área ainda preservada no Mato Grosso, lado a lado com o avanço das madeireiras.

Leia mais: 9 Filmes inspiradores sobre autoconhecimento, saúde e natureza e consumo

4. Atualize a lista de leitura!

Por fim, se você quiser passar o Carnaval 2022 curtindo uma boa leitura, preparamos cinco livros muito especiais pra te fazerem companhia durante o feriado:

  • Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior
  • O Bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos, de Alberto Acosta
  • Revolução das Plantas: um novo modelo para o futuro, de Stefano Mancuso
  • Sobre os ossos dos mortos, de Olga Tokarczuk
  • Caminhar, uma filosofia, de Frédéric Gros

Bora curtir um Carnaval em casa e com saúde! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.