Natal Shopping Parque da Cidade: um projeto da Positiv.a Consultoria

Texto por Lorena Gamboa, da Positiv.a Consultoria. 

Neste ano de 2020, o Natal será diferente. Não temos dúvidas.

Porém, mais um ano, a Consultoria Positiv.a realizou um trabalho contínuo, ao longo de 11 meses, para acompanhamento da concepção, montagem e desmontagem da decoração de Natal do Shopping Parque da Cidade.

Uma parceria que se iniciou lá na construção do Shopping, quando a Consultoria Positiva, junto com o paisagista Ricardo Cardim, desenvolveu o paisagismo do térreo e corredores do Shopping, utilizando espécies nativas da Mata Atlântica. 

No ano de 2019, acompanhamos a decoração de Natal do Shopping Parque da Cidade, orientamos na substituição de materiais, eliminando o uso de materiais de alto impacto ambiental, como o glitter, espuma e isopor. E, principalmente, eliminando o uso de materiais descartáveis nas etapas de transporte, montagem e desmontagem.

Em 2020, iniciamos o ano com vários planos para aumentar ainda mais as ações do Shopping Parque da Cidade em relação a conscientização das pessoas sobre as questões ambientais. Fortalecendo o posicionamento do Parque da Cidade como um centro que propõe melhorar a vida das pessoas e mudar a relação com o meio-ambiente e hábitos de consumo.

A pandemia chegou, todos nós tivemos que nos recolher em quarentena e o Shopping teve que fechar suas portas. Por alguns meses, tudo foi muito incerto.

Conforme garantia da reabertura gradual, o desenvolvimento da decoração de Natal também retomou ritmo. As reflexões geradas pela pandemia, os novos aprendizados, novos hábitos, e o ‘novo normal’ aceleraram ainda mais o entusiasmo do Shopping Parque da Cidade, e principalmente, da C+E – Criadores de Experiências, empresa responsável pela criação e montagem da decoração. Com isso, nossas sugestões foram abraçadas pela C+E, que colocou um grande esforço para adequar-se às necessidades e condições, e aceitou ‘pensar fora da caixinha’, com um novo olhar atento a todos os materiais e utensílios que compõem a decoração e todas as etapas de construção, transporte, montagem e desmontagem.

SELEÇÃO DOS MATERIAIS

Em todos os cenários, nos atentamos aos impactos associados a cada etapa da cadeia de produção, uso e descarte de todos os elementos e materiais utilizados.

Garantimos a eliminação do uso de itens descartáveis, de uso único, e materiais de alto impacto ambiental, como glitters e isopor. Substituímos itens de difícil reciclagem e reuso por materiais de ciclo de vida mais longo, que possibilitem novos usos, ou que apresentam menor impacto ambiental na cadeia. Como a substituição de bolas de plástico por caixas e laços de papel reutilizado e reciclado.

Priorizamos matérias-primas naturais, como sementes, folhas e flores secas, canela em pau. Materiais de decorações anteriores foram reutilizados, como as árvores de natal, e até ressignificados, como enfeites com defeito, que receberam uma cobertura de folhas secas e sementes.

Os materiais que não oferecerem um reaproveitamento adequado, após a desmontagem da decoração, serão destinados a cooperativas de catadores e reciclagem, garantindo a destinação apropriada e ajudando no trabalho e rentabilidade dessas pessoas.

O RESULTADO

Com a percepção sobre toda a cadeia de produção, uso e descarte de cada um dos elementos e materiais utilizados, conseguimos, junt@s, um resultado lindo!

A decoração se inicia no piso térreo, com a Estufa do Papai Noel, em meio ao paisagismo de plantas nativas, com floreiras que apresentam cada uma das fases de cultivo: preparação do solo, plantação das sementes, germinação e cultivo. O Jardim do Noel é a porta de entrada. Com o distanciamento social que vivemos esse ano, lembramos como é bom estar ao ar livre, no nosso quintal ou varanda, em contato com a natureza. A Estufa do Papai Noel resgata essa experiência e reforça a importância de cultivarmos e plantarmos sementes boas, para colher harmonia e equilíbrio.

No espaço de coworking, Noel mostra suas flores – a colheita da estufa. Depois de plantar e cultivar boas sementes, a celebração da colheita é importante para experienciar mais uma etapa dos ciclos da natureza. Celebrar com tod@s essa boa colheita.

A Árvore dos Sonhos, localizada no Parque das Ideias, recebe presentes de doações para mais de 200 crianças da comunidade Paraisópolis. Esse é o espaço onde os clientes podem partilhar suas “colheitas”. Através da Árvore, propõe-se que crianças carentes, em situação de vulnerabilidade social, possam receber também dessa alegria e magia do Natal, através do carinho e doações realizadas pelos clientes do Shopping.

Também lá está presente o Papai Noel digital, para que as crianças que visitam o Shopping possam sentir a presença do Noel de uma maneira mais adequada às condições de higiene necessárias no contexto da pandemia.

Ainda no aspecto social, todas as empresas da parceria garantiram um cuidado com a mão de obra envolvida no projeto.

O ano de 2020 apresentou enormes perdas, desafios e incertezas. Ainda assim, certamente aprendemos coisas novas, adquirimos novos bons hábitos, e mudamos!

O isolamento nos fez refletir, e conhecermos melhor – uns aos outros, mesmo distantes,

e a nós mesmos. Pudemos observar e repensar: nossos hábitos, nossa rotina e nosso consumo. Quantas vezes ouvimos durante este ano pessoas que se deram conta da quantidade de “lixo” que produzem em suas casas, ou como é difícil realizar muitas das tarefas domésticas do dia a dia. Passamos a valorizar mais o que temos, desapegar daquilo que não precisamos, e a cuidar das pessoas.