Como lavar travesseiros para evitar alergias? Confira

Lavar travesseiros

Para lavar travesseiros e deixá-los sempre em boas condições de uso para o alérgico, deve-se mantê-lo arejado e ventilado, protegido por uma fronha e sempre sob luz indireta. A lavagem do travesseiro deve ser feita apenas se for possível garantir a sua secagem completa. Esteja atento, pois alguns travesseiros não são laváveis, observe o que está escrito na etiqueta.

Como lavar travesseiros

–  Coloque os travesseiros na vertical, dentro da máquina. Procure não colocar mais de dois.

– Use preferencialmente sabão líquido, ao invés de sabão em pó, para não deixar resíduos.

– Use água fria;

– Coloque-os para secar sempre na posição horizontal, e nunca no sol;

– Nunca utilize a secadora;

– Nunca torça um travesseiro para secá-lo;

– Nunca use amaciante;

– Use o ciclo para roupas delicadas;

– Repita o ciclo de enxague duas vezes para remover o sabão completamente;

– É imprescindível deixar que o travesseiro seque por completo.

“Ao contrário do que se imagina, não é indicado expor os travesseiros ao sol, pois irá aquecer o ambiente úmido e escuro de suas fibras internas e intensificar a proliferação de ácaros. Além disso, a radiação ultravioleta oxida a superfície do material do travesseiro, deixando-a amarelada”, afirma Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex.

Depois de dois anos de uso, os travesseiros têm em média 25% do seu peso formado por ácaros vivos, ácaros mortos, suas fezes, restos de secreções da cabeça e bactérias. Ainda que o travesseiro seja frequentemente higienizado e tenha protetores antialérgicos este deve ser trocado.

 

Faça a troca!

Apesar de a validade dos travesseiros ser de cinco anos em uso, é recomendado que se faça a troca de dois em dois anos.  Isso é porque ao prolongar o uso pode ser uma grande fonte de contaminação por microrganismos.

2 comentários em “Como lavar travesseiros para evitar alergias? Confira

  1. Gabi diz:

    E qual a melhor maneira de descarte de travesseiro ? Há alguma possibilidade de reciclagem ?

  2. bernaschreiber diz:

    Fico encantada com as explicações que vocês dão. Estou aguardando ansiosa os meus produtos. Nunca utilizei qualquer produto de vocês, será a primeira vez, mas desde já estou encantada com a forma como vocês são cuidadosos e preocupados com a natureza e com os seres vivos. Parabéns! Atitudes positivas deixam o mundo muito melhor.

Comentários não permitidos.