Dia do Trabalhador: entenda suas origens e a importância de um trabalho sustentável

Dia do Trabalhador: Mosaico com fotos dos colaboradores da Positiv.a.

Todo 1º de maio comemoramos o Dia do Trabalhador, também conhecido como Dia do Trabalho. A data celebra os direitos trabalhistas e o papel dos trabalhadores e trabalhadoras na sociedade.

A comemoração é feita em diferentes países e teve suas origens nos séculos XIX e XX, períodos de importantes transformações laborais.

Atualmente, também estamos em um momento de constantes mudanças, inclusive no que diz respeito ao trabalho.
Falamos muito por aqui de consumo consciente e sustentabilidade, transformações que consideramos urgentes na sociedade. E não podemos deixar de falar também em trabalho sustentável!

Aqui nesse texto, você saberá mais sobre:

  • Como surgiu o Dia do Trabalhador.
  • Um panorama atual do trabalho.
  • O que define um trabalho sustentável.
  • O que é uma Empresa B.
  • E como é trabalhar aqui na Positiv.a!

1º de maio: Como surgiu o Dia do Trabalhador?

Em primeiro de maio de 1886, trabalhadores operários de Chicago, nos Estados Unidos, foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho que enfrentavam.

Na época, a jornada de trabalho chegava a 100 horas semanais. E a principal reivindicação dos trabalhadores era pela redução da carga horária máxima diária.

As manifestações foram reconhecidas por outros países, especialmente na Europa. E já na virada do século XX, parte dos trabalhadores das Américas e da Europa já seguiam o regime de 40 horas semanais.

Pouco tempo depois, o dia primeiro de maio foi definido para a celebração dessas conquistas. E atualmente, o Dia do Trabalhador é comemorado em mais de 80 países.

No Brasil, a data passou a ser celebrada a partir de 1925. E no Dia do Trabalhador de 1943, o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 5.452.

Foi a partir dessa lei que os direitos básicos dos trabalhadores foram garantidos no país. Como, por exemplo, a definição de um salário mínimo e da jornada máxima de trabalho.

O trabalho nos dias de hoje

Passamos por inúmeras transformações nos últimos anos, inclusive no que se diz respeito ao trabalho.

Para muitos trabalhadores, os expedientes estão mais flexíveis, a relação com um escritório se tornou mais fluída, e novos postos e possibilidades de trabalho foram criados.

E mais recentemente, com a pandemia do coronavírus, novas microrrevoluções vêm surgindo no mundo do trabalho.

Muitas empresas, como a Positiv.a, possibilitaram que seus colaboradores trabalhassem de casa, além de buscar novos benefícios para proporcionar maior segurança nesse período.

Os modelos de trabalho home office e remoto já eram considerados uma tendência. Entretanto, as medidas de segurança e saúde necessárias para conter as contaminações por Covid-19 catalisaram essa transformação.

Essa nova realidade permitiu que os trabalhadores inseridos nesse contexto pudessem trabalhar de forma mais segura e confortável. Além disso, possibilitou a formação de equipes mais diversas, com pessoas de diferentes cidades e estados, por exemplo.

Entretanto, nesse novo cenário, surgem também inúmeros desafios.

Os desafios atuais

Sabemos que a maior parte do Brasil não compartilha do conforto e segurança do trabalho remoto. Segundo dados do Ipea, apenas 9,1% dos trabalhadores brasileiros estavam em home office em novembro de 2020.

E mesmo quem está trabalhando de casa pode estar passando por dificuldades, como novas cobranças e novas cargas mentais. Esse fardo é carregado especialmente por mulheres.

Falando em trabalhadoras, a luta por salários iguais para homens e mulheres na mesma posição ainda é necessária no país. Bem como a inclusão de grupos minorizados no mercado de trabalho formal, como pessoas não brancas e LGBTQIA+.

Não apenas isso, o crescente desemprego é uma das maiores adversidades da atualidade. Esse fenômeno força milhares de pessoas a trabalharem em condições precárias e em subempregos em busca de sobrevivência.

Infelizmente, não há uma resposta simples e fácil para solucionar todas essas questões.

Entretanto, acreditamos que parte da solução envolve a migração do modelo laboral atual para opções e formas de trabalho mais sustentáveis.

Por um trabalho sustentável

Quando falamos de sustentabilidade, logo pensamos no meio ambiente, certo?

Mas, em comemoração ao dia do trabalho, vamos expandir um pouco mais esse conceito. Vamos falar de um ambiente de trabalho sustentável!

Uma empresa pode ser considerada sustentável quando se guia por valores de transparência e ética. Para isso, é necessário mensurar seus resultados considerando três esferas:

  1. Social
  2. Ambiental
  3. Econômica.

Dessa forma, uma empresa realmente sustentável adota medidas que vão além de um desenvolvimento econômico ecológico. Ela preza também pela qualidade de vida dos funcionários, e de todos aqueles envolvidos em seus processos de produção.

Com isso em mente, surgiu o chamado Sistema B. Ele reúne empresas que buscam uma nova organização econômica, mais ecológica, sustentável e ética. São empresas que buscam ser melhores para o mundo e não as melhores do mundo.

Como é o trabalho em uma Empresa B?

Empresas B são aquelas que têm como objetivo:

  • Desenvolver de forma sustentável a comunidade.
  • Reduzir a pobreza.
  • Buscar soluções para os problemas climáticos.

Para ser considerada uma Empresa B, a organização deve passar por uma avaliação ampla e profunda.

A análise leva em consideração suas práticas de transparência e os diversos relacionamentos da empresa com:

  • Colaboradores
  • Comunidade
  • Fornecedores
  • Governo
  • Meio ambiente.

A Positiv.a é uma das empresas B certificadas no Brasil! E você pode conferir outras organizações certificadas no nosso artigo especial sobre o Sistema B!

Dia do Trabalhador: Mosaico com fotos dos colaboradores da Positiv.a.

Como é trabalhar na Positiv.a?

A Positiv.a foi criada em 2016 para mostrar que é possível desenvolver um negócio financeiramente bem sucedido e que gere impacto positivo para o planeta.

Hoje somos 48 funcionários apaixonados, engajados e dispostos a ampliar cada dia mais essa rede.

O home office possibilitou abrirmos as portas para profissionais de outras cidades e estados, inclusive alguns nômades. Hoje, temos pessoas do interior de São Paulo, de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e outros tantos lugares!

Isso trouxe muito mais valor à nossa diversidade, contribuindo para um crescimento profissional e pessoal de todas e todos.

Mas nem só de vantagens se faz o trabalho em casa. Felizmente, sabemos aproveitar o melhor de cada adversidade.

Sentindo falta da interação entre equipes, foram criados os Grupos de Trabalho (Squads). Eles nada mais são do que pequenas equipes multifuncionais e auto-organizadas. Geralmente, elas têm menos de oito membros, de departamentos diversos, que respondem aos problemas à medida que surgem.

Na prática, essa metodologia promove:

  • Maior interação entre áreas.
  • Aumento de produtividade.
  • Desenvolvimento de novas habilidades
  • E gestão horizontalizada de temas importantes.

Hoje são 8 Grupos, sendo eles: Diversidade, Cultura, UX, Ciclo de Compras, Criação, Impacto e SEO.

Além disso, realizamos diversas outras ações a fim de gerar maior integração e bem estar entre os colaboradores. Alguns exemplos são:

  • Realização de pesquisas de satisfação interna trimestrais
  • Disponibilidade de um canal de escuta anônimo
  • Clubes de leitura e discussão de filmes
  • Encontros extra oficiais
  • Encontro de mulheres em celebração ao sagrado feminino
  • Encontros semanais de meditação
  • E tudo mais que a telinha nos permitir compartilhar!

CEOs e líderes estão sempre abertos e presentes para trocas e escutas de possíveis melhorias. E tudo é feito para que todas e todos se sintam o mais acolhidos possível.

Criar um terreno fértil, com pessoas motivadas, é fundamental para o crescimento de um negócio. Especialmente um que valoriza a qualidade de vida e as melhores escolhas, como a Positiv.a!

Seguimos lutando e trabalhando para cuidar cada vez melhor do nosso corpo, da nossa casa, e da Natureza! E queremos conscientizar cada vez mais pessoas de que o consumo é um manifesto.

Celebre esse Dia do Trabalhador com a gente e saiba mais sobre a Positiv.a!