Branqueador óptico no lava roupas é enganação?

roupa branca, lava roupa, branqueador óptico

Lava roupa com branqueador óptico

Você precisa saber o que está no seu sabão em pó e produtos de lava roupa. O branqueador óptico é um ingrediente comum e quase ninguém sabe do que se trata. Ele faz parecer a roupa estar mais branca, porém não é verdade.

Entenda aqui o que é o branqueador óptico e quais são os ingredientes que realmente deixam sua roupa limpa e branca.

O que é branqueador óptico?

Os branqueadores ópticos são compostos químicos que operam por meio dos raios ultravioletas. São adicionados no lava roupa líquido ou sabão em pó e é imperceptível aos olhos.

O composto absorve os raios ultravioleta e depois reflete os raios violeta. Esse fenômeno, da troca de raios, é chamado de fluorescência e dá um efeito de branco brilhante. Só que o efeito é apenas uma impressão aos nossos olhos, não é realidade.

Quando você opta por um outro produto sem o branqueador óptico, o efeito passa e a roupa parece mais amarelada.

Essa manobra pode ser considerada tendenciosa por muitas pessoas, já que induzem o consumidor a acreditar num efeito óptico e que não corresponde a realidade.

Inclusive, no site de uma fornecedor desse composto, a explicação vem acompanhada da seguinte frase: “O objetivo da utilização desse composto é oferecer um efeito de branco brilhante, sendo muito recomendado na utilização de material têxtil.”

 

sabão em pó, alergia na pele

 

O branqueador ótico ainda tem efeito acumulativo nos tecidos, causando um acúmulo de resíduos tóxicos, podendo assim gerar irritações e alergia. Atualmente, os principais tipos de branqueadores óticos industriais são sintéticos e não são biodegradáveis, causando contaminação em águas que vão para rios, mares e prejudicando todo o ecossistema.

Qual lava roupa deixa a roupa branca de verdade?

lava roupa, sabão em pó, positiv.a
Sabão em pó e lava roupa líquido positiv.a

 

Fique atento a composição!

Bicarbonato de sódio, percarbonato de sódio e carbonato de sódio são uma combinação perfeita para tirar gordura e suspender moléculas de sujeira. Além disso o tipo de sabão utilizado nas fórmulas faz toda diferença. Ele aprisiona a sujeira e carrega no enxague para fora da roupa.

 

Conheça o tira manchas e os lava roupa da positiv.a. São todos hipoalergênicos, não causam alergias, eficientes e não contém branqueador óptico, deixando suas roupas limpas e brancas de verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *