Produtos biodegradáveis: o que são, exemplos e importância

embalagem reciclada da lava louças em barra da Positiv.a

Quer ajudar o planeta, mas não sabe por onde começar? Que tal aprender um pouco sobre os produtos biodegradáveis? Esses produtos são incríveis aliados na luta contra a poluição e ajudam a preservar o mundo para as futuras gerações. 

Neste artigo, vamos explicar o que são produtos biodegradáveis, sua importância e dar alguns exemplos para que você possa começar a usá-los hoje mesmo. Vamos juntos fazer a diferença? Continue lendo e descubra como fazer escolhas de consumo mais sustentáveis!

O que são produtos biodegradáveis?

pessoa segurando um saco de rede de pesca reciclado da Positiv.a contendo frutas

Biodegradável é o termo usado para substâncias ou materiais que podem ser decompostos por microorganismos, como bactérias e fungos, em um processo natural. Ou seja, um produto biodegradável é aquele que se desintegra no ambiente sem causar danos significativos ou poluição duradoura. Mas como acontece isso? É aqui que os microorganismos entram em cena. 

Bactérias e fungos basicamente “comem” o material, quebrando suas ligações moleculares. Esses pequenos seres fazem isso para obter energia e nutrientes. Uma vez que o material é quebrado em partes mais simples, esses componentes são metabolizados pelos microorganismos.

O que sobra desse processo é basicamente dióxido de carbono, água, biomassa ou, até mesmo, composto orgânico (adubo).

Além disso, alguns dos nutrientes são incorporados aos corpos dos microorganismos, contribuindo para o ciclo de nutrientes na natureza ou reintegrados ao meio ambiente, onde podem ser usados novamente por plantas e outros organismos.

Por que usar produtos biodegradáveis?

Usar produtos biodegradáveis gera vários benefícios tanto para você quanto para o meio ambiente. Vamos dar uma olhada em alguns dos motivos pelos quais você pode querer considerar optar por produtos biodegradáveis:

  • Redução de resíduos: como os produtos biodegradáveis se decompõem facilmente na natureza, eles ajudam a reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários, oceanos e em outros ambientes naturais, diferentemente dos produtos que não são biodegradáveis, que ficam por centenas, ou até milhares, de anos ocupando espaço e poluindo o ambiente;
  • Preservação do solo e da água: os produtos biodegradáveis não liberam substâncias tóxicas à medida que se degradam, contribuindo para a preservação do solo, da água e, consequentemente, da vida selvagem, dos ecossistemas e da saúde humana;
  • Amigo da vida selvagem: resíduos não biodegradáveis, especialmente plásticos, representam uma grande ameaça para a vida selvagem. Animais podem ingerir esses materiais ou ficar presos neles, o que pode resultar em lesões graves ou, até mesmo, a morte desses animais;
  • Diminuição do uso de recursos não renováveis: muitos produtos biodegradáveis são feitos de recursos renováveis, ao contrário dos produtos de plástico, que são feitos de petróleo, ou seja, um recurso não renovável.

Exemplos de produtos biodegradáveis

pessoa segurando uma bucha vegetal da positiv.a

Há uma variedade de produtos biodegradáveis disponíveis no mercado hoje em dia. A seguir, confira uma lista de produtos biodegradáveis para fazer trocas positivas!

  • Sacolas de compras biodegradáveis: essas são alternativas mais amigáveis para o meio ambiente em comparação às sacolas de plástico tradicionais, isso porque são projetadas para se decomporem naturalmente ao longo do tempo;
  • Talheres biodegradáveis: feitos de materiais como bambu ou amido de milho, esses utensílios de cozinha são uma excelente opção para festas ou eventos em que o uso de talheres descartáveis é necessário;
  • Produtos de limpeza biodegradáveis: existem muitos produtos de limpeza no mercado feitos com ingredientes biodegradáveis, que não prejudicam o meio ambiente;
  • Produtos de higiene pessoal biodegradáveis: isso inclui coisas como escovas de dentes feitas de bambu, bucha vegetal e fio dental feito de seda ou materiais vegetais.

Vale destacar que é sempre melhor compostar os produtos biodegradáveis, mas, não sendo possível, ainda assim são opções melhores do que os não biodegradáveis.

Conheça os produtos biodegradáveis da positiv.a

Quer fazer a diferença? Experimente os produtos de autocuidado e limpeza da positiv.a! Nossas formulações são com ingredientes naturais, além das embalagens de material de origem reciclada, reciclável e de baixo impacto ambiental. Por exemplo, nosso esfregão feito de redes de pesca resgatadas do oceano ou nosso sabão de coco feito com óleo de coco de produção sustentável no Brasil. Legal, né? 

Na positiv.a, trabalhamos por um mundo melhor e mais verde. Então vem com a gente e faça parte dessa iniciativa. Navegue pelo site da positiv.a e conheça nosso catálogo de produtos biodegradáveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *