Alergia a sabão em pó: sintomas, tratamento e como evitar

Alergia a sabão em pó

Você nota o aparecimento de lesões, coceira ou irritação na pele após lavar peças de roupa à mão? Se sim, fica o alerta: isso pode estar ligado aos ingredientes do seu sabão em pó.

Compreender por que isso acontece e saber identificar os sintomas é crucial para prevenir complicações e ajudar você a escolher produtos que não causem irritações ou reações alérgicas.

Quer entender esse assunto com mais detalhes? Então vem com a gente e descubra como evitar a irritação e a alergia a sabão em pó de uma vez por todas!

É verdade que sabão em pó pode dar alergia?

É comum ouvir falar de alguém que tem alergia a pólen, leite e picada de abelha, por exemplo, mas o mesmo não ocorre quando se trata de alergia a sabão em pó, por isso muita gente duvida dessa possibilidade. Mas, sim, o sabão em pó pode dar alergia. E sabe por quê?

O sabão em pó convencional contém substâncias químicas fortes, como corantes, fragrâncias artificiais e conservantes, que são potenciais causadoras de alergias.

Quais são os sintomas de alergia a sabão em pó?

Antes de falarmos sobre os sintomas de alergia a sabão em pó, você precisa saber que muitos desses sinais também aparecem em pessoas que não têm alergia, mas, sim, uma sensibilidade aos componentes do sabão em pó. E somente um profissional de saúde qualificado, como um médico ou dermatologista, tem o conhecimento e a capacidade de diagnosticar de forma precisa o paciente.

Então, caso você apresente algum destes sintomas, não significa que você é alérgico, e sim que você precisa marcar uma consulta médica, ok? Dito isso, vamos aos sintomas:

  • Coceira;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Formação de bolhas ou crostas;
  • Dor ou sensibilidade;
  • Descamações na pele.
Comunidade do Whatsapp

 

Prevenção e tratamento para alergia a sabão em pó

A gente sabe que não é legal descobrir uma sensibilidade ou alergia a um sabão em pó específico. Mas, não se preocupe, há maneiras de prevenir reações indesejadas.

O primeiro passo é parar de usar o sabão que causou a alergia e optar por produtos que sejam livres de substâncias potencialmente agressivas à pele. Para isso, fique atento ao rótulo e procure por substâncias como amônia, petrolato, parabenos, formaldeídos e fragrâncias e corantes artificiais. Se encontrá-las, não compre o produto.

Como a alergia a sabão em pó é algo comum, já é possível encontrar no mercado produtos hipoalergênicos e dermatologicamente testados, ajudando na sua escolha por um lava-roupas com formulação segura.

Caso você entre em contato com um sabão em pó que provoque algum dos sintomas citados acima, lave a região com bastante água corrente e sabão neutro para remover o contaminante; se sentir coceira ou ardor, aplique compressas frias ou gelo envolvido num pano e consulte o médico quanto antes, pois somente um profissional da saúde poderá prescrever cremes, pomadas ou, em casos mais graves, medicamentos orais para tratar adequadamente a reação alérgica.

Onde encontrar o melhor sabão em pó para alérgicos

Uma excelente opção de sabão em pó para quem tem alergia é o Lava Roupas em Pó Lavandin da positiv.a. Além de ser seguro para a pele, ele é uma boa escolha para o meio ambiente, pois é biodegradável e vegano, e sua embalagem é feita com 91% de material reciclado e livre de plástico.

O nosso lava-roupas ainda apresenta ótima performance na remoção de manchas e odores, dispensa o uso de amaciantes, rende até 230 lavagens e tem óleo essencial orgânico de Lavandin, um mimo para seu olfato!

Quer saber mais sobre o sabão em pó natural da positiv.a? Navegue em nosso site!

Cupom de desconto primeira compra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *