Trocas positivas: 3 mudanças que você pode fazer pelo planeta agora

Mãos saindo da parede e trocando sacola plástica por saco feitos de rede de pesca ilustram as trocas positivas

Você sabia que é possível cuidar do planeta com pequenas mudanças no nosso dia a dia? Sim, é isso mesmo! E as trocas positivas estão aí para mostrar que dá para começar essas mudanças hoje mesmo. Vamos lá? 🙂

O que são as trocas positivas?

Antes de qualquer coisa, é importante reconhecer que está tudo bem a gente não saber de tudo e que a mudança para um estilo de vida mais ecológico acontece no tempo de cada pessoa. Combinado?

Dito isso, você sabia que a primeira escova de dentes que você usou na vida ainda está no planeta?

Ou que as buchas de plástico comumente usadas na cozinha duram milhares de anos no meio ambiente?

Pois é, esses são apenas alguns exemplos de produtos que estão no nosso dia a dia e que impactam, direta e indiretamente, a nossa saúde e o meio ambiente.

E mesmo cientes disso, sabemos que nem sempre é fácil trocar os produtos convencionais, que já fazem parte da nossa rotina, por opções ecológicas e que respeitam o meio ambiente.

Por isso, queremos mostrar que é, sim, possível cuidar do planeta com pequenas trocas positivas.

Ou seja, mudar alguns hábitos que muitas vezes não fazem bem pro nosso corpo e nem para o planeta, mas não os questionamos por já fazerem parte da nossa rotina.

Como fazer uma troca positiva?

Mas, afinal, como podemos fazer as trocas positivas? Como inseri-las no dia a dia?

Para te ajudar a dar esse primeiro passo, reunimos algumas mudanças que você pode adotar agora mesmo para ajudar o planeta. Vem ver:

1. Pequenas mudanças na nossa casa

Se queremos mudar nossos hábitos, faz sentido começarmos pelo nosso universo particular, ou seja, pela nossa casa, certo?

Por isso, acreditamos que fazer algumas trocas positivas, como se livrar dos produtos de limpeza convencionais que utilizamos na limpeza do lar. Aqueles milhares de produtos que muitas vezes são nocivos pra saúde, sabe? – por opções ecológicas e sustentáveis, faz toda a diferença.

Às vezes, uma única alternativa de multiuso (como o multiuso da positiv.a!), por exemplo, substitui pelo menos 8 produtos diferentes e você, além de ter um melhor custo-benefício, colabora com o meio ambiente usando menos – ou nenhum – plástico.

Ou também podemos começar pela troca da esponja convencional da nossa cozinha, que é feita de plástico e demora milhares de anos para se decompor, pelas buchas vegetais – que são naturais, biodegradáveis e compostáveis.

2. Que tal estender as trocas positivas para o autocuidado?

Da mesma forma, optar por produtos de autocuidado que cuidam do nosso corpo e do planeta pode parecer uma atitude pequena, mas a longo prazo, acredite, gera um grande impacto positivo.

E talvez saber que a sua primeira escova de dente ainda está no planeta seja o empurrão que você precisa para trocar as escovas convencionais, de plástico, pelas de bambu – que por ser feita de planta se biodegrada rapidamente!

3. Pequenas trocas, grandes impactos

É claro que as trocas positivas não ficam somente no campo do consumo. Também é possível adotar atitudes nas demais áreas da vida.

Reduzir a ingestão de carne, ler os rótulos dos produtos, optar por produtos com embalagens recicláveis ou reutilizáveis e dar preferência a produtos naturais são alguns dos milhares de exemplos que existem.

Além disso, é preciso que as empresas assumam cada vez mais um compromisso com as questões socioambientais.

Foi a partir desse questionamento e do repensar os nossos hábitos de consumo que nasceu a positiv.a: uma empresa que, por meio de produtos e serviços, dedica-se a restabelecer o equilíbrio entre meio ambiente e sociedade.

Economia circular, agricultura familiar e reciclagem são alguns dos nossos pilares, e acreditamos que eles precisam estar cada vez mais no vocabulário das empresas, no Brasil e no mundo.

Por isso, fica o convite: que comecemos hoje mesmo as pequenas mudanças, as nossas trocas positivas – e que no final farão grande diferença.

Vem com a gente e conheça hoje mesmo os nossos produtos para a limpeza do seu lar e o cuidado com o seu corpo – e pode confiar que, enquanto eles cuidam de você, cuidam do planeta também, viu? <3

Um comentário em “Trocas positivas: 3 mudanças que você pode fazer pelo planeta agora

  1. Regina diz:

    Parabéns pela proposta! O nosso mundo precisa, com urgência, de atitudes empresariais e decisões pessoais como essa da Positiva. “Pensar verde” deixou de ser uma escolha individual e se transformou na única alternativa da humanidade para a manutenção do que restou do nosso incrível planeta azul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *