Terpenos: o que são e para que servem?

Diversas metades de limões cortadas sobre uma cartolina rosa

Você já ouviu falar nos terpenos? O nome pode parecer estranho, mas tenho certeza de que o cheiro do terpeno lhe é bastante familiar: sabe aquele cheirinho de limão que remete aos produtos de limpeza? O responsável por ele é o terpeno – e hoje vamos te contar tudo sobre ele! Vamos lá?

O que é terpeno?

Os terpenos, também chamados de terpenoides, são compostos orgânicos aromáticos produzidos naturalmente pelos vegetais. Suas variedades são muitas: existem mais de 20 mil tipos descritos!

Dentre as funções dos terpenos, podemos citar a proteção das plantas de altas temperaturas e pragas, além de atrair insetos polinizadores.

Alguns desses compostos são voláteis, ou seja, possuem alta pressão de vapor e, quando entram em contato com a atmosfera, se transformam em gás – e pelas fragrâncias agradáveis que exalam, são muito encontrados nos óleos essenciais.

Quais são os tipos de terpenos?

São diversos os tipos de terpenos e eles são agrupados de acordo com o tamanho da cadeia de moléculas. A seguir, mostramos alguns exemplos, onde ocorrem e quais são seus efeitos.

Terpeno

Características

Exemplos de ocorrência

Efeitos

MircenoAroma terroso, pouco cítrico e meio amargoLúpulo, capim-limão, mangaAnalgésico, antiinflamatórioe antibiótico
LimonenoAroma que sentimos ao descascar uma tangerina ou laranjaFrutas cítricas (limão, laranja e tangerina)Bactericida, fungicida e anti-cancerígena
Beta-cariophilenoPouco doce, apimentado, amadeirado, cítrico e adstringente Cravo-da-Índia, pimentas, algodão, ervasAnalgésico, redutor da pressão sanguínea
PinenoAroma das resinas de pinheirosEucalipto, sálvia, pinheirosExpectorante, antiséptico, aumenta o foco e energético
LinalolAroma doce com toques apimentadosLavanda, lírioEfeitos sedativos
Delta-3-carenoAroma doce, pungenteResina de pinheiro, cedro etc.Sensação de secura nos olhos e bocas, possível regulação hídrica do corpo

Onde são encontrados os terpenos?

Os terpenos podem ser extraídos de diversas partes dos vegetais, incluindo sementes, flores, folhas, raízes, entre outras. Eles são encontrados em plantas como lavanda, eucalipto, cravo, lírio, limão e muitas outras!

O terpeno limoneno é o mais abundante na natureza e você pode encontrá-lo na forma de óleo essencial ou como componente de produtos à base de terpenoides – como é o caso do nosso multiuso concentrado.

Terpenos na limpeza da casa? Sim!

Como dissemos, é possível encontrar o terpeno em produtos feitos à base desse ingrediente, principalmente na composição de produtos de limpeza ecológicos. Isso porque os terpenos cítricos são bactericidas e fungicidas.

Além disso, os terpenos são excelentes solventes de gordura, e ainda atuam na limpeza e desinfecção das superfícies.

O terpeno, afinal, é uma excelente substituição aos compostos petroquímicos tóxicos e nocivos à saúde. Ou seja, cuida da casa e do planeta!

Com o nosso Multiuso Concentrado, por exemplo, você deixa de comprar até 8 produtos para a limpeza da casa. Sabe aquela velha história de que precisamos de um item pra cada canto? Pois é! Não é verdade. Os terpenos estão aí para provar que dão conta do recado.

Além disso, o nosso Lava Roupas Líquido também tem terpenos na composição. Você não precisa de amaciante, fica com as roupas limpas e com um cheirinho delicioso de laranja!

Que tal trocar seus produtos de limpeza convencionais por opções naturais à base de terpeno? Você pode começar agora mesmo acessando o nosso site e utilizando o nosso cupom especial para leitores do blog! Vem fazer parte dessa mudança <3

 

Cupom de desconto primeira compra

 

Fonte: Greenpower

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *