As propriedades poderosas dos óleos essenciais

As plantas

As plantas têm importantes funções para os humanos, como purificar o nosso organismo ao expelir toxinas, neutralizar a acidez do sangue, suprir a falta de certos alimentos nutritivos (vitaminas e sais), estimular a ação dos órgãos, normalizar o funcionamento de outros e por aí vai.

Nosso corpo é um mecanismo cujas partes componentes trabalham em prefeita harmonia. Para que esse mecanismo funcione como deve e como pode, é preciso levar em consideração alguns pontos como: a alimentação, o ar puro, o movimento, os banhos, água em abundância, descanso, banhos de sol, absorção das propriedades vegetais, entre outras coisas.

No reino das plantas há abundância de possibilidades de cura para muitas enfermidades do corpo humano. Tamanha sua perfeição, nos oferece tudo que precisamos.

Os óleos essenciais

Os óleos essenciais são o extremo concentrado da vitalidade das plantas. Obtidos por meio de técnicas de extração, como prensagem a frio ou diferentes tipos de destilação, podem ser extraídos das folhas, raízes, sementes, frutos, flores e dos troncos de plantas. Ou seja, dela todinha, a depender do óleo.

Os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde. E, por meio da aromaterapia, podem acalmar, estimular, conservar alimentos, cicatrizar, desinfetar e até atuar como inseticida, fungicida, bactericida, repelente e agente de limpeza natural. São perfeitos aromatizadores, ótimos para fazer compressa, massagem, inalação, limpeza, cuidar dos cabelos, banhos relaxantes, cuidado com a pele e mais!

Só de ler já dá um up, né?

Falaremos aqui sobre três dos óleos essenciais mais presentes nos produtos Positiv.a!

LARANJA

Originária do Sul da Ásia, a Laranjeira hoje cresce em diversas áreas de clima tropical e subtropical. Felizmente, estamos bem abastecidos dessa importante espécie aqui no Brasil.

O óleo volátil encontrado na casca da laranja contém limoneno (terpeno utilizado em nossos produtos à base de laranja), flavonoides, cumarinas, triterpenos, vitamina C, caroteno e pectina.

Com propriedades antiinflamtórias, antibacterianas, antifúngicas e antioxidantes, é um óleo que traz alegria! É perfeito para pessoas com depressão e ansiedade.

Da laranjeira se usam, folhas, fruto e flores.

Dá pra sentir o cheirinho fresco daqui, não dá?

Uma dica: pingue umas gotinhas do óleo essencial de Laranja em pontos estratégicos da casa naqueles dias em que você estiver “borocoxô”.

LAVANDIN

O Lavandin é da mesma família da Lavanda e é conhecido por ser um excelente calmante e ter um cheirinho incrível, que todo mundo reconhece!

A família Lavanda ficou conhecida como fitoterápica ainda na Idade Média e hoje já tem terreno seguro por todos os territórios.

Possui propriedades relaxantes, antidepressivas e sedativas suaves. São ótimos calmantes para quem sofre com insônia, irritabilidade, dor de cabeça e enxaqueca.

Ainda tem efeito antisséptico, ajudando a tratar queimaduras, cortes e feridas. E também ajuda no alívio da dor e inflamação de picadas de insetos.

Em massagens ou escalda-pés, alivia a fadiga, relaxa e controla as emoções.

Êta, calmaria boa!

Uma dica: Pingue duas gotinhas do óleo essencial de Lavandin no seu travesseiro antes de dormir para uma noite de sono ainda mais relaxante.

MELALEUCA (Tea Tree)

O nome “melaleuca” vem da fusão do grego: melas “preto” e leukos “branco”, em referência ao tronco da árvore, que é preto e seus ramos, que são brancos.

Original da Austrália, a Melaleuca hoje já está muito bem espalhada pelo mundo, em territórios pantanosos. Folhas e galhos menores colhidos durante todo o ano são desliados para obtenção do óleo essencial.

O óleo retirado de suas folhas tem alto poder antisséptico, antibacteriano, antifúngico, antiviral e estimulante imunológico. É muito útil para picadas, queimaduras, feridas e infecções da pele e bocais de todos os tipos.

É ideal para lavar alimentos, para o tratamento de acne, candidíase, massagens, cuidado com as unhas e muito mais!

Uma dica: Pingue duas gotinhas de óleo essencial de melaleuca em sua gaveta de calcinha, cueca ou absorventes de tecido. Vai ser ótimo para matar fungos e bactérias.

Produtos com óleos essenciais

Limpeza é uma tarefa que ninguém escapa de fazer. Tem que fazer, é questão de autocuidado. Por isso, a gente faz de tudo para que seja um momento mais prazeroso de cuidado com tudo e com tod@s.

Usar óleos essenciais em nossos produtos, em substituição às fragrâncias artificiais (essências derivadas do petróleo, com única função de perfumar), comumente utilizadas nos produtos convencionais disponíveis no mercado, é uma opção para que o cuidado seja ainda maior e torne essa tarefa de limpar mais prazerosa, potente e benéfica para nossa saúde.

Limpar não combina com veneno! A gente acredita que limpeza é da porta pra dentro e de dentro pra fora, e confiamos que a Natureza nos oferece tudo que precisamos. É ela nossa fonte e nosso retorno.

Ah, e sempre bom reforçar que todos os óleos essenciais usados por nós são 100% orgânicos e de pequenos produtores, que se preocupam em proteger toda a cadeia de produção.

Enquanto você cuida da sua casa, as propriedades dos óleos essenciais cuidam de você! O match perfeito, né?

É de Natureza que estamos falando!

Quem deseja ter saúde, deve voltar à Natureza! =) A gente ama poder contar com o poder das plantas!

Mas tenham cuidado: O óleo essencial puro, por mais natural que seja, dada a sua alta concentração, pode causar efeitos colaterais. Evite ingerir sem orientação médica ou de um aromaterapeuta. Use com cautela e siga as orientações da bula.

Ele diluído em produtos naturais é só benefício! Desfrute do poder que a Natureza tem a oferecer!

Fontes:

As plantas curam, de A. Balbach.

Portal Ecycle.

O Grande Livro das Plantas Medicinais, de Andrew Chevallier.