O Papel Toalha e seus Impactos Negativos

Papel Toalha - Impactos Negativos

Papel sem fim

Já pararam para pensar quanto papel descartamos diariamente após utilizado apenas uma vez? Nos referimos especificamente ao famoso papel toalha. Aquele quebra-galho da cozinha, que serve para tudo. No entanto, esse papel gera grande impacto no meio ambiente, pois não pode ser reciclado. Feito de celulose virgem, gera impacto não só com a degradação ambiental, mas também em todo o processo de produção, com o excessivo gasto de água e desmatamento. Em seu lento processo de decomposição, o papel libera o gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa.

Tchau, dioxina!

Além disso, esse papel possui uma substância química extremamente tóxica. A dioxina é utilizada para branquear a folha e quando em contato com o corpo (interna e externamente), pode mexer com a regulação de crescimento celular, induzindo ou bloqueando a morte de células. Para evitar o contato com as dioxinas, priorize papeis naturalmente brancos ou não brancos, principalmente quando se tratar de itens que entram em contato direto com o corpo e com o alimento, como o papel toalha, filtros de café e etc.
Para amenizar o impacto no meio ambiente, aconselha-se a utilização de papeis recicláveis. Mas vale lembrar que ainda os modelos reciclados e biodegradáveis, após determinados usos, ficam sem solução ecológica.

A solução é mais simples do que pensamos

Ecologicamente falando (já que essa é nossa língua), o planeta agradeceria se todas as toalhas de papel fossem substituídas por flanelas ecológicas, como as da POSITIV.A. Além de poderem ser reutilizadas milhares de vezes, são feitas de algodão reciclado e garrafa PET, que seriam descartados no meio ambiente. As flanelas dispensam o uso de água em seu processo de fabricação e não utilizam corantes ou quaisquer substâncias químicas. A cada metro do tecido produzido, são retiradas do meio ambiente 8 garrafas PET e 480g de resíduo têxtil.
Reduzir o desperdício, evitar a emissão de CO2 na atmosfera e economizar água, é possível com uma simples mudança de hábito.
Que tal experimentar essa atitude positiva?

6 comentários em “O Papel Toalha e seus Impactos Negativos

  1. Barbara Tedesco diz:

    Gostaria de saber se é melhor o papel toalha ou a agua para lavar o prato?Sempre fico nessa duvida e acabo usando o prato.

  2. Carolina diz:

    Olá!
    Por exemplo, uso para deixar junto do alface ou de algumas outras verduras para evitar que estraguem depressa.. teria alguma substituição??
    Obrigada

  3. Paula Pontes diz:

    Olá! O uso do PET, neste caso, é de fato benéfico? Não seria melhor apenas o uso do algodão preferencialmente reciclado? As lavagens carregarão microplásticos, a decomposição será problemática…e o gasto de recursos nesta mistilura PET x algodão?

Comentários não permitidos.