O que o plástico que você joga fora tem a ver com os oceanos?

A cada ano, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico são jogadas nos oceanos. Inclusive, todo o plástico já produzido desde sua invenção em 1862 ainda persiste na Terra. Se continuarmos a produzi-lo nesse ritmo sem refletir sobre seu ciclo de vida, em 50 anos, haverá mais plástico do que peixes nos oceanos.

Onde se encontra a maioria do plástico produzido?

A maior parte do lixo marinho é plástico: entre 50% e 80% dos resíduos encontrados no mar são compostos por esse material, e ele também é o item mais recolhido em ações de limpeza de praias.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a poluição plástica marinha aumentou 10 vezes desde 1980, afetando pelo menos 267 espécies animais, incluindo 86% das tartarugas marinhas, 44% das aves marinhas e 43% dos mamíferos marinhos.

Como o lixo plástico impacta a vida nos mares?

Um relatório recente da PNUMA, revelou que mais de 14 milhões de toneladas de plástico entram e danificam os ecossistemas aquáticos a cada ano. Essa poluição causa diversos danos à vida marinha: animais se enroscam em pedaços maiores, confundem fragmentos menores com alimento e as margens costeiras são sufocadas por esse material.

Por que o plástico é um problema para o meio ambiente?

A poluição plástica é uma grande ameaça aos ecossistemas, ao clima e ao bem-estar humano. Globalmente, 46% dos resíduos plásticos são depositados em aterros, 22% são mal geridos e transformam-se em lixo, 17% são incinerados e 15% são coletados para reciclagem, com menos de 9% realmente reciclados.

Por que é importante reduzir o consumo de plástico?

No mesmo relatório, a PNUMA mostra que poderíamos reduzir a poluição por plásticos em 80% até 2040, se adotarmos medidas imediatas de reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação para abandonar o uso de plásticos.

Desta forma, o Programa promove três mudanças no mercado para mitigar estes impactos:

  1. Reúso: A promoção de opções de reúso, incluindo garrafas reabastecíveis, dispensadores a granel, esquemas de caução, esquemas de devolução de embalagens etc., pode reduzir em 30% a poluição por plástico até 2040.
  2. Reciclar: Reduzir a poluição plástica em mais 20% até 2040 pode ser possível se a reciclagem se tornar um empreendimento mais estável e lucrativo. A remoção dos subsídios aos combustíveis fósseis, a aplicação de diretrizes de design para melhorar a reciclagem e outras medidas podem aumentar a parcela de plásticos economicamente recicláveis de 21% para 50%.
  3. Reorientar e diversificar: A substituição cuidadosa de produtos, como embalagens plásticas, sachês e embalagens para viagem, por produtos feitos de materiais alternativos (como papel ou materiais compostáveis) pode proporcionar uma redução adicional de 17% na poluição plástica.

Se não agirmos agora, em cinco anos, 80 milhões de toneladas a mais de plástico poluirão os oceanos até 2040.

Leia também, por que é importante reciclar

O que podemos reciclar para ajudar o meio ambiente?

Existem alguns tipos de materiais que podem ser reciclados, como papel, vidro, aço inoxidável, eletroeletrônicos, plásticos e muitos outros.

Na teoria, todos os tipos de plástico são recicláveis. No entanto, na prática, nem todos os tipos de plástico podem ser reciclados.

Tenha sempre em mente que a reciclagem de embalagens plásticas ajuda a diminuir a quantidade de resíduos que vão parar em aterros sanitários e nos oceanos, reduzindo a poluição ambiental e o impacto negativo na vida marinha.

Assim, empresas que adotam práticas sustentáveis, como o uso de embalagens recicladas em seus produtos, promovem a conscientização sobre a importância da economia circular e do cuidado com o meio ambiente.

Por exemplo, a positiv.a, uma empresa B, brasileira, ecologicamente e socialmente responsável, utiliza embalagens de plástico reciclado e 100% recicláveis nos produtos de limpeza naturais que comercializa.

Embalagem Multiuso Concentrado coletado em Cooperativa de Reciclagem

O que é reciclar para transformar?

Mas o que isso significa na prática? Em 2023, a positiv.a já evitou que 42,8 toneladas de plástico chegassem no mar e reinseriu 66,9 toneladas de plástico reciclado.

Acesse o Relatório de Impacto completo, aqui!

Queríamos muito usar plástico interceptado do oceano, como fomos pioneiros no Brasil e fizemos de 2018 a 2021. Mas desde a pandemia, não obtivemos com 100% de transparência a rastreabilidade desse tipo de plástico.

Desta forma, nossa solução é comprar plásticos pós consumo das cooperativas e transformar o “lixo” em novos frascos 100% reciclados, reduzindo os riscos de que este resíduo vá para o mar., comenta a Marcela Zambardino, Cofundadora e Diretora de Impacto da positiv.a.

O novo Frasco Auxiliar da positiv.a é feito de plástico reciclado (PEAD), vindo de Cooperativas de coleta seletiva. Como é de material branco, ele é mais reciclável,  significa que ele pode ser utilizado mais vezes. Além disso, o Frasco Auxiliar é 100% reciclável.

Vem descobrir DE ONDE VEM as embalagens de plástico reciclado da positiv.a!

Como usar o Frasco Auxiliar?

O Frasco Auxiliar é ideal para diluir o Multiuso Concentrado:

  • 1 TAMPA (30ML) + ÁGUA = LIMPEZA LEVE

Ideal para: Eletrônicos, vasos, lousa, mat de yoga e superfícies.

  • 2 TAMPAS (60ML) + ÁGUA = LIMPEZA GERAL

Ideal para: Pisos, móveis, portas, paredes, pedras, eletrodomésticos.

  • 3 TAMPAS (90ML) + ÁGUA = LIMPEZA FORTE

Ideal para: Sanitários, pias, fogão, geladeira, carpetes, madeira, inox, tapetes, urina animal.

Como vou saber qual frasco é para o quê? Na parte de trás deixamos um espaço para você sinalizar com uma caneta permanente qual diluição você está utilizando para aquele frasco.

O Multiuso é um produto de limpeza versátil que substitui diversos outros produtos e rende até 16,5 litros, o equivalente a 33 frascos de 500 ml, como limpadores específicos para vidro, cozinha ou banheiro. Com apenas um produto, você pode realizar diversas tarefas de limpeza, economizando tempo e dinheiro.

Veja aqui como usar o Multiuso e limpar as superfícies

 

Frasco Auxiliar: veja como fazer a diluição do Multiuso Concentrado

 

Lembre-se que todo o plástico que está nos oceanos, foi produzido nas cidades e, por isso, quanto mais a gente incentivar o reuso e a transformação de garrafas virgens em 100% recicladas e recicláveis, estaremos contribuindo diretamente para a limpeza dos oceanos, aterros e todo o planeta.

Sozinh@s somos gostas, junt@s somos oceano 🌊

positiv.a

 

Comunidade do Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *