Logística Reversa POSITIV.A!

A atitude que vocês tanto pediram, se concretizou! Agora tem logística reversa para os produtos da POSITIV.A!

Estamos muito felizes em compartilhar a realização de mais um grande sonho.

 

Inauguramos nosso primeiro ECOPONTO, identificado com nossa marca, para coleta de todas as nossas embalagens (papel, papelão e plástico).

 

O ponto fica na cidade de São Paulo, no bairro de Pinheiros, dentro do incrível mercado Quitanda, que já tem várias práticas sustentáveis.

A triagem dos materiais é realizada pela Cooperativa Yougreen, cooperativa B certificada da qual somos muito fãs. É indispensável conhecer o trabalho deles.

 

Neste ano a Yougreen, que fica a menos de 2km de distância da nossa sede na Lapa – São Paulo, também começou a coletar todos os resíduos que geramos internamente.

 

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA

Com o aumento do consumo, aumenta-se proporcionalmente o desperdício de resíduos que poderiam muito bem ser reutilizados, reciclados ou reaproveitados. Como o sistema de reciclagem no Brasil ainda é muito falho, muitos desses descartes vão parar em aterros sanitários ou pior ainda, escaparem para a natureza. Fato que tanto falamos aqui. Especialmente, sobre os resíduos oceânicos.

Por isso, pensar em logística reversa é prevenir que os resíduos sejam desperdiçados ou tenham esse fim.

 

MAS NA PRÁTICA O QUÊ É?

 

A logística reversa é a materialização da economia circular.

Queremos nos responsabilizar por tudo que produzimos. E seguimos estudando para que isso ocorra o mais rápido possível, sempre respeitando o meio ambiente.

Atualmente no Brasil não é permitido que empresa de produtos de limpeza possa envasar novamente uma embalagem usada, logo, destiná-lo a uma cooperativa recicladora é o melhor caminho!

Então, você vai comprar um produto nosso, que tem a cadeia produtiva completamente rastreada, utilizá-lo e após o uso, vai direcionar para o nosso ECOPONTO!

 

Queremos reforçar também que, desde outubro de 2018, temos 200 pontos de coleta de embalagens espalhados pelo Brasil (listados aqui) operados pela nossa outra parceria maravilhosa Boomera (também empresa B certificada), que faz nossas embalagens com resina 100% reciclada pós consumo e coletada no litoral.

 

Nossa meta para 2020 é ter TODAS as nossas embalagens feitas com resíduos reciclados pós consumos e AMPLIAR a logística reversa (com muito estudo de impacto de CO2) pelo Brasil, além do compromisso assinado com o Sistema B de ser uma empresa carbono neutro.

 

Estamos muito felizes em dar mais esse passo rumo à economia circular!

 

A economia circular é como uma roda com várias pessoas de mãos dadas. Só se materializa quando unimos especialistas e você cliente por 1 só objetivo, cuidar da nossa maior casa: o planeta Terra.

 

Contamos com vocês para fechar esse ciclo!

 

Texto de Marcella Zambardino e Ana Luiza Arra