Dermatite de contato e alergias: Como evitar reações e proteger sua pele

alergia de pele

Neste artigo, explicaremos algumas das principais causas das alergias e apresentaremos soluções alternativas para que você possa cuidar da sua saúde de forma consciente.

Convidamos a Nataly Castelani que é Nutricionista Clínica, especializada em Nutrição com abordagem Funcional, Inteligência Emocional e Terapias Naturais Integrativas, para aprofundarmos esse tema.

O que é alergia?

A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico a substâncias normalmente inofensivas, como pólen, alimentos, cosméticos, produtos de limpeza ou produtos de higiene. Ao entrar em contato com esses alérgenos, o corpo libera histamina, causando sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço e, em casos graves, dificuldades respiratórias. Mas, importante dizer que os sintomas diferem, ou seja, em cada pessoa poderá se manifestar de uma maneira e numa intensidade diferente.

O que é alergia de contato? 

A alergia de contato ocorre quando a pele reage ao entrar em contato com um alérgeno, como fragrâncias artificiais, ácidos, solventes ou metais. O resultado é uma inflamação local, com sintomas que podem incluir coceira, vermelhidão, bolhas e descamação. Essas reações podem surgir logo após o contato ou horas/dias depois, dependendo da sensibilidade da pessoa.

Qual a diferença entre dermatite de contato e alergia? 

A dermatite de contato pode ser tanto irritativa quanto alérgica. A dermatite irritativa ocorre quando substâncias danificam diretamente a pele, como detergentes, sabonetes ou ácidos. Já a dermatite alérgica é uma resposta do sistema imunológico a substâncias específicas, como metais e fragrâncias, ou algum ativo da composição de um determinado produto, por exemplo sulfatos, parabenos e conservantes. Em ambos os casos, os sintomas são semelhantes, mas as causas diferem. 

A alergia afeta o sistema imunológico de forma mais abrangente e pode envolver outras partes do corpo além da pele, ou seja, poderá afetar no local especificamente que houve contato com o produto, mas também gerar outros sintomas como por exemplo: coceira no nariz, espirros e dores de cabeça, ou até desencadear um quadro de enxaqueca, caso a exposição ao produto for prolongada.

Quais produtos causam dermatite de contato? 

Alguns ingredientes comuns em produtos de limpeza, higiene e cosméticos, são os mais frequentes em causar dermatite de contato. Entre eles estão o Lauril Sulfato de Sódio (de origem petroquímica), presente em muitos shampoos e sabonetes, que pode ressecar a pele; parabenos, usados como conservantes e conhecidos por provocar reações alérgicas; fragrâncias sintéticas, que são uma das principais causas de dermatite alérgica; e níquel, encontrado em bijuterias e até cosméticos, sendo um alérgeno frequente.

Qual sabonete usar para dermatite de contato? 

Pessoas com dermatite de contato devem optar por sabonetes suaves e hipoalergênicos. Os sabonetes da positiv.a, como os de Lavanda e Melaleuca, Limão Siciliano, e Capim Limão e Alecrim, são ótimas escolhas. Eles são feitos com manteiga de cupuaçu e óleo de gergelim, que hidratam profundamente, possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam a regenerar a pele sem causar irritações. São livres de sulfatos, parabenos e fragrâncias artificiais, o que os torna seguros para peles sensíveis e propensas a reações alérgicas.

As alergias podem comprometer significativamente a qualidade de vida. No entanto, pequenas mudanças nos hábitos diários, como a escolha de produtos de limpeza e cuidados pessoais naturais e sustentáveis, podem gerar grandes benefícios. 

Deseja saber mais sobre alergias? Baixe gratuitamente o guia “Livre-se das Alergias” e aprenda como se proteger de agentes externos, criando um ambiente seguro para crianças, pets e adultos.

Por Nataly Castelani é Nutricionista Clínica (CRN3 78715), especializada em Nutrição com abordagem Funcional, Inteligência Emocional e Terapias Naturais Integrativas, atende pacientes alérgicos e autoimunes, também com queda de cabelo, endometriose, ansiedade, distúrbios tireoidianos, e que desejam melhorar a performance física e mental. É apaixonada por resolver a “causa raiz” dos problemas de saúde. Com escuta humanizada, ama explorar produtos naturais e conhecer novas opções de produtos clean label. Possui formação em eventos renomados, como o XII Board Review em Oncologia do Albert Einstein, e vasta experiência em congressos e cursos nas áreas de nutrição funcional, gastroenterologia, suplementação e diabetes.

 

 

2 comentários em “Dermatite de contato e alergias: Como evitar reações e proteger sua pele

  1. Firmino diz:

    Matéria muito interessante e extremamente importante, com informações pontuais, mesmo para os leigos, explicando e passando soluções de como se previnir; Parabéns!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *