Detergentes de lavar louça e roupas podem ser causa de alergias, asma, dermatites e até mesmo de doenças autoimunes

detergentes e bucha vegetal

Você sabia que doenças alérgicas como rinites, asma e dermatites e até mesmo doenças autoimunes e crônicas começam no intestino e podem ser causadas pelo uso de detergentes de lava louça e lava roupas?

A Dr. Fernanda Dettori, Médica Integrativa e Naturalista, explica

Detergentes usados para lavar louça, mesmo após enxágue, deixam resíduos. Em 2017 um grupo de pesquisadores (1) utilizou um método chamado espectrometria para quantificar o quanto de sabão permanece mesmo após o enxágue. A conclusão do estudo foi de que é muito difícil remover completamente o resíduo, e mesmo após 16 min de lavagem, ou seja, usando uma quantidade de mais de 21 litros de água, ainda havia resíduo do detergente na louça.

Esses resíduos de detergente contêm, dentre vários químicos sintéticos, agentes surfactantes, adicionados para dar mais espuma e uma falsa sensação de limpeza, e podem ser encontrados no rótulo como Lauril sulfato de sódio ou lauril éster sulfato de sódio.

Quando ingeridos, esses resíduos entram em contato com a mucosa intestinal, e causam um fenômeno chamado Síndrome do Intestino Permeável ou leaky gut (2).

O intestino permeável ocorre quando as células que revestem os intestinos são danificadas e se separam. Assim, criando lacunas pelas quais as toxinas podem “vazar” do intestino para a corrente sanguínea, desencadeando uma série de inflamações locais e em órgãos distantes.

 

“Contra fatos não há argumentos”

Vários alérgenos, patógenos e toxinas ambientais podem danificar a barreira epitelial. Estes incluem alérgenos derivados de ácaros, certas bactérias, fungos, vírus e toxinas contidas em alimentos industrializados, agrotóxicos e produtos de lavanderia, louça e produtos de limpeza doméstica (3).

Um grande número destas substâncias é encontrado pelos seres humanos como consequência da industrialização, urbanização e modernização. Em particular, os detergentes utilizados na lavanderia, na lavagem de louça e nos agentes de limpeza doméstica demonstraram ser diretamente tóxicos para as células epiteliais.

O aumento do uso de detergentes em geral e a adição de surfactantes e enzimas proteolíticas aos detergentes comerciais aumentaram significativamente a exposição diária do público a agentes que danificam a barreira epitelial, não somente do intestino, mas também dos pulmões e da pele.

Em uma pesquisa de 2018 (4), Wang e colaboradores demonstraram que sabões convencionais utilizados para lavar roupas prejudicam diretamente a integridade da barreira celular dos brônquios, células do pulmão, ao serem inalados.

Os lava-roupas convencionais contém ingredientes que podem ser irritantes, como surfactantes e alvejantes, ou sensibilizadores, como fragrâncias e enzimas, que podem causar asma e outras doenças alérgicas (5). Mesmo após bastante enxague e diluição de mais de 10 mil vezes, resíduos dos sabões permanecem em roupas e toalhas e, quando secas, são inalados. Essas partículas, quando entram em contato com nossa camada de células do pulmão, causam o mesmo fenômeno descrito acima, permeabilidade pulmonar ou “pulmão permeável”.

Uma barreira deficiente aumenta o risco da penetração de microoganismos causadores de doenças, substâncias tóxicas causadoras de alergias, além de poluentes contidos no ar inalado. Ao penetrar no tecido do pulmão vão para a corrente sanguínea e levam à uma reação inflamatória. Os pesquisadores concluíram que o resíduo inalado dos detergentes no epitélio respiratório pode ser uma causa importante do aumento da prevalência de asma nas últimas décadas.

Além disso, sabões convencionais lava-roupas contêm ainda enzimas, adicionadas com a função de retirar manchas mais aderidas às fibras do tecido. Essas enzimas são sabidamente causadoras de asma, e inclusive existem muitos estudos que identificaram surto de asma em trabalhadores de fábricas de detergentes para lavar roupas, mesmo após a tecnologia de encapsulamento das enzimas (6).

Além do intestino e pulmão, os surfactantes aniônicos, principais constituintes dos detergentes comerciais, presentes também em cosméticos e pastas de dentes, reduzem a integridade da barreira dos queratinócitos, células da pele. Através do mesmo mecanismo de aumento de permeabilidade celular, pesquisadores concluíram em 2016 (7) que ao entrar em contato com a pele, maior órgão humano, os detergentes alteram as propriedades dessa barreira induzindo ao efeito de secura e aspereza, e levando a dermatites. A barreira cutânea exerce papel chave na vigilância imunológica e prevenção da penetração de microrganismos, toxinas, poluentes e alérgenos, e em contato com detergentes convencionais se torna frágil e exposta

Dessa maneira podemos perceber o quanto vivemos uma ameaça invisível à nossa saúde quando utilizamos produtos de limpeza convencionais. Não podemos esquecer ainda de que esses ingredientes químicos irão se acumular nas águas e no meio ambiente causando danos à fauna e flora. Por isso devemos sempre buscar utilizar produtos de limpeza e cosméticos livres de ingredientes nocivos para nossa saúde e para a saúde do Planeta.

Referências:

1 – Detection of domestic detergent residues on porcelain tableware using laser induced breakdown spectroscopy. Royal Society of Chemistry, 2017.

2 – Gut epitelial barrier damage caused by dishwasher detergentes and rinse aids. J Allergy Clin Immunology 2022.

3- Does the epithelial barrier hypothesis explain the increase in allergy, autoimmunity and other chronic conditions? Nature Review Immunology 2021.

4 – Wang et al. Laundry detergentes and detergente residue after rinsing directly disrupt tight junction barrier integrity in human bronchial epitelial cells. J Allergy Clin Immunology 2018.

5 – Le Moual et al. Enviroment and asthma in adults. Presse Med 2013.

6 – An outbreak of asthma in a modern detergent factory. The Lancet 2000.

7 – Xian et al. Anionic surfactants and comercial detergentes decrease tight junction barrier integrity in human keratinocytis. J Allergy Clin Immunology 2016.

 

Onde encontrar alternativas de produtos naturais

Acesse nosso site e aproveite o frete grátis para sua primeira compra. Utilize o cupom INSTA, válido para compras a partir de 170 reais ou ganhe descontos em todos os produtos, assinando nosso programa de compras recorrentes.

Ah! E se ainda estiver na dúvida sobre os benefícios ou usos dos produtos, te convidamos a fazer parte da nossa Comunidade Colaborativa no WhatsApp, um espaço onde outros consumidores compartilham seus relatos de experiência sobre os nossos produtos.

Cuide-se com positiv.a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *